Saiba o que é uma reunião One-on-One (1:1), qual a sua importância e confira exemplos!

A reunião One-on-One é uma das melhores ferramentas para motivar e desenvolver os colaboradores. Essencial para empresas que querem ambientes mais produtivos, esse é um modelo eficiente de conversa entre gestor e colaborador.

Nesse post, você vai ver tudo o que precisa saber sobre como fazer reuniões One-on-Ones, seus benefícios, o passo a passo e 12 exemplos para conduzir essa reunião.

Então continue a leitura e venha conosco!

O que é uma reunião One-on-One (1:1)?

Você fica na dúvida de como conduzir diálogos com os colaboradores? As reuniões em grupo nem sempre parecem a ferramenta certa ou mais produtiva? Você precisa conhecer a One-on-One.

Também conhecido como 1:1 ou reunião individual, esse é o modelo de uma conversa periódica entre líder e liderado. Um encontro entre os dois para debater questões relacionadas ao trabalho, o famoso “cara a cara”.

A reunião One-on-One costuma durar de 30 minutos até uma hora, e pode ocorrer semanalmente, quinzenalmente, de mês em mês… O importante é ser constante e suprir as necessidades da empresa. 

Por vezes, o próprio colaborador pode solicitar um One-on-One para tratar assuntos prioritários e mais relacionados à gestão de pessoas. É importante que ele se sinta à vontade para falar com o gestor quando necessário.

O encontro pode ser usado para:

  • Revisar e acompanhar projetos ou tarefas;
  • Conhecer o colaborador e as suas necessidades;
  • Motivar o colaborador;
  • Debater problemas, oportunidades ou mudanças;
  • Debater o plano de carreira e alinhar expectativas
  • Identificar desafios ou conflitos;

E mais.

Saiba as 5 dicas que irão te ajudar na gestão da equipe!

Qual a diferença entre 1:1 e feedback?

A reunião One-on-One é uma conversa mais ampla, que pode ter diversas finalidades, como os citados acima, já o feedback é mais específico e fala sobre desempenho.

Em uma reunião One-on-One, o líder e o colaborador podem debater desafios, planos, ideias e preocupações. O feedback vai se concentrar em habilidades, necessidades de melhoria e valorização do profissional. 

Enquanto a reunião 1:1 pode ser regular e buscar construir uma relação de troca entre líder e colaborador, o feedback serve para necessidades específicas, como avaliações.

Ambos são essenciais para uma gestão eficaz! Confira a seguir as vantagens do One-on-One para a sua empresa.

Quais benefícios de ter uma cultura de One-on-One na empresa

As reuniões 1:1 devem ser priorizadas, já que trazem grandes vantagens e geram oportunidades para a empresa, como: 

Aproximação entre líderes e liderados


As reuniões One-on-One são perfeitas para aproximar os gestores dos seus colaboradores. Nesses momentos, eles podem conversar de forma natural e fluída, cara a cara. O funcionário sentirá que as suas opiniões, ideias e necessidades estão sendo respeitadas e valorizadas pela empresa. 

Momento privado para uma melhor troca 

A forma próxima e particular das reuniões 1:1 faz com que o colaborador se sinta mais à vontade para opinar, ser criativo, dar ideias, trocar feedbacks e falar sobre o trabalho. Nesse espaço, há mais honestidade e confiança.

Desenvolvimento dos colaboradores

As reuniões 1:1 são ótimas para ajudar na gestão de pessoas. Nelas, o líder pode guiar o colaborador durante as etapas do projeto, ajudar no seu desenvolvimento, dar indicações de como agir em determinadas situações e mais. 

Essa interação auxilia a gestão a analisar de perto o desempenho de cada um dos membros da equipe, além de adequar os planos de carreira aos colaboradores.

Solução mais rápida de problemas

As reuniões One-on-One são mais focadas, e por isso permitem que você colha os dados necessários para resolver problemas e encontrar soluções mais rápidas e eficientes para diferentes cenários corporativos.

Dicas de como fazer uma reunião One-on-One produtiva

Como falamos, as reuniões One-on-One ajudam gestores na compreensão dos colaboradores - se estão desmotivados, engajados, estressados, com maior carga de trabalho do que o necessário…

Também ajuda a liderança a acompanhar projetos, tomar decisões mais eficientes e gerar o crescimento da equipe. 

Confira os passos para usar essa ferramenta tão eficiente: 

1. Estabelecer uma agenda clara

Para que as reuniões 1:1 cumpram os seus objetivos e tragam tantas vantagens, é preciso que elas sejam regulares. Afinal, elas são uma forma de acompanhamento constante dos colaboradores.

O ideal é que você agende com cada um dos seus funcionários uma reunião One-on-One a cada 15 dias, por exemplo, sempre nos mesmos dias e horários para que virem rotina. Assim, eles também poderão se preparar para o momento.

2. Criar um ambiente de confiança e abertura

É ideal que o ambiente da 1:1 conquiste e preserve a confiança do colaborador. A reunião serve para que ele se abra, por isso deve ser individual, periódica, clara e aberta. 

É bom até mesmo que o colaborador fale sobre a sua vida pessoal, já que ela pode afetar o seu desempenho no trabalho, trazendo desmotivação. Com o passar do tempo, líderes e liderados irão se conhecer cada vez melhor, gerando benefícios.

3. Ouvir ativamente o funcionário

As reuniões One-on-One começam com uma pauta definida pelo gestor, mas podem tomar diferentes rumos, já que o colaborador tem voz. 

Por isso, o líder deve ficar atento ao que a equipe tem a dizer, escutando ativamente, não apenas para argumentar, e mostrando interesse verdadeiro na conversa. Afinal, a atenção do gestor é essencial para um ambiente de trabalho saudável e cheio de confiança.

4. Focar em discussões individuais e feedback construtivo

Os momentos One-on-One também servem para dar feedbacks sobre o desempenho do liderado. Lembre-se de conduzir a conversa de forma construtiva para que seja motivadora.

Entenda o lado do profissional, já que ele também deve ser capaz de dar feedbacks e abordar falhas nos processos. Por vezes, o erro dele acontece por motivos terceiros dos quais você não faz ideia.

No feedback, busquem juntos soluções para o problema. Assim, o colaborador se sente valorizado e responsabilizado.

5. Definir metas e planos de ação claros

Uma reunião One-on-One também serve para definir metas de curto, médio e longo prazo para o colaborador. Ele deve saber exatamente o que se espera dele, quais resultados ele precisa atingir.

As metas devem ser SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-bound) que em português significa: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo. Assim, o colaborador ficará mais engajado e terá senso de propósito. 

É essencial sempre estabelecer metas para serem cumpridas entre uma reunião e outra, mesmo que sejam etapas para um objetivo final. Desse modo, o funcionário sai da conversa com demandas certas para o próximo encontro.

Se você precisa da melhor plataforma para dar feedbacks remotos e se reunir com a equipe, conheça o Zoho Meeting!

12 perguntas para fazer em uma reunião One-on-One

A condução de uma reunião 1:1 deve buscar conquistar a confiança do colaborador, deixá-lo à vontade, jamais julgar as suas atitudes, compartilhar dificuldades, vitórias e ideias, criar afinidade, dar feedbacks construtivos e propor ações. 

A reunião One-on-One é uma ferramenta indispensável para que o gestor de fato guie cada um dos colaboradores. Agora que você entendeu bem como conduzir a sua reunião, confira algumas perguntas que podem ser utilizadas:

1. Como você está se sentindo no trabalho?

2. Como (colaborador) vê a área de (setor em que trabalha) nos próximos 12 meses?

3. Como (gestor) vê a área de (setor) em 12 meses?

4. Quais os principais desafios da área de (setor) nos próximos 3 meses? O gestor normalmente dá essa resposta.

5. Como você (colaborador) avalia seu trabalho nos últimos 3 meses?

6. Qual feedback (gestor) tem para o trabalho realizado por (colaborador) nos últimos 3 meses?

7. Qual feedback (colaborador) tem para gestão realizada por (gestor) nos últimos 3 meses?

8. Quais resultados (gestor) espera de (colaborador) nos próximos 3 meses?

9. O que você (colaborador) mudaria sobre meu estilo de liderança?

10. Você se sente confiante para onde a empresa está indo?

11. Você sente que o seu potencial está sendo bem aproveitado?

12. O que você (colaborador) precisa para entregar seus resultados?

É importante lembrar que as reuniões One-on-One exigem preparo. Elas devem ser levadas a sério - a sua data e a sua duração.

Esses encontros podem ser presenciais e remotos (com câmera ligada), mas sempre em um ambiente onde ligações, mensagens, e-mails ou outras pessoas não possam interromper. Na realidade, procure um ambiente longe de outros colaboradores para que fiquem à vontade.

Saiba mais sobre como ter eficiência e a melhor colaboração no trabalho em equipe.

Como a ferramenta Zoho Connect ajuda nas reuniões 1:1 

Você conhece o Zoho Connect? A troca regular entre líder e liderados nunca foi tão fácil! 

O Zoho Connect é uma das 8 ferramentas presentes na plataforma da Zoho Workplace. É uma solução de intranet social pela qual a sua equipe poderá colaborar com toda segurança e privacidade.

O Zoho Connect fornece aos gestores um espaço completo e privado para conversas One-on-One eficientes, ao mesmo tempo que entrega inúmeros outros recursos para uma experiência otimizada de gestão. 

Nele você poderá compartilhar documentos, relatórios, metas e rastrear o progresso ao longo do tempo. Além disso, é possível registrar avaliações anteriores para referências futuras! 

Com o Zoho Connect, a análise do desempenho da equipe será contínua e consistente, tanto no individual quanto no coletivo. A comunicação é facilitada por mensagens instantâneas, grupos de discussão, fóruns e vários outros espaços.

Cada um dos encontros será muito mais produtivo, centralizado e sem dores de cabeça.

Usufrua de todos esses benefícios e muitos outros: conheça o Zoho Connect! Se você está buscando mais agilidade, colaboração e eficiência em todos os processos empresariais, você precisa conferir todas as outras excelentes ferramentas do Zoho Workplace.

O Workplace é o seu pacote de escritório integrado. Conheça os 8 aplicativos incluídos na plataforma e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Clique aqui e acesse o Guia Rápido.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas