A importância do CRM em pequenas empresas

A importância do CRM em pequenas empresas - Zoho

CRM em pequenas Empresas: vamos quebrar o mito de que CRM é apenas para grandes empresas e falaremos sobre os benefícios

Os clientes estão no centro de qualquer negócio. E as pequenas empresas não são exceção. As pessoas que compram seus produtos ou serviços são a força vital de suas operações diárias.

Sem eles, você não seria capaz de expandir seus negócios, obter feedback valioso, pagar sua equipe ou ter as merecidas férias.

Clientes e clientes estão sempre à procura de uma experiência agradável, independentemente do tipo de serviços ou produtos que você oferece. Com a concorrência cada vez maior, aproveitar as oportunidades para construir uma base de clientes fiéis e melhorar o envolvimento do cliente é a necessidade do momento.

Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente é o que as empresas estão implementando na velocidade da luz para alcançar os resultados desejados.

No entanto, apenas 1 em cada 3 pequenas empresas usa o melhor software de CRM em pequenas empresas, enquanto 9 em cada 10 empresas maiores o utilizam.

Uma das principais razões pelas quais os proprietários de pequenas empresas recusam o uso de um CRM é o mito de que é muito caro e sua preocupação com o retorno do CRM em pequenas empresas.

O que é um sistema de CRM em pequenas empresas?

Até agora, você provavelmente já deve estar ciente de que CRM significa Customer Relationship Management. Assim, um sistema de CRM em pequenas empresas é uma ferramenta que ajuda a melhorar o relacionamento com clientes existentes e potenciais. Vamos decompô-lo simplesmente através de um exemplo:

Vitor visita seu site e compra um aspirador de pó. Após um mês de uso, ele começa a enfrentar alguns problemas com o aparelho. Ele entra em contato com seu executivo de atendimento ao cliente para buscar ajuda. Após uma cadeia de interações e conversas frustrantes, o problema é resolvido.

João procura esse mesmo produto em seu site e como você é proprietário de uma pequena empresa, ele tem suas dúvidas sobre o limpador. Encontrando a revisão postada por Ana, ele decide obter o limpador de um site diferente.

Agora, com um sistema de CRM instalado, os problemas de Vitor podem ser resolvidos rapidamente sem que ele repita o mesmo problema para diferentes executivos de atendimento ao cliente. A equipe de suporte pode verificar as interações anteriores e encaminhar a solicitação de Vitor para fornecer uma solução o mais rápido possível.

Por outro lado, João encontra uma avaliação positiva de Vitor e a equipe de vendas identifica o novo lead no CRM em pequenas empresas para nutrir e fechar o negócio. Clientes felizes! Boas vendas!

Isso resume muito bem um sistema de CRM. Vamos dar uma olhada em quando os proprietários de pequenas empresas realmente precisam de um CRM?

4 benefícios do CRM em pequenas empresas

A ferramenta de CRM em pequenas empresas certa pode ajudá-lo a aumentar sua receita, atualizar os detalhes dos clientes e ajudar a escalar os negócios. O que mais? Vamos dar uma olhada nos principais benefícios do software de CRM  para pequenas empresas.

1. Gestão de Clientes através do CRM em pequenas empresas

Com uma enorme quantidade de informações que coletamos de nossos clientes, as empresas sabem a importância do gerenciamento de relacionamento com o cliente. Longe vão os dias em que você tinha que acompanhar as coisas manualmente. Você não precisará mais daquele armário de arquivo abafado, e o estresse de perder o arquivo de um cliente será uma memória distante.

Desde números de telefone e endereços postais até capturar seus pontos problemáticos ou emitir um retorno, o melhor software de CRM  para startups pode ajudá-lo a consolidar, organizar e sincronizar todos esses dados valiosos.

Além disso, sua empresa não precisa parar quando um funcionário fica doente. Um dos principais benefícios do <em>CRM em pequenas empresas</em> é que qualquer um dos membros de sua equipe pode fazer login e usar o sistema de gerenciamento de clientes para acessar o arquivo desse cliente.

Com alguns cliques, você pode ver onde eles estão no ciclo de vendas, seu histórico de compras, conversas anteriores e dados que mostram seus padrões e comportamentos de compradores para ajudá-lo a ajustar sua estratégia de marketing e vendas.

2. Aumento de Lucros

Sua equipe tem uma taxa de fechamento fraca? Você já se esqueceu de acompanhar um cliente e perdeu uma venda? Se sua resposta for NÃO , ou se você nem tiver certeza de como são suas estatísticas, um CRM em pequenas empresas mudará a vida do seu negócio.

Um dos principais benefícios do CRM em pequenas empresas é que você pode usar o software para gerar relatórios e identificar quais fases do seu processo de vendas funcionam e onde os clientes estão caindo. A partir daí, você pode eliminar o que não está funcionando e transformar mais leads em clientes pagantes.

Um sistema de CRM em pequenas empresas pode ajudar qualquer potencial de vendas a cair no esquecimento. Você pode configurar lembretes para acompanhamentos ou o recurso de e-mail automatizado para enviar um código de desconto para o aniversário de um cliente. A melhor parte? Ninguém precisa estar no escritório para enviar e aumentar seus lucros.

3. Estratégia de vendas

Desde o surgimento do marketing digital e das compras online, a única coisa constante em qualquer negócio moderno de sucesso é a mudança. Se você quer sobreviver, precisa ser capaz de se adaptar à inovação – e rápido. Um sistema de CRM mantém seu ouvido atento e permite acompanhar tendências e alterar sua estratégia de vendas conforme necessário.

Por exemplo, se você possui uma empresa que vende decorações para feriados como Natal e Halloween, você pode usar os dados de previsão do seu CRM em pequenas empresas para planejar sua campanha de marketing e se preparar para essas quedas e aumentos nas vendas.

Você também pode usar os dados que está coletando para analisar o tipo de cliente que está atraindo. Se você perceber que a maior parte de sua renda vem de mulheres entre 18 e 24 anos, poderá tomar decisões de publicidade mais informadas.

4. Melhore a produtividade

Quando se trata de administrar um negócio de qualquer tamanho, saber no que focar no momento certo é crucial para o sucesso. Com um sistema de CRM, você pode mergulhar profundamente nas análises para priorizar as tarefas de cada membro da equipe.

Você pode usar seu software de CRM em pequenas empresas para identificar qual lead você precisa nutrir ou obter informações de contato de um cliente em segundos. Os CRMs também permitem automatizar uma série de tarefas, ajudando todos a manter o foco em ações que geram mais vendas.

Comece hoje mesmo a utilizar o sistema CRM no seu negócio. Uma das melhores ferramentas é o Zoho Bigin. Acesse e teste gratuitamente!

Publicações relacionadas