Melhore a interação com cliente em 5 passos

melhore a interação com cliente em 5 passos - zoho

Construir proximidade é a melhor maneira de reter clientes. Pensando em melhorar a interação com o cliente, separamos 5 dicas. Continue a leitura abaixo.

Bons relacionamentos podem diferenciar sua empresa da concorrência. Isso acontece porque quando uma equipe consegue tornar agradável a conexão entre a empresa e o consumidor, suas chances de fazer negócios com a sua empresa se multiplicam novamente. Afinal, quem não gosta de ser bem cuidado?

Ainda assim, muitas empresas cometem vários erros na interação com clientes. Má recepção, atrasos, persistência e falta de tato são alguns exemplos de comportamentos inadequados que podem afastar os consumidores do seu negócio. Infelizmente, situações como essa ainda são mais comuns do que você imagina.

Quantas vezes você entrou em uma loja que parecia que o balconista estava ajudando você? Bem, esse comportamento afeta diretamente a empresa – ela falhará. Lembre-se: seu relacionamento com seus clientes é o cartão de visitas da sua empresa.

Se bem tratado, é provável que os clientes recomendem sua agência a amigos e conhecidos. Se você precisa melhorar os serviços da sua empresa, temos algumas dicas sólidas para ajudá-lo a construir ótimos relacionamentos com seus clientes. Vamos conferir?

Excelência na interação com cliente é fundamental

Nem todo empreendedor se preocupa com o serviço que vale a pena aos seus clientes, mas essa conexão é fundamental para a empresa.

Seus clientes estão procurando empresas que possam atendê-los, responder suas dúvidas e resolver seus problemas, e você precisa estar pronto para dar a eles as respostas certas de forma educada e prestativa.

Além disso, invista na interação com clientes além de telefonemas e e-mails. Invista nas redes sociais, que se tornaram um grande atrativo à medida que a tecnologia avança, facilitando a busca de novos clientes e a construção de relacionamentos mais fortes.

Não deixe de criar um perfil empreendedor e contratar um profissional qualificado para essa interação.Confira as 5 etapas para um engajamento eficaz do cliente hoje.

Educação em primeiro lugar: escute e não interrompa

A equipe que lida com a interação com cliente precisa ser educada e simpática, sempre ouvindo tudo o que o cliente tem a dizer, mesmo que já saiba como resolver o problema. Ele quer ser ouvido, deixá-lo falar e depois encontrar uma resposta ou solução para ele.

Estar nas redes sociais para interação com cliente

Se você ainda não tem um perfil em uma grande rede social, definitivamente está muito atrás de seus concorrentes. Há alguns anos, as redes sociais se tornaram um importante canal de comunicação entre as empresas e seus clientes.

Por exemplo, muitas pessoas não ligam mais para o SAC para tirar suas dúvidas conversando via Facebook. Também deixa as empresas mais expostas, criticadas e elogiadas.

Por isso é tão importante que você também apareça nas redes sociais. Contrate uma ótima equipe de mídia social para ajudá-lo a conversar com os clientes e produzir conteúdo que impulsione o engajamento.

Através das redes sociais, cada vez mais pessoas poderão conhecer seus serviços.

Receba os feedbacks dos seus consumidores

Independentemente do canal, as reclamações podem vir à tona por e-mail, telefone ou até mesmo nas redes sociais. É importante saber como lidar com essa situação e, mais importante, respostas que forneçam soluções e, claro, desculpas, se necessário.

Nunca deixe uma reclamação para trás, busque sempre resolver o problema e aprenda com ele. As reclamações geralmente são sobre erros cometidos pela sua empresa, para que possam ajudá-lo a melhorar de várias maneiras.

Não tome isso como uma ofensa, mas como uma lição.

Os diversos canais de comunicação

Existem vários canais para ter sucesso na interação com clientes, você pode e deve estar em vários canais, mas precisa entender como funciona cada canal.

Além das formas tradicionais, você também pode desenvolver aplicativos para sua empresa ou grupos fechados no Facebook para conhecer, interagir e muito mais. Afinal, cada um deles gosta de se comunicar de uma forma diferente.

Aparência em vários canais é fundamental para interações mais eficazes com o cliente.

Uma equipe preparada para interação com cliente é essencial

Nenhuma dessas etapas entrará em prática se você não tiver uma equipe qualificada. Invista especificamente em cada equipe, forneça treinamento adequado e contrate profissionais qualificados para o que procura.

Você precisa de alguém pronto para ouvir reclamações pelo telefone, outra equipe pronta para gerenciar conteúdo e interagir nas redes sociais e até mesmo uma equipe de TI pronta para fazer acontecer.

Além disso, eles precisam de um líder que esteja lá e tenha um interesse genuíno em fazer isso acontecer. Ouça seus funcionários e quaisquer críticas e sugestões que possam ter.

Não seja mesquinho, é um investimento necessário para poder ter uma interação com cliente de sucesso.

Dica bônus: cada consumidor é diferente

Finalmente, você precisa perceber que cada cliente é único. Isso parece óbvio, mas não é. Muitas empresas veem os clientes como um grupo de pessoas que compram seus produtos, mas é importante saber que cada uma delas tem suas próprias preferências, características e necessidade de atendimento personalizado.

Mostre a ele que você está lá para ele, que ele é importante e que você pode ajudá-lo.

Não o trate genericamente. Outro ponto importante para fortalecer ainda mais esse relacionamento é promover promoções exclusivas para seus clientes mais fiéis, assim eles saberão que são importantes para aquela empresa.

Você já pode colocar os 5 passos para interação com cliente em prática

Se você nunca prestou atenção suficiente a esse assunto, talvez começar do zero seja um pouco mais complicado, mas não desista, essa interação com clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio!

Os clientes querem atenção, querem comprar produtos e serviços em que possam confiar, estão abertos a reclamações, dúvidas, sugestões e tudo o que um cliente quer dizer para você, para que você possa se conectar, dar a chance de fazer negócios novamente e recomendar você. Seu negócio pode se tornar ainda maior.

Para que isso seja ainda mais objetivo, é necessário utilizar uma ferramenta de gestão de relacionamento com clientes adequada. O Zoho Bigin tem todas as ferramentas necessárias para que sua empresa tenha sucesso na interação com cliente.

Acesse e confira!

Publicações relacionadas