Técnicas para engajar clientes para sua empresa

Engajar clientes: reter clientes existentes por meio de uma estratégia eficaz é tão importante quanto a atração de novos.

Engajar clientes e responder às suas necessidades pode ajudá-lo a construir relacionamentos fortes, manter os compradores satisfeitos e, por fim, gerar novos negócios. Neste artigo, discutimos o engajamento do cliente e fornecemos 8 maneiras reais e eficazes de entrar em contato.

Por que é importante engajar clientes?

Engajar cliente - o ato de construir relacionamentos com indivíduos que compram seus produtos e serviços - é importante tanto para atender às expectativas dos clientes quanto para expandir seus negócios.

Ele inclui estratégias obrigatórias que você usa para se conectar com os clientes, incluindo telefonemas, e-mails, mídias sociais e conteúdo de marketing.

Antes de se envolver efetivamente com os clientes, você precisa entender seu público-alvo. Saiba mais sobre os métodos de comunicação preferidos de seus clientes.

Seu objetivo é transformar seus clientes de reativos em proativos. Sua estratégia de engajamento do cliente deve incluir orientações sobre como os membros de sua equipe interagem com os clientes e como sua empresa pode se conectar com clientes em potencial.

Uma experiência positiva do cliente é uma das principais razões pelas quais as pessoas decidem comprar de determinadas empresas. Os benefícios de engajar clientes incluem:

  • Relacionamentos fortes e contínuos
  • Mais reconhecimento da marca
  • Uma vantagem sobre os concorrentes
  • Recomendações e referências
  • Feedback e comentários positivos
  • Uma base de clientes fiéis
  • Aumento das vendas

Ao estabelecer estratégias de engajamento, você pode melhorar as relações com os clientes e potencialmente expandir seus negócios.

Como engajar clientes de forma eficaz

A partir do momento que passa a engajar clientes, sua empresa pode atender às necessidades dos clientes e aumentar seu público. Aqui estão 8 estratégias eficazes para o engajamento do cliente:

1. Aumente sua atividade de mídia social

A mídia social oferece às empresas uma variedade de oportunidades para engajar clientes atuais e futuros. As empresas podem usar as mídias sociais para anunciar vendas e ofertas, compartilhar promoções diárias, mostrar novos produtos ou exibir alterações feitas em suas lojas ou linhas de produtos.

Muitas empresas agora preferem as mídias sociais em seus sites para interagir com os clientes. Os consumidores podem usar as plataformas de mídia social para seguir suas empresas, produtos ou serviços favoritos e manter-se atualizados por notificações sobre novas postagens.

Uma maneira de interagir com os clientes e aumentar seu público usando as mídias sociais é com a estratégia "marque um amigo". Peça aos seus seguidores para marcar seus amigos na seção de comentários de uma de suas postagens para concorrer a um prêmio. Os amigos deles recebem notificações de que foram marcados e, se gostarem do conteúdo da sua página, também poderão segui-lo.

2. Recompense o engajamento

Para ganhar a reputação de ser responsivo e útil, é necessário engajar clientes atuais e potenciais em diferentes plataformas. Você pode encontrar ferramentas de comunicação que permitem gerenciar várias contas e otimizar todos os seus canais de engajamento do cliente.

Quando você recompensa seus clientes mais engajados, eles podem compartilhar informações positivas sobre sua empresa e seus produtos. Por exemplo, você pode recompensar seus clientes fiéis com brindes, descontos ou pontos do programa de fidelidade.

Atribua um membro de sua equipe para identificar e recompensar os clientes que compartilham suas experiências nas mídias sociais e outras plataformas. Obter referências através desta estratégia é rápido, fácil e barato.

3. Compartilhe seus comentários

Quando você receber críticas positivas online, faça uma captura de tela e compartilhe-as nas mídias sociais (apenas certifique-se de marcar e agradecer aos autores por suas palavras gentis). Fazer isso pode atrair não apenas a atenção de seus clientes atuais, mas também prospects de outros canais de engajamento do cliente. Também pode incentivar seus clientes a marcar outras pessoas e aumentar os leads para sua empresa.

4. Entre em contato com clientes inativos

Identifique e entre em contato com clientes anteriores que não se envolveram ou compraram de sua empresa recentemente. Agradeça a eles por seus negócios e pergunte se eles têm algum feedback para dar ou perguntas que você possa responder.

Eles podem apreciar seu gesto e se sentir valorizados pela sua empresa. Abordar os clientes inativos de forma ponderada pode reviver o relacionamento e incentivá-los a comprar seus produtos ou serviços.

5. Crie um fã-clube

Convide seus clientes mais fiéis e sinceros para serem embaixadores da marca que podem se envolver com clientes em potencial e aumentar o número de leads para seu site ou empresa. Por exemplo, você pode dar a eles produtos gratuitos, como roupas ou acessórios que eles possam usar ou usar e, em seguida, compartilhar suas fotos e experiências com seus seguidores.

6. Ouça os comentários

Ouça os comentários dos clientes ao interagir com as pessoas para que você possa tomar medidas para:

  • Melhore seus serviços ou produtos
  • Melhore o relacionamento com o cliente
  • Reexamine como você administra seu negócio
  • Expanda seu negócio

Atender às necessidades dos clientes pode ganhar sua confiança em sua marca e aumentar seu suporte. Simplesmente responder aos comentários e feedback dos clientes pode fazê-los sentir que você valoriza suas opiniões e negócios.

7. Colete e use dados

As empresas que desejam engajar clientes devem coletar dados sobre suas preocupações e desejos regularmente. Use recursos como pesquisas e questionários para coletar informações que podem ajudar sua empresa a melhorar.

Com esses dados, você pode desenvolver estratégias eficazes para engajar seus clientes. Por exemplo, você pode usar as informações para identificar a hora do dia ou o dia da semana em que a maioria dos clientes faz compras. Envie e-mails promocionais durante os horários em que eles têm maior probabilidade de comprar.

8. Cumpra suas promessas

Se você prometer a um cliente resolver um problema, entregar uma promoção ou lançar um novo produto, certifique-se de cumpri-la. Manter suas promessas cria confiança e fidelidade do cliente e pode resultar em avaliações e referências positivas.

Esse artigo te ajudou no processo de engajar clientes? Imagine ter uma ferramenta que automatiza sua rotina para melhorar a comunicação com o cliente cada vez mais? Teste o Zoho Bigin gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas