Aumente o engajamento dos colaboradores na intranet

Como anda o engajamento de colaboradores na sua empresa?

Investir em comunicação interna é muito importante para aumentar esse engajamento, principalmente no mercado do trabalho remoto.

A intranet é uma ótima opção que tem sido vista como uma ferramenta valiosa para melhorar a produtividade, mas isso só ocorre enquanto a gestão mantém ela atrativa para os colaboradores.

Para entender como aproveitar os benefícios da intranet e garantir uma equipe motivada, continue a leitura!

A importância do engajamento dos colaboradores na intranet corporativa

A intranet é uma ferramenta de comunicação interna muito poderosa. Ela funciona como uma rede local e restrita, que apenas pode ser acessada por pessoas autorizadas, e por isso é ideal para que o time trabalhe sem interrupções.

Ela pode ser usada para compartilhar dados, armazenar arquivos, promover a interação da equipe (mesmo em diferentes setores) e outras funções, tudo em completa segurança e de forma eficiente.

Essa solução se tornou ainda mais conhecida e forte nos últimos anos, com a ascensão do trabalho remoto como modelo principal de muitas empresas.

Mas, para que ela funcione bem e mantenha a comunicação ativa, a corporação precisa construir estratégias eficientes de comunicação interna, que combatam a baixa utilização por parte dos usuários, gerando engajamento.

Saber como aumentar o engajamento dos colaboradores é o único caminhopara transformar a forma com a qual a equipe trabalha e aproveitar todos os benefícios da intranet.

Comece a usar a intranet para colaboradores com a Zoho Connect!

Entendendo o engajamento dos colaboradores na intranet

Aumente o engajamento dos colaboradores na intranet

Então, como estimular e aumentar o engajamento na Intranet? Primeiro, é preciso entender como ele funciona:

1. Definição de engajamento

A palavra engajamento significa comprometimento, empenho, participação ativa em algo ou envolvimento.

No caso das empresas, ter colaboradores engajados é o resultado das experiências que o time tem dentro da organização, como as relações com a liderança, as posições exercidas, as possibilidades de crescimento no negócio e outras variáveis.

Inúmeros fatores podem afetar o nível de satisfação do time com a empresa.

2. Benefícios do engajamento na intranet

O objetivo da intranet é justamente gerar motivação durante a rotina de trabalho diária. Na prática, colaboradores motivados são mais produtivos e a empresa pode reter esses talentos com maior facilidade. 

Mas as vantagens associadas a essa ferramenta de comunicação interna vão além. Ela gera:

  • Comunicação otimizada;
  • Dados centralizados e facilmente acessados;
  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Integração entre departamentos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;

E mais.

3. Dificuldades na obtenção do engajamento

Dado que a intranet ainda é uma ferramenta que muitas empresas estão aprendendo a utilizar, os colaboradores não estão acostumados a tê-la no dia a dia, e podem acabar optando por outros meios na hora de trabalhar.

Como solução, é preciso que a empresa engaje o time para acessar a intranet e compreender as suas facilidades. Vamos às dicas abaixo.

Dicas para aumentar o engajamento dos colaboradores na intranet

A seguir, confira algumas medidas que já vem sendo adotadas para melhorar o engajamento dos colaboradores na intranet:

1. Investir em design e usabilidade

A intranet da sua empresa não pode ser muito complexa ou difícil de usar. Afinal, a sua utilização deve ser feita no dia a dia do colaborador. Ela deve ser rápida, eficiente e intuitiva para que os colaboradores engajem rapidamente.

Além disso, facilite o acesso: possibilite a utilização por dispositivos móveis, notificações de posts por e-mail e realize o acesso integrado ao usuário de rede (Single Sign On).  

2. Criar conteúdo relevante e de fácil acesso

Manter a sua intranet atualizada é necessário. O conteúdo deve ser realmente relevante para os colaboradores, então, divulgue novidades e informações da empresa, como:

  • Mudanças;
  • Entradas de novos colaboradores; 
  • Novas ações corporativas; 
  • Metas;
  • O andamento de projetos e tarefas;
  • Prêmios, sorteios e brindes; 
  • Materiais interessantes, como notícias e pesquisas;
  • Fotos de eventos da empresa e mais.

3. Incentivar a colaboração e o compartilhamento de conhecimento

Dê abertura e incentivo para que os colaboradores possam interagir. A intranet não precisa ser totalmente formal, por isso você pode estimular o uso de emojis, publicações descontraídas, pedir as fotos tiradas nas confraternizações e mais.

Até mesmo nas publicações de notícias é possível manter a comunicação através dos comentários e curtidas. Pergunte o que acham os colaboradores, crie áreas colaborativas, fóruns, blogs e outras soluções.

4. Realizar treinamentos sobre a ferramenta

Antes de inserir a intranet na sua empresa, você deve treinar os seus colaboradores no uso da ferramenta. Não se preocupe, não será um treinamento demorado, mas é essencial para que o engajamento seja maior, podendo ser até um vídeo explicativo.

Depois, basta utilizar a intranet também como um portal de serviços para informar férias, fazer feedback de colaboradores, pedidos de reembolso e outras questões do dia a dia da empresa.

5. Promover a gamificação e a competitividade saudável

A gamificação é o uso de mecânicas de jogos para motivar o aprendizado e o engajamento de pessoas nas mais diversas situações. Para as empresas, a gamificação é muito benéfica, pois ajuda a tornar os conteúdos mais densos em materiais acessíveis.

Para usar a gamificação na intranet, você pode trabalhar com metas, desafios, perguntas em fóruns… Tudo com direito a recompensas para promover o engajamento dos colaboradores.

Métricas para avaliar o engajamento dos funcionários

Para monitorar como anda a motivação do time, monitore as métricas a seguir:

1. Número de acessos e visualizações

Analise sempre como andam os acessos e visualizações das publicações da empresa.

2. Taxa de retenção

O número de colaboradores que abriram a intranet pelo menos uma vez durante um dia/semana, ou que abriram o aplicativo da intranet pela primeira vez durante um intervalo.

3. Comentários e feedback dos usuários

Perceba a frequência de comentários dos colaboradores e peça avaliações sobre a intranet.

4. Participação em fóruns e grupos de discussão

Da mesma forma, analise sempre como anda a participação nos fóruns e discussões.

5. Indicadores de colaboração

Fique de olho em outros indicadores, como a quantidade de colaboradores ativos, publicações feitas pelo time e mais.

Zoho Connect é a solução de intranet para a sua empresa

Se você quer manter o engajamento dos colaboradores enquanto aproveita os benefícios da intranet, você precisa conhecer o Connect.

Os seus colaboradores poderão compartilhar experiências, acessar novos materiais, transmitir informações com eficiência, compartilhar eventos e todo tipo de mídia de forma organizada, em uma interface atraente e personalizada para a sua empresa.

Independente de onde estejam localizados, os colaboradores podem engajar com segurança e contar com a centralização de informações. 

Comece já e melhore o engajamento da sua equipe com o Zoho Connect!

O Workplace é o seu pacote de escritório integrado. Conheça os 8 aplicativos incluídos na plataforma e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Clique aqui e acesse o Guia Rápido.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas