Saiba como exercer uma boa liderança no trabalho para o seu time

Não importa se a empresa é grande ou pequena ou a qual setor ela pertence: ter uma boa liderança no trabalho é fator decisivo para o seu sucesso. Apenas a liderança otimizada é capaz de reter talentos, gerir demandas, gerar resultados e manter a motivação da equipe.

 Por isso, nesse post, você vai saber mais sobre como ter uma boa liderança no ambiente corporativo. Entenda os estilos de liderança no trabalho, como implementar, 15 erros para evitar e quais ferramentas vão te ajudar nessa jornada.

Vamos às dicas de hoje! 

Qual é o principal objetivo de uma liderança?

A boa liderança no trabalho é capaz de transformar o ambiente, estimulando, engajando e motivando os colaboradores. Também pode atuar capacitando a equipe em um espaço corporativo onde eles podem compartilhar ideias, deixar a criatividade acontecer, opinar e inovar. 

Nesse ambiente, é muito mais fácil reter talentos, mantendo os funcionários com sentimentos de valorização, satisfação e pertencimento, impulsionando a produtividade. A boa liderança incentiva metas otimizadas de longo e curto prazo, aumentando os resultados.

Ela define os resultados que serão alcançados de forma coletiva, caminhando junto à equipe para bater as metas. Sempre buscando desenvolver as habilidades do time, suprindo as necessidades e entregando as ferramentas certas para o trabalho.

A liderança deve guiar, inspirar e influenciar o grupo para alcançar objetivos, gerar produtividade, tomar decisões, comunicar e trabalhar em harmonia, alinhamento, mesmo em momentos de incerteza e mudanças.

Em última análise, a liderança bem-sucedida quer orientar e capacitar a equipe a alcançar resultados positivos.

Estilos de liderança no trabalho

O papel da liderança no trabalho tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. A pessoa que cumpre o papel de líder, além de gerir demandas e delegar tarefas, é determinante para variadas melhorias na equipe.

É a liderança que irá motivar o time, entender os processos, implementar mudanças necessárias, avaliar o potencial de cada colaborador de perto e muito mais. Mas, para saber como desenvolver a liderança no trabalho, é preciso entender os seus estilos:

1. Líder Analítico

Um estilo de liderança perfeccionista, que não quer cometer algum erro, sempre em posição de defesa para se proteger de qualquer falha. Por isso, analisa tudo de forma detalhada. 

É uma liderança que possui características como: organização, formalidade, objetividade, foco, cautela, lógica, técnica, controle e tradicionalismo. Sempre checa fatos, dados e preza pela segurança.  

2. Líder Pragmático

Uma liderança no trabalho bastante racional, pragmática e controlada. Busca a eficiência, usando sempre a razão como base para argumentação e a persuasão para liderar e atingir metas. 

Essa liderança é motivada por desafios, visando sempre os resultados. É competitiva, inteligente e tem poder de negociação.

3. Líder Expressivo

Exerce a liderança no trabalho de forma expressiva, com a emoção ao lado, nutrindo empolgação, ideias inovadoras, motivação e valorização das relações interpessoais. Tem perfil intuitivo, impulsivo e visionário.

A liderança é boa em unir todos por uma causa maior, um objetivo ou sonho comum. É criativa e inspiradora. 

4. Líder Integrador

Lideranças integradoras não são muito objetivas, mas muito emocionais, amigáveis e questionadoras, com boa intuição. São excelentes suportes para que os colaboradores cumpram tarefas, buscando a aproximação com os liderados. 

Usam muito a cautela, a empatia e a expressividade. São flexíveis, cordiais, capazes de gerar uma colaboração intensa entre os membros da equipe. 

Como fazer uma boa liderança no trabalho?

Para trilhar um caminho satisfatório de liderança no trabalho, você deve começar com o desenvolvimento de habilidades e práticas que capacitam a sua equipe a alcançar objetivos coletivos. Confira as dicas:

Comunique-se de forma clara e eficaz

A boa liderança no trabalho tem uma comunicação aberta e honesta com a equipe. Escuta de forma ativa, atenta e empática, deixando o espaço aberto para as ideias, preocupações, sugestões e opiniões diversas. 

Defina uma visão clara 

As metas e objetivos devem estar claros para sua equipe, sendo sempre comunicados. Explique a visão de longo prazo da organização e como cada um contribui para alcançá-la.

Inspire e motive

A boa liderança é positiva, saudável e ética. Ela reconhece as conquistas e o bom trabalho da equipe, valorizando os profissionais, demonstrando interesse no crescimento e bem-estar de cada colaborador.

Promova a colaboração

O ambiente deve permitir que os colaboradores se sintam à vontade para colaborar e compartilhar ideias. As equipes devem ser diversas, multidisciplinares, para que possam resolver problemas complexos pensando fora da caixa.

Delegue responsabilidades

A liderança no trabalho deve delegar tarefas e responsabilidades, mas sempre mostrando confiança na equipe, permitindo certa autonomia e aproveitando o potencial de cada um. As tarefas devem ser distribuídas de acordo com as competências e habilidades.

Desenvolva as habilidades da equipe

A boa liderança no trabalho deve oferecer oportunidades de treinamento, capacitação e desenvolvimento para melhorar habilidades da equipe. A aprendizagem deve ser incentivada de forma contínua.

Lidere com empatia e compreensão

Permaneça ciente das necessidades e preocupações pessoais dos seus colaboradores. Eles devem ser capazes de dar feedbacks sobre a liderança, as suas aspirações dentro da empresa e outras questões. Mostre compreensão e apoio para enfrentar desafios.

A cultura de feedback irá impactar positivamente os seus resultados. Saiba como construir uma boa cultura de feedback na empresa!

Gerencie conflitos eficazmente

Os conflitos devem ser abordados de forma construtiva, imparcial e empática, ouvindo as partes envolvidas e buscando soluções equitativas, sem tomar partido.

Seja adaptável e flexível

A liderança no trabalho deve ser ajustada segundo as necessidades da equipe, da empresa, do mercado e das circunstâncias. Permaneça apto a mudanças, inovações e adaptações.

Dê feedback construtivo

Forneça feedbacks regulares, destacando tanto as qualidades e realizações quanto as áreas de melhoria. Tenha planos de carreira e ajude a equipe a criar metas para desenvolvimento pessoal.

Para fornecer feedbacks regulares com facilidade, conheça a reunião One-on-One (1:1), a sua importância e exemplos!

Mantenha o equilíbrio entre liderança e gestão

Equilibre as responsabilidades de liderança estratégica e empática com a gestão eficaz das operações e processos diários.

Seja consistente e confiável

Cumpra suas promessas, não mude comportamentos da gestão sem explicação ou base e mantenha padrões consistentes de ações e desempenho.

Promova a diversidade e inclusão

O ambiente de trabalho deve valorizar e celebrar a diversidade de perspectivas e origens, afinal, são essas diferenças que constroem uma equipe capaz de inovar e pensar fora da caixa.

Aprenda continuamente

A liderança deve estar disposta a aprender com seus erros, aceitar feedbacks, treinar, desenvolver habilidades e buscar oportunidades para crescer e se desenvolver como profissional e gestor.

Como o Zoho Connect ajuda o dia a dia de líderes

O Zoho Connect é a plataforma de colaboração e comunicação que a sua liderança precisa para impulsionar os resultados do dia a dia. O software possui recursos de tecnologia de ponta para promover uma cultura saudável e aumentar o engajamento de todos.

Você terá amplos recursos de comunicação em tempo real, como chat, grupos de discussão, mensagens diretas e notificações. A liderança poderá falar facilmente com as equipes, em qualquer lugar, a qualquer hora.

A plataforma possui espaços de colaboração, como grupos para compartilhar documentos, discussões, atribuir tarefas e atualizar o progresso das atividades. Todos podem criar, acompanhar e gerenciar demandas, prazos, listas de tarefas e fluxos.

Os líderes podem criar painéis personalizados para reunir dados e notícias. Assim, todos permanecem alinhados. Tudo em segurança, com criptografia, autenticação de dois fatores e controle de acesso.

Use enquetes para coletar o feedback da equipe e medir engajamento, promova transparência, solucione dúvidas, debata relatórios em fóruns, compartilhe boletins informativos… Seja a gerência, o RH, o CEO ou outras equipes, todos irão se beneficiar do Zoho Connect.

10 erros que um líder não deve cometer

Finalmente, vamos aos erros que a liderança no trabalho deve evitar:

Falta de comunicação

Não comunicar de forma eficaz com a equipe pode levar ao desalinhamento, desarmonia, desconfiança e, claro, a prejuízos e erros danosos para a empresa.

Má gestão do tempo

O mau gerenciamento do tempo pode resultar em atrasos, projetos mal executados e falta de produtividade.

Falta de transparência

Ocultar informações importantes pode prejudicar tanto o trabalho quanto a confiança da equipe na empresa.

Não dar feedback

O feedback deve ser regular e construtivo, pois é essencial para o crescimento e o desenvolvimento da equipe.

Favoritismo

A liderança no trabalho não deve mostrar preferência por alguns membros da equipe em detrimento de outros, pois poderá gerar conflitos.

Microgerenciamento

A boa liderança não deve controlar excessivamente as tarefas dos membros da equipe. Ao contrário, deve incentivar a autonomia, o engajamento e a motivação.

Saiba como melhorar o engajamento dos colaboradores na intranet!

Falta de empatia
A gestão deve pensar nas necessidades, dores, dificuldades e preocupações dos membros da equipe. Só assim é possível criar um ambiente de trabalho funcional.

Não assumir responsabilidade

A liderança deve assumir responsabilidade como líder, entendendo que, em determinadas situações, pode ser culpado por determinada tomada de decisão errônea.

Ignorar o desenvolvimento pessoal

É preciso investir no desenvolvimento profissional da equipe, organizando treinamentos, workshops e capacitações para motivar os colaboradores e otimizar o trabalho.

Não ouvir

A boa liderança no trabalho irá ouvir atentamente as opiniões, dores e preocupações da equipe, para evitar a insatisfação e desmotivação no trabalho.

Conclusão

Reconhecer e evitar esses erros pode ser o grande diferencial para construir relacionamentos positivos na sua equipe, alcançando produtividade, eficiência, integração e sucesso no ambiente de trabalho.

O Zoho Connect é uma das ferramentas do Zoho Workplace! A plataforma de colaboração é essencial para ajudar o seu time a simplificar fluxos, ganhar em produtividade, boa comunicação e colaboração. Aproveite:

  • Suite completa de colaboração em tempo real, com e-mail, bate-papo, calendário, processamento de texto, planilhas, apresentações, notas, videoconferência e mais;
  • Armazenamento em nuvem, histórico de alterações e segurança de ponta;
  • Gerenciamento, atribuição e monitoramento de tarefas;
  • Automatização de atividades diárias;
  • Administração centralizada;
  • Assistência para treinamento da equipe no uso da ferramenta;

Tem interface intuitiva e personalizável e oferece diferentes planos de assinatura. Você pode escolher o que melhor se adapta às necessidades da equipe, contando, inclusive, com um teste grátis de 15 dias! 

É escalável para se adequar ao que a liderança no trabalho realmente precisa, sempre com preços competitivos, e avaliação positiva dos usuários! Acelere os processos diários: visite o Zoho Workplace.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas