Data driven marketing: entenda o que é e os benefícios para sua empresa

Data driven marketing: entenda o que é e os benefícios para sua empresa


Se você quer um marketing com bons resultados, bem segmentado, que envie mensagens relevantes para os clientes e não desperdice o seu orçamento, precisa usar o Data Driven Marketing.

O marketing orientado por dados é parte de uma estratégia de sucesso do mundo digital. Trata-se de uma técnica essencial para as empresas modernas que querem ter vantagem competitiva e um marketing de sucesso. Neste guia, você vai descobrir mais detalhes! Boa leitura!

O que é data driven marketing?

Você sabe entender o que funciona ou não no seu marketing? A abordagem Data Driven Marketing pode ser a solução para conseguir analisar os erros e acertos na sua estratégia.

De acordo com a pesquisa “The data-powered enterprise” da consultoria Capgemini, feita com mais de 500 executivos e 500 profissionais de dados em 12 países, foi observado que, já em 2020, 50% dessas companhias colocavam dados “no coração das tomadas de decisões”. Um crescimento relevante e contínuo, já que, em 2018, essa porcentagem era de apenas 38%.

Trata-se de uma abordagem que se baseia na coleta, análise e uso de dados (quantitativos e qualitativos) para tomar decisões mais informadas e eficientes, formulando melhores estratégias. 

Esses dados mostram o comportamento do consumidor, padrões, oportunidades, tendências, formas de personalizar mensagens, otimizar as campanhas de marketing e mais. A abordagem é baseada em evidências que, quando bem utilizadas, podem gerar um aumento nas vendas.

A importância do data driven marketing para as estratégias de marketing

Como você viu, o Data Driven Marketing pode ser usado para segmentar o público-alvo, de forma que as empresas possam criar campanhas de marketing mais embasadas.

Assim, a estratégia é usada para otimizar o conteúdo, analisar o uso do orçamento e outras métricas. É uma abordagem poderosa para melhorar resultados de marketing. 

Ao usar dados para tomar decisões, as empresas podem criar estratégias mais eficazes, ganhando em compreensão do público-alvo, melhores tomadas de decisões, redução de custos e aumento dos lucros.

Implementando o data driven marketing: melhores práticas e dicas

O data driven marketing é uma estratégia crescente, afinal, no mercado acelerado e digital, apenas seguir tendências não é suficiente. Mesmo nos setores digitalizados, algumas empresas parecem não acompanhar a tecnologia necessária para competir.

De acordo com pesquisa da McKinsey & Company, a tecnologia faz diferença. Líderes em maturidade digital apresentam desempenho superior com taxa de crescimento de EBITA (indicador que mostra o potencial de geração de caixa da empresa) até 5 vezes maior em comparação às demais empresas!

Mas afinal, como usar o Data Driven Marketing? Confira as dicas a seguir:

1. Análise

Entenda quais são seus objetivos com a estratégia de marketing baseada em dados para definir o tipo de dados que você irá coletar. 

Você pode criar perfis de clientes ideais captando dados sobre o consumidor, alcançar melhores resultados em campanhas ao coletar dados que mostram erros anteriores e mais.

Depois de estabelecer as suas metas, você pode trabalhar com profissionais para descobrir as informações. Colete dados de várias fontes, como websites, mídias sociais, e-mail marketing e dados de clientes. 

2. Automação

Uma boa estratégia de Data Driven Marketing é feita com a automação. Você deve usar ferramentas de análise de dados para identificar padrões e tendências de forma eficiente - esse é um trabalho que não pode ser feito manualmente. Depois, a sua equipe vai agir com base nos insights dos dados.

Você quer alcançar mais leads qualificados e gerar mais conversões em uma ferramenta de automação de marketing completa? Conheça o Zoho Marketing Automation!z

3. Monitoramento

Crie indicadores-chave de desempenho para medir o quão eficaz são as suas estratégias para atingir as metas. A sua estratégia deve estar em constante atualização conforme novas tecnologias são geradas. 

Observe os concorrentes, preste atenção nas tendências, no desempenho das estratégias e nos ajustes necessários com base em métricas. Certifique-se de manter seus indicadores atualizados para seguir as suas metas. Se preciso, você deve ajustar a sua estratégia.

4. Boas práticas

Não limite o Data Driven Marketing apenas ao departamento de marketing. Esse setor deve trabalhar de forma integrada com o restante da organização, compartilhando as informações valiosas com os colaboradores.

Use dados certos, precisos, relevantes e completos, seguindo todas as leis relevantes para respeitar a privacidade dos usuários, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Quais são as principais métricas e KPIs a serem considerados no data driven marketing?

O Data Driven Marketing não se baseia em achismos, mas usa informações concretas para direcionar as ações. Assim, as empresas podem antecipar e suprir as dores dos clientes. O uso dos recursos é otimizado, maximizando o retorno recebido.

Para isso, é preciso acompanhar métricas e fazer ajustes precisos na estratégia:

1. Lifetime Value

A métrica Lifetime Value fala sobre o valor total que um cliente gera para uma empresa durante o seu relacionamento com ela. 

2. Marketing Qualified Leads (MQLs)

Os seus leads qualificados são quem você considera com grande probabilidade de se converter em uma venda.  Para determinar leads qualificados de marketing, olhe para:

  • cliques nas principais páginas do seu site,
  • tempo gasto no local,
  • quantidade de visitas ao site em um período,
  • inscrição em newsletter, webinar ou outro conteúdo,

E outras ações que indicam que alguém está feliz em se envolver com seu negócio, mas precisa de mais nutrição para comprar.

3. Receita gerada

O valor total de vendas que uma empresa gera em um determinado período. A métrica é calculada somando o valor de todas as vendas realizadas nesse período.

4. Status do lead

Acompanhe o status do seu lead para saber onde ele está no processo de vendas - é essencial contar com um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

5. Taxa de Conversão

Mede quantos visitantes realizam a ação desejada, como compra, a inscrição em uma newsletter ou o preenchimento de um formulário.

6. Taxa de Cliques (CTR)

Uma métrica de engajamento: avalia o sucesso de links, medindo o número de vezes que as pessoas clicaram em um botão, anúncios e chamadas para ação em uma campanha.

7. Taxa de Abertura

A taxa de abertura mede o número de pessoas que abriram um e-mail marketing. É uma métrica importante para acompanhar o desempenho das campanhas de e-mail e identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

8. Taxa de Rejeição

Também chamada de bounce rate, mede o número de visitantes que saem de um site ou página sem interagir. Ajuda a acompanhar o desempenho do site ou página, pois indica o quanto os visitantes estão engajados com o que encontram.

9. Retorno sobre o Investimento (ROI)

Avalia o sucesso financeiro da sua campanha, considerando os gastos e as receitas. O cálculo é feito através do valor das vendas ou leads gerados dividido pelo custo da campanha.

10. Tempo Médio no Site

Mostra quanto tempo os usuários passam no site, indicando o seu nível de envolvimento e engajamento com o conteúdo. O average time on site (ATS) é uma métrica essencial para acompanhar o desempenho da página web.

11. Taxa de Cancelamento (Churn Rate)

Mede a perda de clientes ao longo do tempo, mostrando o percentual de usuários que cancelam um produto ou serviço em um período. A métrica acompanha o desempenho da empresa, pois indica a quantidade de receita perdida devido ao cancelamento.

12. Engajamento e Seguidores

Veja se você está obtendo um bom nível de engajamento em suas redes sociais. Observe compartilhamentos, comentários, curtidas e visualizações, e veja de que tipo de pessoas vem esse engajamento – se corresponde ao seu perfil de cliente ideal (ICP).

Ferramentas essenciais de data driven marketing 

Claro, você não deve olhar apenas para métricas! Pense em OKRs (objetivos e resultados-chave) ao invés de apenas indicadores-chave de performance. Analise a capacidade de inovação ao invés de apenas métricas de vaidade. 

Para manter a inovação, existem várias ferramentas que não podem faltar na sua estratégia de Data Driven Marketing:

1. Zoho PageSense

O Zoho PageSense é a ferramenta de análise de sites que você precisa para coletar e interpretar dados sobre o comportamento dos visitantes da sua página. Obtenha um mapa das páginas e áreas mais visitadas, as fontes de tráfego mais eficazes e as ações que os seus visitantes realizam.

Saiba o tempo gasto em cada página, identifique tendências e padrões. Use os dados para melhorar o desempenho do site, aumentando a taxa de conversão e melhorando os resultados da sua marca. Conheça o Zoho PageSense!

2. Zoho Marketing Automation

O Zoho Marketing Automation é essencial para automatizar campanhas de marketing e personalizar estratégias com base em dados. Automatize tarefas como o envio de e-mails, a criação de landing pages e a segmentação precisa de leads.

Aproveite recursos avançados para criar fluxos automatizados e nutrir leads, acompanhe o engajamento, personalize mensagens, monitore resultados, identifique oportunidades e mais. Conheça o Zoho Marketing Automation!


3. Zoho CRM

O Zoho CRM é a ferramenta mais poderosa para gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)! Esse software fundamental para a sua estratégia de Data Driven Marketing permite que você colete, armazene e analise dados sobre os leads e clientes, facilitando a personalização das estratégias com base em dados.

Acompanhe os seus leads e oportunidades de vendas, registre interações, segmente e pontue contatos, automatize comunicações, personalize mensagens e muito mais. Obtenha uma visão 360 graus de seus clientes com o Zoho CRM.

4. Zoho Analytics

O Zoho Analytics é a ferramenta de análise de dados poderosa que você precisa para coletar, visualizar e analisar dados de inúmeras fontes. Crie painéis personalizados para monitorar o desempenho das suas campanhas a partir de análises avançadas.

Identifique tendências, gere insights, importe dados de planilhas, aplicativos e mais. Compartilhe relatórios com a equipe e avalie o desempenho de suas estratégias com o Zoho Analytics.

Agora é hora de impulsionar o seu data driven marketing usando dados para tomar decisões assertivas - com o apoio das melhores ferramentas. Colete e analise dados sobre seus prospects, gerando campanhas muito mais eficientes!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas