CRM: relacionamento com o cliente em primeiro lugar!

O Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um método responsável por transformar as informações do consumidor em relacionamentos mais fortes por meio de uma série de práticas, estratégias e técnicas.

O objetivo é estabelecer uma melhor comunicação entre os consumidores e a empresa, de forma que isso leve a organização a conhecer mais sobre seus clientes, bem como seus gostos, escolhas, práticas e necessidades.

Por exemplo, isso torna a fidelidade, o processo de criação e oferta de produtos específicos e sua disponibilidade mais fácil e seguro.

Portanto, pode-se observar que o CRM inclui múltiplas áreas de negócios, como vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Sendo assim é necessária a implantação do sistema em pequenas, médias e grandes empresas.

Pilares para um bom CRM relacionamento com o cliente  

Uma implementação bem sucedida da gestão do relacionamento com o cliente é baseada em quatro pilares: pessoas, estratégia, processo e tecnologia. Então, entenda como cada um funciona!

Pessoas  

As pessoas são um dos pilares mais importantes da gestão do relacionamento com o cliente.

Se eles não estiverem engajados, entusiasmados e insatisfeitos, é impossível melhorar os resultados do negócio. Afinal, eles realmente determinam o futuro da empresa.

Sua equipe também é adequada para esta parte, e o treinamento é o ponto de partida. Ou seja, sua equipe deve estar qualificada para lidar com tecnologia e públicos-alvo no mundo real e virtual.

As ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente permitem que você organize o fluxo de trabalho dos clientes internos e promova a compreensão da natureza dos clientes externos.

Assim, é possível manter a alta produtividade no trabalho ao mesmo tempo em que se entende o perfil, desejos, dores, necessidades e motivos que levam as pessoas a preferirem uma marca, por exemplo.

Além disso, esse pilar inclui orientações para todos os colaboradores com foco na satisfação do cliente.

Normalmente, essa ação exige que os gerentes revisem a cultura organizacional e fortaleçam a liderança.

Estratégia  

Qualquer empresa precisa de uma estratégia cuidadosamente formulada que possa guiá-la para o futuro.

O primeiro passo é conduzir uma auto-análise para descobrir os pontos fortes e fracos. Em seguida, você precisa definir metas com objetivos específicos.

Medir os resultados é especialmente importante porque, se você puder quantificá-los, saberá o quanto está longe de atingir os objetivos que deseja, ou quais melhorias podem ser feitas para alcançá-los.

Portanto, todo projeto deve ser claro, direto e mensurável.

Processo  

Processo é como você atinge seus objetivos. Portanto, monitorar a todos e mantê-los sob controle é uma tarefa diária.

Eles são mutáveis, ou seja, eles podem e devem ser alterados com base na experiência. Portanto, se eles não funcionarem, eles precisam ser alterados, substituídos ou melhorados.

Tecnologia  

O quarto e último pilar da gestão do relacionamento com o cliente é a tecnologia, que existe para apoiar os outros - e não o contrário.

Todo o conhecimento sobre clientes, relacionamento, comunicação e execução da estratégia passa por ele.

Qualquer empresa que queira crescer precisa usar de forma eficaz o treinamento de funcionários para operar hardware e software.

No entanto, um erro comum é projetar estratégias baseadas apenas nas funções do software CRM.

Na verdade, é melhor ter um plano com metas e objetivos claros e, em seguida, escolher os recursos do sistema que suportam o que você fará.

Agora que sabemos o que é gestão de relacionamento, vamos falar um pouco sobre como escolher uma ferramenta CRM!

Dicas para escolher uma ferramenta de CRM 

Além de definir o CRM como metodologia, também pode ser entendido como um conjunto de softwares que automatizam as funções de contato com o cliente.

Em outras palavras, são ferramentas para armazenar e correlacionar informações sobre clientes, suas atividades e suas interações com a empresa.

Existem muitas opções no mercado de sistemas CRM, e você pode chegar a 4 pontos para ajudá-lo a escolher qual implementar em sua empresa.

  1. Critérios de determinação: Defina quais recursos são exigidos pelo sistema para ajudar a cortar e selecionar possíveis CRMs. Por exemplo: Qual é a linguagem da ferramenta? Quanto o orçamento permite gastar em ferramentas? Quais recursos eu preciso? Pode guiá-lo neste momento.

  1. CRM na vida diária: equipes diferentes geralmente precisam de informações diferentes. Então, como cada equipe usará o CRM e a prioridade de cada equipe são alguns dos fatores que afetam a decisão final.

  1. Reconhecimento do mercado: aposte em sistemas reconhecidos e testados para evitar problemas no futuro.

  1. Teste algumas opções: Use uma lista de duas a três ferramentas e teste-as para ver qual delas se adapta melhor às necessidades da empresa e da equipe. No final, basta selecionar e implementar a melhor opção.

Essas são nossas dicas para que sua empresa consiga ter sucesso com a gestão de relacionamento com o cliente.

Gostou? Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas