Guia para dar feedbacks e melhorar o relacionamento com o time

Quantas vezes o feedback é aproveitado por você para motivar os seus colaboradores e evitar ruídos na rotina de trabalho? Você pode estar perdendo as incríveis vantagens dessa ferramenta! 

Isso porque é cada vez maior a necessidade de manter o feedback como hábito na gestão de empresas. Ele pode ajudar a sua equipe a fazer mais e melhor em menos tempo, otimizando o uso dos recursos, estimulando o crescimento sustentável e o alcance das metas.

Por isso, é essencial que o profissional saiba como dar o feedback positivo ou negativo, agarrando a chance de melhorar os processos internos e aproximar a liderança dos colaboradores, aumentando assim o nível de satisfação no trabalho.

Se você quer evoluir a sua prática de feedback, continue a leitura!

Por que dar feedback é importante?

O feedback é o processo de fornecer informações sobre o desempenho de pessoas, operações ou projetos. Ele pode ser positivo ou negativo, mas deve ser construtivo. Pode, ainda, ser dado por um líder, um funcionário, um cliente ou qualquer pessoa com perspectiva sobre o assunto.

O objetivo é direcionar a pessoa a entender a sua performance, identificar áreas de melhoria e fazer ajustes. O feedback positivo deve valorizar comportamentos desejáveis, enquanto o feedback negativo oferece caminhos de melhoria.

Essa habilidade é essencial no ambiente de trabalho, ajudando na aprendizagem contínua, no crescimento e na melhoria dos resultados. É um verdadeiro instrumento de otimização e comunicação do que se espera de colaboradores.

Todo processo de gestão se beneficia com um bom modelo de feedback. As suas informações podem otimizar a performance das equipes, engajar, impulsionar o desempenho e contribuir para a produtividade. Trata-se de uma resposta dada às ações diárias dos colaboradores para avaliá-los, motivá-los e corrigir problemas.

Melhores práticas para dar feedback 

A prática do feedback deve ser feita de forma respeitosa e construtiva, sempre considerando o contexto e as necessidades dos envolvidos. O receptor do feedback deve estar aberto a ele, com um diálogo honesto, transparente e empático, para esclarecer dúvidas e debater soluções. Confira algumas dicas:

1. Use a especificidade

O feedback não deve ser genérico, mas específico, falando sobre o comportamento ou desempenho referente ao assunto que você deseja abordar. Afinal, o receptor precisa entender bem a mensagem.

2. Aproveite a objetividade

Foque nos fatos, nos exemplos concretos e nos dados para ilustrar o feedback dado. Não utilize opiniões sem base ou subjetividades.

3. Use um feedback construtivo

Não foque apenas nos problemas, mas destaque também os pontos fortes do colaborador. Dê sugestões claras para guiar as melhorias.

4. Tenha clareza

Comunique-se de forma clara e direta, evitando ambiguidades e os jargões técnicos dificultosos.

5. Ouça atentamente

Exercite a escuta ativa, dê ao receptor a oportunidade de expressar seus pontos de vista. Esteja aberto a ouvir o seu contexto e as suas dificuldades.

6. Tenha empatia

Demonstre empatia, valorize os pontos positivos e reconheça os esforços feitos pelo colaborador. Entenda os seus desafios diários.

7. Defina metas claras

Estabeleça metas claras e realistas para o funcionário. As metas atingíveis são essenciais, pois muitos gestores apostam em objetivos impossíveis de serem realizados, e frustram a equipe. Todos devem saber exatamente o que é esperado e como chegar lá.

8. Monitore o progresso

Após dar o feedback, acompanhe o progresso do projeto. Forneça sempre suporte e orientação.

Lidando com feedback negativo

O feedback deve ser um processo contínuo, não apenas algo que ocorre em um período determinado. A cultura de feedback deve ser regular para a sua equipe, inclusive para naturalizar o feedback negativo. 

A importância do feedback negativo é grande, já que ele serve para conscientizar e ajustar ações que podem resultar em baixo desempenho. Mesmo assim, ele é um tipo considerado mais difícil, já que muitos podem não gostar de receber críticas, e alguns gestores não sabem como falar sobre temas delicados. 

Por isso, é essencial ressignificar essa etapa. O feedback negativo deve ser natural, cotidiano, diminuindo o seu impacto a partir de empatia, precisão, boa comunicação, dados, respeito e profissionalismo. 

É uma oportunidade de aprendizado e crescimento, por isso, os profissionais devem tentar vencer a frustração e a atitude defensiva, passando para uma comunicação objetiva. O líder deve ouvir atentamente e compreender o lado do receptor, evitando interrupções. Demonstre que você está ouvindo e levando a sério para chegar a uma boa resolução.

O feedback negativo não é uma crítica pessoal, então, evite achismos e se concentre nos aspectos específicos do feedback. Mostre gratidão aos bons resultados, fornecendo a oportunidade de melhorar. 

Criando uma cultura de feedback 

O feedback é uma ferramenta ainda mais poderosa quando usada de forma institucional e integrada à cultura da organização. A empresa ganha em transparência, confiança, integração, diálogo aberto e resoluções mais eficazes.

A cultura de feedback permite que a empresa otimize seus processos, aumentando a qualidade do trabalho e gerando crescimento contínuo. Afinal, o feedback fornece insights valiosos para essas melhorias, já que os erros passam a ser vistos como oportunidades de aprendizado.

Entenda alguns passos para estimular uma cultura de feedback:

1. Promovendo a comunicação aberta e transparente 

A promoção de uma cultura de feedback não é um processo único, mas contínuo. Todos devem estar comprometidos com a comunicação aberta e transparente, assim, o exemplo deve começar pelos líderes, os primeiros a transmitir mensagens de forma honesta.

Eles devem compartilhar dados, estar abertos a ouvir e receber feedbacks. Além disso, as metas e objetivos da empresa devem estar claros para todos, em um ambiente de confiança e expectativas alinhadas.

Use ferramentas de comunicação que te ajudem nessa jornada, como o Zoho Workplace, suíte de produtividade capaz de facilitar o trabalho colaborativo e o compartilhamento de feedbacks entre todos os membros da equipe.

O Zoho Workplace oferece uma série de ferramentas para te ajudar a promover a cultura de feedback na sua organização. Ele inclui recursos de e-mail, chat, videoconferência e colaboração em documentos que permitem que a equipe troque feedbacks de forma rápida e direta.

A colaboração ocorre em tempo real. As ferramentas permitem que várias pessoas trabalhem em projetos simultaneamente. A liderança pode gerenciar e atribuir tarefas, acompanhar o desempenho e criar processos de avaliação mais completos.

2. Incentivando a troca de feedbacks entre todos os membros da equipe

A cultura de feedback deve salientar um ambiente em que todas as opiniões sejam respeitadas, independentemente da posição hierárquica. Então, incentive os funcionários a fazer essa troca com os seus superiores: eles devem poder falar, se sentindo ouvidos e valorizados. 

Adote a política de "portas abertas" para que os colaboradores possam sempre conversar com os líderes quando necessário.

Para isso, use a metodologia One-on-One!

3. Realizando treinamentos sobre a importância e habilidades de feedback

O treinamento de comunicação deve ser feito para estimular a expressão de opiniões e a troca de ideias. Afinal, nem todos são naturalmente habilidosos para dar e receber feedbacks.

Realize capacitações para ensinar aos colaboradores as boas práticas do feedback e as habilidades necessárias, como técnicas de comunicação eficaz, empatia e escuta ativa.

Além disso, a empresa deve investir em canais eficientes para que a colaboração seja total, como o Zoho Workplace, que conta com 8 aplicativos, entre eles:

Zoho Cliq

O Zoho Cliq é essencial para a troca de mensagens instantâneas, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de arquivos e mais. Aproveite recursos de bate-papo e compartilhamento de tela, com comunicação eficiente e colaboração independentemente da localização geográfica.

Zoho Meeting 

O Zoho Meeting é a solução de videoconferência e reuniões online para que a sua equipe colabore em tempo real. Aproveite recursos de quadro branco virtual, gravação de reuniões e controle remoto, com experiência completa para a sua equipe, incluindo a partir de dispositivos móveis.

Zoho Connect

O Zoho Connect é a intranet social para colaboração. A sua equipe vai se conectar, compartilhar dados e colaborar em grupos de trabalho, fluxos de atividades, compartilhamento de arquivos, calendários e mais. 

O Zoho Connect vai centralizar a comunicação e a colaboração para facilitar a transparência e a troca diária. Além disso, com a análise de dados e avaliação de desempenho que só o Zoho Workplace entrega, vai ser muito mais fácil dar um feedback preciso, baseado em uma performance real.

4. Integrando o feedback no ciclo de desenvolvimento e avaliação de desempenho

O feedback deve ser valorizado para gerar melhorias tangíveis na organização. Por isso, incorpore a ferramenta no ciclo de desenvolvimento da empresa, tornando essa uma parte regular da rotina. Estabeleça metas claras e mensuráveis, forneça uma troca regular para ajudar a equipe com elogios e sugestões.

Quer saber mais sobre como construir uma cultura de feedback na sua empresa? Confira as dicas imperdíveis!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas