5 dicas que irão te ajudar na gestão de equipe

Entenda sobre gestão de equipe e saiba sobre habilidades e estratégias que você precisa para obter sucesso em seus negócios.

Construir equipes fortes sempre foi parte fundamental de uma cultura de trabalho saudável. Mas com mais funcionários trabalhando em casa, gerenciar essas equipes se tornou mais complexo.

Quer os funcionários passem muito tempo no escritório ou nunca se encontrem pessoalmente, os gerentes de hoje precisam se concentrar na comunicação, confiança e transparência para realizar o trabalho.

O que é Gestão de Equipes?

No nível mais básico, é qualquer atividade que você faça para construir uma equipe forte. A proposta dessas atividades é ajudar sua equipe a atingir melhor seus objetivos.

Por exemplo, quando novos membros da equipe são integrados, você pode se reunir individualmente para discutir suas funções, expectativas e responsabilidades. Você também pode agendar reuniões informais com seus funcionários e convidá-los para o happy hour mensal da empresa para ajudá-los a se sentirem incluídos.

Exemplos dessas atividades de gerenciamento podem incluir:

● Check-ins diários ou semanais

● Retiros da empresa ou eventos sociais

● Reuniões individuais (como revisões trimestrais)

● Treinamento

● Sessões de brainstorming colaborativo

Vantagens de aplicar a Gestão de Equipes

Uma equipe saudável é a base de um negócio de sucesso, e há toneladas de estatísticas para provar isso.

De acordo com a Forbes, os funcionários que sentem que suas vozes são ouvidas no trabalho têm quase cinco vezes mais chances de dar o melhor de si. Isso dará ao seu negócio um dividendo ainda maior, pois equipes dedicadas aumentam os lucros em 21%.

Quanto mais felizes as pessoas estiverem no trabalho, maior a probabilidade de terem um bom desempenho e se manterem firmes. Os colaboradores mais satisfeitos são aqueles que se sentem incluídos e valorizados. De fato, outro estudo mostra que 96% dos funcionários acreditam que a empatia é o fator mais crítico na retenção de funcionários.

As vantagens adicionais incluem:

● Melhor engajamento dos funcionários

● Retenção melhorada

● Maior probabilidade de cumprir metas

● Menos tensão no local de trabalho

Habilidades e Estratégias de Gestão de Equipes

Está claro que a gestão de equipe é valiosa, mas como fazer isso?

Continue lendo para conhecer cinco dicas e estratégias para ajudá-lo a gerenciar sua equipe com sucesso, seja remotamente, no local ou em algum lugar intermediário

1. Foco nos Objetivos

Uma das maneiras mais rápidas de destruir uma equipe é microgerenciar. O microgerenciamento torna os funcionários defensivos, como se você não confiasse ou valorizasse a experiência deles.

Para evitar o microgerenciamento, especialmente em um ambiente de trabalho remoto, mantenha o foco nas metas. Se seus funcionários atingirem suas metas, comparecerem às reuniões no horário e tiverem um bom desempenho, importa se eles chegam às 9h30 em vez das 9h? Concentrar-se menos em métricas de desempenho arbitrárias, como horas trabalhadas, e mais em resultados, ajudará você a construir uma equipe mais forte.

2. Tenha expectativas claras

Quando você não tem expectativas claras para os membros de sua equipe, é mais difícil atingir metas e mais propenso a conflitos. Para ter o melhor desempenho, os membros de sua equipe precisam saber o que se espera deles, quando e por quê.

Encontrar equilíbrio em sua equipe e garantir uma distribuição uniforme de responsabilidades é fundamental para o gerenciamento de equipe bem-sucedido. Se você não tiver expectativas claras desde o início, é fácil para os membros da equipe assumirem mais trabalho, ficarem sobrecarregados ou se sentirem desvalorizados.

3. Fique em contato

Equipes fortes são construídas com base na comunicação. Sua cadência de comunicação pode variar dependendo do seu trabalho, mas muitos gerentes bem-sucedidos consideram as ligações de check-in diárias uma maneira útil de se manter conectado e fazer as coisas.

Contar com canais de comunicação como o Cliq ou um encadeamento de texto em grupo, dependendo do tamanho da sua equipe, também pode ajudá-lo a manter contato. Isso não apenas melhora sua produtividade, mas também pode ajudá-lo a se relacionar, especialmente se você tiver uma equipe remota ou híbrida.

4. Abrace a Tecnologia

Aproveitar a tecnologia para apoiar sua equipe é uma ótima estratégia e está se tornando mais popular à medida que mais pessoas trabalham em casa.

Como gerente de equipe, você deve garantir que sua equipe tenha as habilidades necessárias para ter sucesso. Você também pode contar com tecnologias como videoconferência e webinars para prática e treinamento de equipe.

Se você tem uma equipe remota, a tecnologia também pode ajudá-lo a colaborar, com ferramentas como o Zoho Workdrive e outros sistemas de compartilhamento de arquivos baseados em nuvem. Lembre-se, usar a tecnologia deve agilizar seu trabalho e aliviar o estresse – não causar confusão!

5. Seja Humano

De acordo com a Forbes, 89% dos funcionários hoje esperam que seus empregadores os ajudem a equilibrar trabalho e compromissos pessoais.

Como gerente, você precisa ser flexível e entender que sua equipe é formada por pessoas. Ser empático, lidar com as necessidades únicas das pessoas e garantir que os funcionários aproveitem a vida fora do trabalho o ajudarão a construir uma equipe feliz, forte e comprometida.

A comunicação aberta contribui para uma melhor gestão de equipe

Uma boa gestão de equipedepende de uma boa comunicação.

Já jogou um jogo de telefone? Então você sabe o quão gorjeada uma mensagem pode ficar depois de apenas algumas interpretações. Os mal-entendidos, por menores que sejam, podem criar bloqueios e frustração em sua equipe. Isso pode fazer com que os relatórios pareçam não saber o que se espera deles e atualizações de status incorretas que colocam em risco seu alinhamento.

Para começar a melhorar a comunicação dentro de sua equipe, defina um propósito para cada um de seus canais de comunicação. Se você estiver usando Cliq, e-mail e comentários em seu fluxo de trabalho de forma intercambiável, algo provavelmente se perderá na tradução. Decida como feedback, atualizações de status e muito mais devem ser comunicados e disponibilize essas informações.

A partir daí, você pode fornecer diretrizes claras para cada canal de comunicação. Quanto tempo cada um tem para dar feedback? Como as decisões são tomadas, finalizadas e comunicadas? Quando você tem as respostas para essas perguntas, a comunicação se torna muito mais simples.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

E para ter a vantagem de todas as ferramentas de comunicação e gerenciamento, acesse o Workplace da Zoho e teste gratuitamente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas