Ferramentas unificadas de comunicação interna

Ferramentas unificadas de comunicação interna - zoho

Em uma empresa, é preciso investir em ferramentas unificadas que possam melhorar a comunicação interna da sua equipe e setores. E um exemplo disso é o Zoho Connect. Existem diversas formas de incentivar uma comunicação mais clara e direta com a sua equipe, porém, se você quer uma solução eficaz, com certeza a melhor opção para isso é o Zoho Connect.

No geral, vemos como a comunicação está presente em todas as nossas ações hoje em dia. Isso graças ao uso de celular e da internet no geral, que proporciona o envio de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e outras funções.

No entanto, quando trazemos essa realidade para um cenário empresarial, não basta utilizar o WhatsApp dos colaboradores, criando um grupo, por exemplo. Você precisa de ferramentas unificadas próprias para isso.

Ferramentas unificadas: Por que investir em uma melhor comunicação interna?

A priori, é importante trazer alguns dos motivos que você pode levar em consideração para investir na comunicação interna. Afinal, muitos gestores não colocam esses hábitos em prática por acharem que não é nada muito importante. Contudo, você precisa de uma comunicação interna de qualidade porquê:

Para construir e evoluir a relação interna da sua equipe

Saber se comunicar dentro de uma empresa é primordial, pois isso evita um entendimento que não condiz com a verdade e até mesmo o ato de espalhar fofocas. A sua empresa precisa de uma ferramenta que unifique as conversas e que as tornem profissionais. Consequentemente, os funcionários poderão criar uma melhor relação entre si.

Ter uma rotatividade menor de colaboradores

Se a sua empresa sofre com a rotatividade muito alta de colaboradores, então, é preciso investir em uma melhor comunicação interna. Um dos principais motivos que fazem os funcionários desistirem do seu local atual de trabalho é não ter uma relação e comunicação clara com os outros colegas e superiores.

Maior produtividade dos funcionários com ferramentas unificadas

Por fim, investir na comunicação interna faz com que os funcionários se sintam motivados a trabalhar mais. O desempenho geral será muito melhor, e isso pode se tornar perceptível logo após o investimento em uma ferramenta de comunicação.

Além disso, com as tarefas sendo ditas de forma pessoal, nenhum colaborador precisa manter conversas paralelas durante o expediente, o que torna a equipe mais produtiva.

Como é possível melhorar a comunicação interna de um negócio?

Após decidir que você precisa melhorar a comunicação interna da sua empresa, confira algumas dicas que podem te ajudar neste momento.

Centralize as informações relacionadas ao trabalho em um só lugar

Dentre os principais motivos que dificultam a comunicação em uma empresa, podemos destacar a dificuldade para obter alguma informação. Isso se torna um problema ainda maior com empresas de médio e grande porte, com vários setores (em que cada um repassa uma informação diferente).

Por esse motivo, a melhor opção é manter as principais informações em apenas um lugar, investindo na gestão do conhecimento. Assim, como principal resultado, você poderá perceber a execução mais simples de tarefas e evitar o retrabalho, uma vez que todos terão acesso às mesmas informações.

Preze pela clareza da comunicação

Para se comunicar com a sua equipe, tenha como prioridade um discurso claro, sem palavras muito rebuscadas – a depender do contexto e da realidade que a empresa está inserida. Desse modo, quando for informar um funcionário sobre alguma tarefa, escolha palavras que transmitem exatamente o que será pedido.

Evite palavras que causem confusão nos seus colaboradores, pois isso acaba prejudicando a execução de tarefas no geral. Por esse motivo, contribua para uma comunicação transparente.

Elimine as burocracias do dia a dia

Caso a empresa precise compartilhar arquivos entre os colaboradores com frequência, evite que esses documentos sejam protegidos, um a um, por solicitação prévia. Isso, na rotina diária, acaba desgastando a execução de tarefas e atrasando o trabalho. Portanto, elimine as burocracias que atrapalham o dia a dia da empresa.

Canais estratégicos para melhorar a comunicação interna

Por fim, invista em canais estratégicos que facilitam a comunicação interna, como o investimento em uma intranet social. Podemos definir a intranet como uma rede corporativa destinada ao uso exclusivo de uma empresa para distribuir informações de cunho profissional.

O principal benefício do investimento nessa ferramenta é a permissão de acesso de todos os funcionários. Além disso, esse sistema é integrado, ou seja, possui convergência com outros apps, facilitando o trabalho no dia a dia. Outras vantagens dessa rede são:

  1. Compartilhamento de informações
  2. Diminuir o uso de papel
  3. Ter um fácil acesso a informações
  4. Controlar a produtividade da equipe
  5. Sistema intuitivo
  6. Interação entre colaboradores com sistema intranet

Ferramentas unificadas: qual a melhor para melhorar a comunicação interna de uma empresa?

Pensando na importância de melhorar a comunicação interna de uma empresa, a Zoho desenvolveu a ferramenta Connect. Ideal para empresas que querem gerenciar e melhorar o desempenho das equipes.

O Zoho Connect com certeza é a solução ideal de intranet para a sua empresa impulsionar a cultura de trabalho, bem como a experiência dos colaboradores. Com o uso dessa plataforma, é possível ter uma cultura de abertura e engajamento, com o fornecimento de um hub centralizado.

Essa é uma opção de fornecer ao seu funcionário uma ferramenta para que ele possa ter acesso às informações relativas ao trabalho. Por meio dessa solução, é possível que os funcionários compartilhem newsletter, atualizações e demais informações que uma equipe precisa para executar com excelência a sua função.

Diante do que foi exposto, saiba como a sua empresa pode ter um espaço de trabalho digital clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas