Ferramentas para melhorar a comunicação empresarial

A comunicação empresarial interna é um dos elementos mais importantes da gestão corporativa. Com informações eficazes, a equipe ficará mais unida e produtiva, e o número de conflitos internos frequentemente diminuirá.

Portanto, é importante ter ferramentas de comunicação empresarial suficientes, que ajudem a otimizar a conversa e torná-la mais rápida, qualificada e precisa. Além disso, você precisa saber como implementá-los e mantê-los com eficácia.

Com isso em mente, criamos este artigo especificamente para você! Continue lendo e aprenda mais sobre comunicação empresarial e oito ferramentas que facilitam seu uso em sua empresa. acompanhamento!

O que é comunicação empresarial?

Em um ambiente corporativo, o compartilhamento de informações estratégicas relevantes é muito importante. Esta é a função da comunicação empresarial: ela estabelece canais para alinhar os funcionários com os valores e objetivos da organização e participar deles.

Isso se dá por meio do incentivo a comportamentos que ajudem a empresa a atingir seus objetivos. Compartilhar informações sobre o desenvolvimento da empresa, para que todos possam entender o desempenho da empresa, garante transparência.

Portanto, o relacionamento com ela torna-se flexível e preciso. Além disso, acontece na vertical e na horizontal: do gerente ao funcionário (e vice-versa) e entre profissionais do mesmo nível. Portanto, é essencial para o desenvolvimento e sobrevivência da organização.

Uma das vantagens da comunicação interna é evitar situações de crise. Isso porque, como todos os membros da equipe entendem o que está acontecendo na empresa, não haverá surpresas desagradáveis ​​quando essas informações forem divulgadas para o mundo externo.

Por que a comunicação empresarial é fundamental?

Quando a comunicação empresarial é eficaz, pode até ajudar a resolver problemas de desempenho - especialmente aqueles relacionados à motivação da equipe. Isso porque os profissionais se sentem valorizados pela empresa e passam a ser defensores da marca.

A consistência e o entusiasmo dos colaboradores garantem a maior competitividade da organização. Isso a diferencia da concorrência - afinal, essas áreas estão mais comprometidas em alcançar os melhores resultados.

É a comunicação empresarial que preenche a lacuna entre os funcionários de diferentes equipes em vários departamentos da empresa. Não só introduziu novos membros, mas também reconheceu resultados e realizações. Então, isso promove a interação, melhora o clima organizacional e estimula o relacionamento interpessoal.

Um estudo da Tower Watson mostra que as empresas com melhor desempenho financeiro possuem uma comunicação interna eficaz. De modo geral, as empresas de sucesso se preocupam em aprimorá-lo e investem em treinamento para que os gestores possam se comunicar melhor com suas equipes.

Como funciona a comunicação empresarial?

A comunicação dentro da empresa não se limita à circulação de jornais e alguns e-mails ou à comunicação burocrática com os colaboradores. É preciso ir além desse ponto e considerar o trabalhador como sujeito ativo do processo produtivo. Para isso, diferentes meios e estratégias podem ser utilizados.

Qualquer ação começa com a comunicação, que ajuda a nortear a empresa no mundo dos negócios. A falha nesse processo pode resultar em perdas financeiras, mas o pior é que esses erros colocam em risco o clima organizacional da empresa - pois trarão muitas dificuldades.

Portanto, o compartilhamento de informações por meio da comunicação empresarial da empresa deve ajudar a melhorar e atingir os objetivos da empresa. Afinal, é essa estratégia que permite aos subordinados conhecer a estrutura da empresa, as expectativas deles, sugestões, informações etc.

Quais são as ferramentas de comunicação empresarial?

Existem muitas maneiras de tornar seus processos internos tranquilos. Veja abaixo as boas opções de ferramentas de comunicação empresarial para aumentar e melhorar sua eficiência.

1. Mural de recados

Esta é uma das ferramentas mais simples e tradicionais, mas ainda é muito eficaz. O quadro de mensagens é um quadro para anexar avisos importantes. Deve ser colocado em um local com muitos funcionários (próximo a pontos eletrônicos, bebedouros, etc.), onde todos possam vê-lo.

Seu objetivo é comunicar eventos importantes, como reuniões, treinamentos ou avaliações que requeiram a presença de colaboradores. Em empresas maiores, os painéis de mensagens podem ser divididos em regiões ou equipes. Além disso, deve ser constantemente atualizado.

Não é recomendado usar apenas este método - você precisa incluir outros recursos mais técnicos para conectar a equipe e garantir a sinergia.

2. Intranet

Intranet é uma rede interna de computadores. Funciona de forma semelhante à Internet, mas é privado e institucional. Só permite o acesso dos próprios funcionários da empresa ou outro pessoal autorizado.

O objetivo dessa ferramenta é conectar as diversas áreas da empresa, mesmo que fisicamente separadas. Com isso, os profissionais podem acessar as informações internas com mais rapidez, o que ajuda a aumentar a produtividade.

Além disso, por meio da intranet, pode-se realizar a distribuição virtual de treinamentos, comunicações importantes, relatórios de desempenho, materiais promocionais, etc.

3. Caixa de sugestões

As caixas de sugestões são outra ferramenta amplamente utilizada nas organizações. Seu objetivo é coletar ideias para resolver problemas ou otimizar as atividades da empresa. Na comunicação empresarial, permite que profissionais que se sentem incomodados ao falar em público expressem suas opiniões.

No entanto, para que essa ferramenta realmente funcione, é importante:

Defina um foco para a ideia (por exemplo, melhoria do serviço, melhoria do produto, etc.). Quando não há foco, o processo criativo fica prejudicado.

Estabeleça regras para escolher as melhores ideias e quais recompensas serão fornecidas. Portanto, os funcionários se sentirão mais incentivados a participar.

Esta função é muito prática. Se aplicado de maneira adequada, pode produzir bons resultados em todos os níveis da organização.

4. Vídeo corporativo

Por sua agilidade e vitalidade, o vídeo é um importante aliado para a comunicação empresarial interna. Em empresas maiores com filiais, você pode até transmitir ao vivo para todos os funcionários, economizando tempo e dinheiro.

O mais interessante é que hoje todos podem usar essa ferramenta. Você pode fazer chamadas através do Meeting ou fazer mais vídeos profissionais, editá-los e compartilhá-los no treinamento, integração, etc.

Por meio do vídeo, é possível transmitir informações importantes, novidades da alta administração e falar sobre o lançamento de produtos ou serviços. Portanto, essa é uma forma mais fácil e agradável de se comunicar dentro da empresa.

5. Software sob demanda

O software é uma solução mais poderosa que pode resolver a maioria dos problemas e integrar várias funções em um só lugar. Portanto, é possível centralizar a comunicação e eliminar a necessidade de utilização de múltiplas ferramentas.

Esta é a forma de comunicação mais rápida e segura, pois os dados são criptografados e transmitidos em tempo real. Usando este software, você pode gerenciar melhor as equipes, delegar e controlar tarefas e até mesmo aumentar a produtividade.

Além disso, o software pode ser desenvolvido sob demanda de acordo com a necessidade de cada empresa. Você pode adicionar ou excluir certas funções.

6. Aplicativos mobile

Os aplicativos estão se tornando cada vez mais populares, afinal, quase todo mundo agora tem um smartphone. Além disso, é uma solução mais móvel - qualquer pessoa pode levar o aplicativo para qualquer lugar, na palma da mão.

Atualmente, existem muitos tipos dessas ferramentas. Usando o aplicativo, você pode publicar informações, segmentar públicos internos e formar equipes.

7. E-mail corporativo

O e-mail ainda é uma ferramenta muito eficaz para se comunicar com o público interno. Com ele, você pode enviar mensagens para toda a equipe de uma só vez, agilizando a comunicação empresarial.

Nesse caso, além de estimular a participação dos colaboradores, é muito importante manter a frequência e a qualidade das informações. Você pode compartilhar notícias sobre a empresa e enviar planilhas, relatórios e outros documentos. Além disso, torna mais fácil arquivar e localizar informações antigas.

É importante não usar contas gratuitas (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.). O e-mail corporativo é preferido para maior credibilidade e segurança ao trocar informações.

O mais importante é estimular as lideranças a participarem da melhoria contínua da comunicação empresarial. Um diálogo claro deve começar de cima: para isso, o líder deve estabelecer um bom relacionamento com seus liderados.

Agora que você conhece as principais ferramentas de comunicação empresarial, que tal ter acesso a plataforma que integra todas elas em uma única plataforma? Com o Zoho Workplace você tem acesso a todas as ferramentas para melhorar a comunicação empresarial.

Zoho Workplace: o melhor custo-benefício para o seu negócio. Compare com a concorrência e surpreenda-se com os nossos valores e funcionalidades. Clique aqui e saiba mais.

Acesse e comece hoje mesmo!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas