Conheça práticas do trabalho em equipe para vencer desafios e ganhar eficiência

O trabalho em equipe é um elemento essencial para o sucesso de empresas. Ele permite que você reúna um time diverso para que, por mais difíceis que sejam, os problemas possam ser resolvidos com eficiência e os resultados sejam inovadores.

Aprender a trabalhar em conjunto pode aumentar a produtividade e ajudar a organização atingir os mais diversos objetivos. Com tantos benefícios, é preciso saber as práticas corretas para implementar e otimizar ao máximo o trabalho em equipe. Entenda mais!

O que é trabalho em equipe?  

O trabalho em equipe é feito por um grupo de pessoas realizando uma tarefa em conjunto, onde os membros envolvidos possuem habilidades complementares. Dessa forma, a equipe conecta as características e divide as funções.

Baseia-se na intensa colaboração, não apenas num grupo de pessoas trabalhando em um mesmo projeto, mas no esforço coletivo.

Para isso, envolve a colaboração e a comunicação eficaz entre os membros da equipe para maximizar a eficiência e o sucesso.

Uma equipe bem-sucedida geralmente tem uma ampla gama de habilidades e conhecimentos. Todos contribuem e compartilham a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da equipe.

Qual a importância do trabalho em equipe?  

A colaboração e o trabalho em equipe agrega diversos benefícios para um negócio, sendo fatores primordiais para o desenvolvimento de empresas diariamente. Confira mais vantagens de investir em ferramentas e práticas que estimulem o trabalho em equipe:

1. Benefícios para a empresa  

O trabalho em equipe é essencial para empresas. A partir dele, as etapas do fluxo de trabalho podem caminhar para bons resultados de forma alinhada.

Ao investir em plataformas que instigam os seus colaboradores no trabalho em equipe, você está dando o primeiro passo para a democratização e transparência de informações. Os dados passam a caminhar com muito mais facilidade entre profissionais, aumentando a eficiência.

Isso porque todos os colaboradores terão conhecimento claro sobre o fluxo de trabalho, evitando erros, entregando um atendimento mais padronizado para o público-alvo, entendendo os objetivos e prioridades da empresa, bem como caminhando para os mesmos resultados.

Com várias pessoas verificando e contribuindo para uma tarefa, os erros são identificados e corrigidos mais rapidamente, resultando em um trabalho de melhor qualidade.

O trabalho em equipe de fato colaborativo aumenta a precisão nas entregas das mais variadas etapas, sem desinformações.

Com a boa comunicação e colaboração, a liderança poderá passar mensagens para as equipes, os feedbacks serão naturalizados e a divisão de demandas se tornará mais clara.

Lembre-se que equipes que trabalham em conjunto podem dar à empresa uma vantagem no mercado, pois elas são capazes de se adaptar, respondendo mais rapidamente às mudanças.

2. Benefícios para os colaboradores  

Com o trabalho em equipe, os colaboradores se sentem mais motivados a entregar uma execução de qualidade. Mesmo que uma ou duas pessoas se sintam desestimuladas, ver que elas poderão contar com o trabalho em equipe será uma motivação para executar as suas tarefas.

É importante investir em bonificações e recompensas, como prêmios para prestigiar o desempenho dos colaboradores. Essa também é uma forma de motivar os funcionários e estimular o trabalho em equipe, já que o prêmio pode ser atribuído ao time.

Gamificar tarefas que são simples, mas trabalhosas, e que costumam demorar para serem executadas, também é eficiente para gerar uma competição saudável, engajar a equipe e estimular o trabalho em colaboração.

Esse clima confortável ajuda na retenção de talentos, evitando maiores gastos com contratações, demissões e treinamentos. Trabalhar em equipe também oferece oportunidades para os indivíduos liderarem projetos ou partes de projetos, desenvolvendo assim suas habilidades de liderança.

Desafios do trabalho em equipe nas empresas e como vencê-los  

Os desafios do trabalho em equipe podem variar dependendo do tipo de equipe, do setor e das práticas de gestão da empresa. Aqui estão alguns dos desafios mais comuns:

1. Comunicação ineficaz  

A comunicação ineficaz pode incluir mal-entendidos, falta de clareza nas instruções ou objetivos, barreiras linguísticas ou culturais, ou simplesmente uma falta de comunicação clara.

É preciso melhorar as habilidades de comunicação em toda a equipe, usar ferramentas de comunicação eficazes e promover uma cultura aberta e honesta.

2. Falta de coordenação e colaboração  

A falta de coordenação e colaboração pode resultar em duplicação de esforços, trabalho inacabado ou erros. Isso é desafiador em equipes onde os membros podem não estar cientes do trabalho uns dos outros.

Como solução, é preciso usar ferramentas de gestão de equipes e fluxos para rastrear o progresso e coordenar o trabalho.

3. Conflitos de equipe  

Conflitos dentro de uma equipe podem ser extremamente prejudiciais, levando a uma má atmosfera de trabalho e a uma diminuição da produtividade.

Para evitar esse problema, deve-se promover uma cultura de respeito mútuo, onde as diferenças são valorizadas e os conflitos são resolvidos de forma construtiva.

4. Falta de engajamento e motivação  

A falta de engajamento pode levar a uma diminuição da produtividade e da qualidade. É essencial proporcionar oportunidades para o desenvolvimento profissional, reconhecer e recompensar o bom trabalho para que a equipe sinta que é valorizada.

Dicas para garantir a eficiência no trabalho em equipe  

A eficiência de uma equipe depende das pessoas envolvidas nesse time. Então, como o gestor pode colaborar para otimizá-la? Saiba mais:

1. Estabeleça os objetivos  

Divida as metas e atribua responsabilidades e prazos. Quando você determina como cada funcionário realiza uma atividade, fica mais fácil controlar o fluxo.

Antes de definir metas, tenha dados sobre a duração de cada etapa, identifique as capacidades de seus colaboradores ou quaisquer outros fatores que possam interferir na produtividade.

Saber quanto tempo realmente leva para executar uma tarefa permite que você organize melhor o cronograma de atividades, gerando eficiência.

2. Não marque reuniões desnecessárias  

Muitas reuniões tiram tempo do trabalho de seus funcionários, o que pode se tornar frustrante se realizado com frequência. Sempre avalie se o que você precisa dizer não pode ser resumido em um e-mail.

Dessa forma, você não irá gerar distrações nem interferirá no fluxo do trabalho. Para reuniões mais dinâmicas, reúna-se individualmente com sua equipe sempre que possível.

3. Esteja preparado para execução do trabalho   

O empregado deve ter acesso a recursos que lhe permitam realizar o trabalho em equipe de forma satisfatória, como organização das suas tarefas, arquivos e ferramentas.

Além disso, garanta que seus funcionários tenham acesso a softwares e sistemas projetados para executar suas tarefas corretamente.

4. Implemente o treinamento   

Invista em capacitação e treinamento para orientar colaboradores sobre as suas responsabilidades e possibilitar melhorias. Lembre-se: o treinamento é um processo, não um evento.

5. Esteja presente nos canais de comunicação  

Certifique-se de que haja um fórum para que os colaboradores expressem suas opiniões.

Canais de comunicação interna usados entre você e seus colaboradores podem ser estabelecidos por meio de softwares, como o Zoho Workplace.

6. Fique atento aos relacionamentos internos  

Os funcionários que não desempenham suas funções adequadamente podem ter preocupações que devem ser consideradas. Então, mantenha uma conversa fluida com funcionários sobre as tarefas que estão sendo executadas.

Ferramentas para trabalho em equipe   

A colaboração da equipe é responsável pelo desenvolvimento e sucesso de um negócio. Esse trabalho cooperativo pode agregar muito! Por isso, o gestor deve pensar nas formas de impulsionar o trabalho em equipe com as ferramentas certas.

Para isso, você pode contar com o Zoho Workplace e todos os seus oito aplicativos, uma verdadeira suíte de produtividade.

  • Gerencie arquivos e documentos com o WorkDrive.

  • Promova e participe de reuniões e webinars através do Meeting.

  • Mande e-mails com criptografia de ponta a ponta no Zoho Mail.

  • Fale com a equipe em tempo real no Zoho Cliq.

O Zoho Workplace tem tudo o que você precisa!

Use o software para monitoramento e gerenciamento, invista em linguagem visual, mostrando os fluxos pelos layouts da plataforma online. A visualização de tarefas é mais fácil, o que torna o trabalho em equipe uma realidade mais eficiente.

Ganhe eficiência no trabalho em equipe, potencializando resultados com o Zoho Workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas