Transformação digital: conheça os desafios para o gestor de projetos  

A transformação digital está mudando a forma como as empresas funcionam, produzem, vendem e competem. Para manter a vantagem competitiva, é preciso que o gestor de projetos saiba como gerir otimizações e prosperar na era digital.

Continue a leitura para entender o que é a transformação digital para empresas, os seus impactos, os desafios para o gestor, dicas para obter bons resultados e mais.

O que é a transformação digital nas empresas?  

À medida que a pandemia de 2020 avançava e houve uma grande mudança na forma de se trabalhar, as organizações ficaram mais digitais para funcionar no modelo remoto, o que acelerou uma transformação inevitável. O mundo digital passou a requerer novas tecnologias para aumentar a eficiência e entregar uma experiência satisfatória.

Assim, a transformação digital afetou todas as áreas, e o uso eficiente de novas tecnologias virou questão de sobrevivência: inteligência artificial, análise de dados, computação em nuvem, automação, aplicativos móveis e mais.

Ela também apresenta desafios, como a necessidade de capacitar os colaboradores e a segurança dos dados. Por isso, para impulsionar a inovação, é preciso contar com um gerente de projetos.

Impactos da transformação digital na gestão de projetos   

O Techradar publicou uma pesquisa sobre as mudanças da transformação digital na Gestão de Projetos. Segundo o estudo, a tecnologia está forçando todas as empresas a se tornarem negócios digitais.

A transformação digital incorpora novas ferramentas, mudando os processos de negócios e a forma com a qual a marca se envolve com os clientes. A mudança afeta não só o relacionamento com o público-alvo, mas também os processos como o gerenciamento de projetos.

Entenda mais sobre esses impactos:

1. Comunicação mais ágil  

Antes, as equipes dependiam de reuniões presenciais ou canais lentos e ineficientes. Com a transformação digital, surgiram ferramentas, como chats e videoconferências, mais ágeis e que funcionam em tempo real, independentemente da localização dos colaboradores. Isso ajuda a reduzir atrasos e a melhorar a eficiência.

2. Mudanças na forma de gestão  

A transformação digital gerou uma gestão com menos processos manuais e em papel, menos burocracia e, por consequência, menos falhas. Em vez disso, surgiram ferramentas que automatizam tarefas, facilitam a análise de dados e fornecem insights em tempo real para a gestão de projetos.

3. Foco nos resultados  

Também trouxe maior ênfase nos resultados, ao invés de apenas cumprir prazos e entregar o projeto. Com a ajuda das ferramentas de gestão de projetos, é possível fazer a análise do desempenho para avaliar e monitorar o inteiro progresso do projeto, do início ao fim.

4. Mais atenção aos números  

Outro ponto foi foco maior nos números. As ferramentas de análise de dados e relatórios em tempo real entregam informações detalhadas para a tomada de decisão diária do gestor.

5. Descentralização das equipes  

Antes, as equipes precisavam estar fisicamente no mesmo local, mas, com as ferramentas de colaboração online, elas podem trabalhar de forma remota, híbrida ou presencial com eficiência. Isso permite a retenção de talentos e formação de equipes mais diversas e especializadas.

Gestor de projetos como agente da transformação digital: desafios e papéis  

A transformação digital impacta muito a gestão de projetos atual, gerando uma comunicação mais ágil, foco maior nos resultados e mais autonomia para as equipes. Assim, a empresa ganha eficiência, colaboração e orientação para os resultados.

Mesmo com tantos benefícios, o gestor de projetos enfrenta uma série de desafios únicos:

1. Velocidade das mudanças tecnológicas  

A transformação digital é impulsionada por avanços rápidos. O gestor de projetos precisa monitorar essas mudanças para garantir que os projetos estejam atualizados e sejam inovadores, o que requer um aprendizado contínuo e habilidades tecnológicas.

2. Gerenciamento de projetos complexos  

Essa transformação também pode envolver projetos complexos, com várias partes interessadas, diversas equipes e tecnologias. Com isso, o gestor de projetos precisa lidar com essa complexidade, gerenciando fluxos, recursos e equipes, garantindo a entrega do projeto dentro do prazo e do orçamento.

3. Resistência à mudança  

Esse cenário implica em mudanças nas operações, o que pode gerar resistência. O gestor de projetos precisa gerenciar essa comunicação de forma clara, mostrando os benefícios da transformação e fornecendo suporte.

4. Integração de tecnologias e sistemas legados  

As organizações precisam integrar ferramentas já usadas às novas soluções. O gestor de projetos deve gerenciar essa integração, garantindo a harmonia entre os sistemas existentes e as novas tecnologias.

5. Segurança cibernética e privacidade de dados  

A segurança cibernética e a privacidade de dados são grandes preocupações. O gestor deve estar ciente dos riscos e das medidas necessárias para proteger os dados da empresa e dos clientes.

6. Gestão de mudança cultural  

A transformação digital requer uma mudança cultural na organização, uma mentalidade mais aberta à inovação, colaboração e pensamento digital. O gestor deve liderar essa mudança com uma cultura de aprendizado, inovação e adaptação.

O papel do gestor na transformação digital  

Os desafios do gestor de projetos incluem a velocidade das mudanças, o gerenciamento de projetos mais complexos, a integração, a segurança e a necessidade de mudança cultural. Lidar com esses desafios requer competências como, por exemplo:

1. Ter habilidade com tecnologia   

O gestor de projetos deve ter conhecimento em tecnologia e ser capaz de entender as melhores práticas trazidas com a transformação digital. Isso inclui conhecimento sobre novas tecnologias para avaliar as necessidades do projeto, identificando soluções para acelerar fluxos.

A solução mais necessária para a sua empresa é, com certeza, o Zoho Projects. A  ferramenta valiosa vai te ajudar a superar os vários desafios comuns de planejar, executar e monitorar projetos.

Facilite a colaboração e a comunicação! Crie listas de tarefas, atribua demandas a membros da equipe e defina prazos. Mantenha o controle das atividades, compartilhe documentos, discussões e comentários.

Defina orçamentos para projetos e monitore os custos associados a essas atividades. Gere relatórios personalizados e tenha acesso a uma profunda análise de dados, com total segurança e escalabilidade. Conheça o Zoho Projects!

2. Saber liderar e gerir mudanças  

Também é importante para o gerente liderar a transformação digital na organização, identificando oportunidades, definindo metas e gerando uma visão compartilhada para conduzir a mudança.

3. Facilitar a colaboração  

Com a transformação digital, a colaboração entre diferentes equipes é essencial. O gestor deve facilitar essa harmonia ao promover uma cultura de compartilhamento com ferramentas colaborativas, plataformas de gerenciamento, comunicação online e mais.

4. Lidar com riscos digitais  

Os riscos relacionados à segurança cibernética e a conformidade regulatória devem ser gerenciados, implementando medidas de segurança e promovendo a conscientização na equipe do projeto.

5. Promover a inovação  

A transformação digital está ligada à inovação. Por isso, também é papel do gestor de projetos buscar constantemente novas soluções e abordagens com estímulo à criatividade e ao pensamento inovador, alimentando a busca de parcerias com startups, novas tendências, novas tecnologias e mais.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas