Canais de Comunicação Interna

Você sabe quais canais de comunicação interna são os ideais para o seu negócio? Continue nos acompanhando!

Toda e qualquer empresa necessita de uma boa comunicação interna. Afinal, os colaboradores junto aos gestores precisam repassar informações sobre as suas tarefas. Nesse sentido, é interessante promover a comunicação por meio de canais próprios da empresa. Com isso, confira os melhores canais de comunicaçãointernapara a sua empresa.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna pode ser vista como uma estratégia da empresa para compartilhar, de melhor maneira, mensagens e qualquer tipo de informação que seja relevante para o ambiente corporativo.

Desse modo, a comunicação interna visa uma melhor gestão baseada na transparência, alinhamento de metas e visão, maior produtividade e integração entre as equipes. Essa comunicação também pode promover o melhor desempenho de todos os colaboradores e motivá-los.

Sendo assim, é importante pontuar que a comunicação interna pode trazer um impacto positivo do ponto de vista interno e externo. Para isso, você deve investir nos canais de comunicaçãointernacorretos.

Por que investir em canais de comunicação interna?

O diálogo em qualquer ambiente é inevitável, e na empresa não seria diferente. Apesar de você precisar conversar com os seus colegas e colaboradores, é preciso que isso ocorra em canais adequados. Por isso, você deve investir em canais de comunicaçãointernaespecíficos.

Alguns dos motivos que podem justificar esse investimento são:

 Diminuição do tempo que você gasta com o retrabalho;

● Entregar uma experiência de qualidade e personalizável para o consumidor;

● Aumentar o índice de satisfação dos clientes após a realização de entregas;

● Tornar a equipe produtiva;

● Diminuir atrasos nas execuções de tarefas; e

● Agregar eficiência à equipe.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais você deve investir em canais de comunicação interna na sua empresa. Esses canais servem para evitar falhas no diálogo e para alinhar melhor os objetivos com a empresa. Porém, é necessário que esses canais sejam apropriados para o ambiente corporativo.

Quais são os melhores canais de comunicação interna para a minha empresa?

Se você está em busca de canais de comunicação internade qualidade, conheça o Zoho Wokrplace. O Wokrplace é uma plataforma de trabalho que oferece os principais recursos de um escritório. Ou seja, ele une, em apenas uma plataforma, todas as ferramentas que a sua empresa precisa para promover o trabalho em equipe.

O Zoho Workplace possui as ferramentas de comunicação interna e nós vamos te mostrar como podemos te ajudar.

1. Intranet empresarial

O primeiro canal que trouxemos é a intranet corporativa, que com certeza é um dos recursos mais conhecidos. A intranet pode ser definida como uma rede de comunicação empresarial, em que o acesso é restrito apenas aos colaboradores. Assim, a intranet é destinada para a centralização de processos, compartilhamento de informações e envio de conteúdo interno. É uma rede social voltada para o ambiente de trabalho!

Para isso, você pode contar com o Zoho Connect, que promove a criação de uma intranet moderna, trazendo como benefício o engajamento da sua equipe e incentivando a comunicação interna. Com o Zoho Connect, você pode criar a rede social da sua empresa e fazer com que o diálogo corporativo seja mais dinâmico e leve.

2. Videoconferência

Nada melhor do que conversar, em tempo real, com os seus colegas para tirar dúvidas, não é mesmo? Por isso, você deve ter na sua empresa um canal de videoconferência, em especial as empresas que adotam o modelo de trabalho remoto. Essa é uma maneira de alinhar qualquer informação e compartilhar dados sobre algum projeto ou processo.

Conheça, então, o Zoho Meeting, que é uma plataforma segura para promover reuniões online. Assim, a plataforma permite que você compartilhe a tela, apresentações e pesquisas com os participantes. Você pode, ainda, gravar, compartilhar e reproduzir gravações das reuniões. Promova a eficiência no seu ambiente de trabalho!

 3. E-mail

O e-mail é uma das formas mais conhecidas de comunicação interna de uso mundial, pois é universal. Com a evolução dos canais de comunicação, muitas empresas acreditam que o e-mail deve ser esquecido. Porém, o e-mail transmite formalidade e evita a perda de mensagens. A maioria dos apps hoje em dia permitem a exclusão de mensagens, o que não é interessante para as empresas.

Dito isso, conte com o Zoho Mail, que permite que você hospede o seu e-mail corporativo de maneira segura, com criptografia e garantia de privacidade. Esta é uma ótima maneira de demonstrar credibilidade e confiança na sua empresa, uma vez que você adotará um domínio próprio.

4. Troca de mensagens instantâneas

A sua empresa precisa de um canal que promova o envio de mensagens instantâneas, como um chat. Essa é uma maneira de manter um diálogo fluido no trabalho. Para isso, conte com o Zoho Cliq, que promove a troca de mensagens de modo instantâneo, criação de grupos e ligações de vídeo ou áudio. Assim, com o Cliq, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Como ter todos esses canais de comunicação na minha empresa?

Perceba que cada canal de comunicação citado tem a sua destinação e momento ideal. Logo, você pode ter, na sua empresa, um combo com todos esses recursos. E isso é possível! Basta contar com o Zoho Workplace, uma plataforma com todas essas ferramentas, com o intuito de promover um trabalho em equipe de qualidade e produtivo.

Com a evolução das modalidades de trabalho, você consegue acompanhar esse desenvolvimento e adotar ferramentas nesse sentido. Um exemplo disso é o Zoho Workplace que pretende repensar o seu local de trabalho, adaptando para o atual modelo de trabalho remoto.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as dicas de como engajar os seus colaboradores e promover o trabalho em equipe!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas