Se você quer focar na gestão de pessoas, aproveitar o melhor do potencial dos colaboradores, aumentar a produtividade, otimizar os resultados e reter talentos, precisa aplicar a avaliação de desempenho no dia a dia profissional.
Seja em grandes ou pequenas empresas de todos os setores, a prática traz excelentes melhorias em larga escala. Confira, a seguir, um verdadeiro guia para entender a avaliação de desempenho, as suas vantagens e o passo a passo. Boa leitura!
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho, também chamada de avaliação de performance, é uma ferramenta para avaliar, os comportamentos e competências de um colaborador em comparação às metas e aos padrões da empresa, de forma sistemática.
O objetivo desse processo é medir o desempenho dos profissionais, verificando as suas forças, fraquezas e características, além de entregar um feedback construtivo para que o time possa melhorar ao longo do tempo.
Qual a importância da avaliação de desempenho para os colaboradores
A importância da avaliação de desempenho é comprovada por estudos diversos:
Pelo menos 68% dos empregados que recebem feedbacks precisos e consistentes se sentem realizados no trabalho.
No mesmo caminho, segundo informações da Zippia, 69% afirma que trabalharia mais se os esforços fossem reconhecidos por feedbacks.
As empresas que investem no feedback apresentam taxas de rotatividade 14,9% mais baixas do que as que não têm essa prática.
Finalmente, segundo a Bonusly, 94,7% dos trabalhadores empenhados sentem que o empregador leva a sério o seu feedback.
Então, as estatísticas mostram que investir apenas em avaliações anuais não é suficiente. A avaliação, quando contínua, ajuda a traçar verdadeiros planos para otimizar o time.
As informações obtidas ajudam a guiar a empresa, e nutrem uma verdadeira visão estratégica no dia a dia, onde todos entendem no que melhorar, facilitando a otimização de resultados.
Essa avaliação também é útil para a pessoa avaliada, já que ela pode avançar em sua carreira, recebendo, inclusive, reconhecimento e recompensas por boas performances.
A reunião One-on-One é uma das melhores ferramentas para motivar colaboradores, gerar conexões e melhorar resultados. Conheça a One-on-One!
Quais são os 4 tipos de avaliação de desempenho
Conheça os tipos de avaliação de desempenho:
1. Autoavaliação
Na autoavaliação, o próprio colaborador analisa e reflete sobre seu desempenho, entregas e competências, com base em critérios previamente definidos pela organização.
Assim, a empresa passa a estimular o autoconhecimento, a autonomia e a responsabilidade, numa cultura de feedback contínuo, o que também facilita a identificação daquelas lacunas entre a percepção do colaborador e a do gestor.
A autoavaliação deve fazer parte de um processo de avaliação mais amplo, ajudando no desenvolvimento individual.
2. Avaliação 360 graus
Envolve a coleta de feedbacks de diversas fontes: superiores, pares, subordinados, clientes internos ou externos, e a autoavaliação. A ideia é obter uma visão mais completa e equilibrada do desempenho do colaborador.
Você terá várias perspectivas, o que pode reduzir o viés de uma única fonte, e estimular a cultura de colaboração, com mais empatia. A visão se torna ampla, com pontos fortes e fracos vindos de diferentes óticas, além de alimentar o feedback construtivo.
É um processo mais complexo e demorado, e precisa ser trabalhado para evitar conflitos, desconfortos e avaliações subjetivas ou baseadas em relacionamentos pessoais. Mas é essencial em posições que exigem alto relacionamento interpessoal, e para uma cultura de feedback consolidada.
3. Avaliação por objetivos
A avaliação foca no cumprimento de metas e resultados previamente acordados entre colaborador e organização. Ela é frequentemente baseada em metodologias como MBO (Management by Objectives) ou OKRs (Objectives and Key Results).
Ela mede o desempenho com base em resultados concretos, alinha os objetivos individuais aos organizacionais, e gera mais foco em performance. É clara, objetiva, com critérios mensuráveis, o que facilita decisões na empresa.
Porém, essa avaliação pode desconsiderar fatores externos do mercado ou os internos, sejam comportamentais ou do trabalho em equipe, por exemplo. Além disso, é preciso equilíbrio, pois os colaboradores podem priorizar metas individuais ao invés do coletivo.
4. Avaliação por competências
É a avaliação com base nas competências técnicas e comportamentais (hard skills e soft skills) para a função e empresa.
Ela mede o quanto o colaborador desenvolve competências, mostra necessidades de capacitação e embasa planos de carreira e sucessão. A sua abordagem é estratégica e alinhada à cultura da empresa, com desenvolvimento contínuo, e análise de aderência entre o perfil do colaborador e o cargo.
Para que seja aplicada, a avaliação por competências requer um bom mapeamento e clareza nas competências avaliadas. Você deve evitar a subjetividade, falta de critérios, e confusões entre o desempenho e a personalidade do colaborador.
Ela é ótima para programas de desenvolvimento de talentos, sucessão e plano de carreira, em empresas que valorizam comportamentos e cultura organizacional.
Como fazer uma avaliação de desempenho de um funcionário?
Confira alguns passos básicos para realizar a avaliação de desempenho de forma eficaz:
Defina os objetivos : estabeleça os objetivos, como melhorar desempenho, identificar necessidades de treinamento ou reunir dados para decisões.
Planeje a avaliação : reúna as informações relevantes para que a avaliação de desempenho seja implementada, como metas, históricos, registros de treinamento e feedbacks de terceiros.
Estabeleça os critérios: defina os critérios da avaliação de acordo com as metas da empresa e do plano de carreira do profissional. Inclua, por exemplo, habilidades, competências e resultados.
Conduza a avaliação : use a escuta ativa, seja objetivo, empático e baseie-se em dados. Ouça atentamente o funcionário, permita que ele compartilhe seus insights, necessidades e ideias.
Forneça um feedback construtivo: o feedback deve ser uma cultura empresarial, construtivo e naturalizado de forma a parecer uma conversa entre os colaboradores e a gestão. Conheça a cultura de feedback e saiba como implementar!
Defina metas e crie um plano de desenvolvimento : junto ao funcionário, estabeleça metas e um plano. Para isso, inclua treinamentos, capacitações e a compra dos recursos necessários para alcançar melhores resultados.
Faça o acompanhamento : não limite as avaliações apenas à conversas anuais. Garanta um acompanhamento regular para monitorar o progresso, fazer ajustes e manter a observação contínua do time.
Embase suas decisões : com base nas avaliações, tome decisões precisas sobre promoções, demissões, aumentos salariais, bonificações, realocações, atribuições e desenvolvimento da equipe.
Comunique os resultados : comunique os resultados da avaliação ao funcionário de forma clara, honesta, imparcial e transparente. Discuta as decisões que serão tomadas e os planos de ação. Se a reunião for online, a melhor ferramenta para você é o Zoho Meeting. Conheça os seus benefícios!
Erros para não cometer numa avaliação
Dentre alguns dos erros mais frequentes, estão:
Avaliar de forma genérica, que não será eficiente, personalizada e embasada.
Focar apenas nos pontos negativos ou fracos do colaborador.
Fazer um feedback totalmente negativo, desmotivador, frustrante e contraproducente.
Fazer comparação entre funcionários ou uma avaliação onde o colaborador não pode falar.
Avaliar apenas uma vez no ano, quando não se pode mais resolver nada.
Avaliar com base em aparência, simpatia, afinidade ou outro fator senão desempenho, competências e dados.
Não ter um plano de ação posterior para monitorar o progresso.
Levar em conta apenas eventos isolados ou de curto prazo, que podem ser dados enganosos.
Culpar o colaborador por problemas da empresa ou sistêmicos. Por vezes, eles cometem erros porque essas falhas já foram ensinadas desde o seu treinamento.
Teoria é essencial, mas nada como ter em mãos um modelo pronto para te ajudar. Por isso, preparamos um modelo exclusivo e gratuito de avaliação de desempenho, totalmente personalizável para a sua empresa.
Com ele, você ganha tempo, e pode estruturar os critérios de análise, registrar os feedbacks e acompanhar a evolução dos colaboradores de forma organizada.
É uma ferramenta que deixa o processo mais ágil, padronizado e estratégico, garantindo avaliações muito mais claras.
Aproveite esse atalho prático para aplicar o processo sem complicações! Baixe agora o modelo gratuito e personalizável e dê o primeiro passo para avaliações mais eficazes.
Conclusão
Para conseguir aplicar tudo isso e muito mais, você precisa de uma boa ferramenta ao seu favor: o Zoho Workplace, suíte de aplicativos de produtividade que inclui todos os recursos para comunicação, monitoramento, colaboração e gerenciamento de tarefas.
Você terá:
Zoho Mail para se comunicar com a sua equipe através de um e-mail profissional;
Zoho Cliq para enviar mensagens instantâneas e feedbacks em tempo real;
Zoho Meeting para hospedar webinars e videoconferências, incluindo reuniões para avaliações de desempenho;
Zoho Connect para fazer pesquisas, pedir feedbacks, criar salas dedicadas a tópicos e colaborar em uma verdadeira rede social corporativa;
Zoho WorkDrive para armazenar arquivos em nuvem;
Pacote Office para trabalhar em documentos compartilhados, sugerindo edições e melhorias em textos, planilhas e apresentações.
Faça apresentações das suas metas e deixe os dados acessíveis para todos, em absoluta segurança, sendo medidos com precisão. Gerencie demandas, rastreie tarefas, atribua responsabilidades e analise o andamento dos projetos.
Crie fóruns, debates e formulários para obter informações dos colaboradores, coletando opiniões sobre diversos tópicos. Também mantenha um banco de conhecimento, com biblioteca de manuais e dados sobre os processos para que a sua equipe sempre tenha acesso a eles.
Assim, você terá informações importantes e disponíveis, onboardings mais rápidos e profissionais mais capacitados.
Aproveite recursos de gamificação que estimulam a performance dos seus profissionais com rankings, selos e conquistas, e até pesquisas ou sessões de perguntas e respostas diretas entre líderes e colaboradores, reduzindo ruídos e aumentando o alinhamento .
Aproveite ainda para integrar a equipe, monitorar indicadores e manter os colaboradores engajados.
Cada uma das 8 ferramentas do Zoho Workplace irá se adequar ao tipo de feedback que você deseja fornecer. Impulsione a avaliação de desempenho com base em dados precisos: visite o Zoho Workplace.
Comments