Saiba as melhores práticas e estratégias para um e-mail marketing eficiente

O e-mail marketing é uma das principais estratégias para criar um canal de comunicação direto e eficiente com o seu público, nutrir Leads e gerar conversões. Através dele, você conseguirá alcançar os usuários certos com a mensagem certa.

Hoje você vai conferir tudo sobre o que é e-mail marketing, quais são os seus tipos, como construir uma boa lista de e-mails, como evitar práticas de spam, fazer segmentação, automação e mais.

Acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de envio de e-mails para uma lista de contatos pré-definidos. O objetivo é criar uma comunicação fluida com os destinatários para atingir as metas de um planejamento de marketing.

Afinal, já que o e-mail é uma forma eficiente de troca de mensagens e é usado para os mais variados cadastros, é natural que tenha se tornado uma forma de comunicação entre empresas e usuários e, claro, de divulgação de produtos.

O disparo dos e-mails costuma ser feito por meio de ferramentas próprias de e-mail marketing ou de automação, de preferência, de forma qualificada, segmentada e com a abordagem que respeita o espaço do seu contato. 

Qual a importância do e-mail marketing na estratégia da sua empresa

Além de ser uma forma rápida e fácil de se comunicar com o público-alvo, o e-mail marketing também é uma estratégia de condução do usuário através da jornada de compra. 

À medida em que os e-mails são disparados, o lead consome os conteúdos, entende mais sobre a solução ofertada e é direcionado ao fundo de funil, quando está pronto para fazer a compra.

O e-mail marketing é uma forma confiável para conscientização dos contatos sobre a sua empresa, e essa troca aumenta as chances de bons resultados futuros. 

A estratégia também te ajuda a construir um bom e duradouro relacionamento com o consumidor, desperta interesse, permite a segmentação e o monitoramento de resultados (como taxas de abertura e cliques em tempo real), alimenta o público já engajado e o melhor: tem custos de investimento baixos, mas ótimos resultados.

Por que é relevante utilizar e-mail marketing?

A previsão é que, em 2025, 4,59 bilhões de usuários no mundo todo usarão o e-mail!

De acordo com dados da plataforma alemã Statista, apenas em 2021, o número de pessoas usuárias de e-mail foi de 4,14 bilhões, tendo aumentado 110 milhões em comparação ao ano de 2021.

Diante desse número, é perceptível que o seu público-alvo deve estar nessa parcela, certo?

Além disso, o e-mail marketing continua sendo uma das grandes ferramentas quando se trata de retorno sobre investimento: segundo uma pesquisa da Litmus, para cada 1 dólar investido em e-mail marketing, os profissionais recebem 36 dólares de retorno.

Logo, é uma estratégia comprovada para impulsionar conversões através de ofertas especiais, descontos, conteúdos relevantes e mais.

As mensagens podem ser personalizadas com base nas preferências e comportamentos do destinatário. A lista de contatos pode ser segmentada, para que as informações sejam enviadas aos usuários relevantes, o que aumenta as chances de sucesso para a sua estratégia.

Tipos de e-mail marketing 

São vários os tipos de e-mail marketing que você pode incluir na sua estratégia, muito além dos promocionais. Confira abaixo:

1. Newsletters

Um formato tradicional e bastante conhecido de e-mail são as newsletters. Em sua tradução, significa “boletim de notícias”, mas nem sempre se trata literalmente de um.

Costuma ser caracterizado pelo envio periódico de mensagens sobre um tema, seja para informar, atualizar, chamar para um link ou introduzir um conceito. Por causa da regularidade, é uma iniciativa simples de ser implementada para manter o relacionamento com o cliente, principalmente para informar os leitores sobre os últimos artigos postados em um blog, por exemplo.

2. E-mails promocionais

E-mails promocionais são aqueles que informam sobre uma promoção ou desconto e visam gerar vendas. São bastante comuns e podem te ajudar a bater a sua meta de uma forma mais barata do que uma campanha de mídia paga, por exemplo, mas não devam ser usados sozinhos na estratégia. Eles são uma abordagem comercial, muito direta, inteiramente no intuito de vender.

3. E-mails editoriais

Os e-mails editoriais são o ponto de vista da empresa sobre um assunto. Costuma ser assinado pelo dono do negócio, pelo CEO ou pelo líder do departamento que cuida do tema em questão. 

Esse tipo de e-mail marketing está mais ligado ao branding, ao fortalecimento da imagem da marca, à sua autoridade, confiabilidade e posicionamento. 

4. E-mails transacionais

São os e-mails de atualização ou confirmação, as mensagens que os usuários recebem quando fazem transações ou cadastros no seu site, na newsletter, ao receberem um pedido ou abandonarem o carrinho. São campanhas de e-mail comuns em lojas virtuais

O objetivo é de informar sobre uma transação comercial em andamento, chamar a atenção, dar as boas-vindas e até sugerir produtos.

5. Fluxos de nutrição

Trata-se de uma série de e-mails enviados automaticamente, de forma estratégica, em uma sequência pré-definida, com gatilhos referentes às ações do usuário.

Esse tipo de e-mail marketing de nutrição é essencial para uma boa campanha. A intenção é avançar os leads e direcioná-los pelo funil de vendas até que a conversão seja feita. 

6. Pesquisas em e-mail

O e-mail é uma ótima forma de conhecer melhor o seu público-alvo, já que é possível usá-lo para colher dados. Aproveite formulários, cadastros em landing pages, pesquisas de satisfação e outros formatos para entender mais sobre os seus Leads, ou pedir um feedback sobre um serviço ou produto.

Se você tem contato direto com os consumidores, também tem uma excelente oportunidade de conhecê-los melhor. Então, o e-mail marketing também pode ser usado para colher dados em pesquisas.

Construindo uma lista de e-mails de qualidade

A lista de e-mails é um elemento muito importante para a sua estratégia de e-mail marketing e para a sua empresa, já que é composta pelos clientes e potenciais clientes do seu negócio.

A lista é feita pelos contatos que merecem a sua atenção, e por isso deve ser feita com cuidado, organicamente, com autorização dos contatos. Para isso, você deve criar uma boa oferta pela qual eles passem seus dados.

Isso pode ocorrer através de uma compra, o fornecimento de um orçamento, a assinatura de um formulário de newsletter, o cadastro em uma landing pagee vários outros modos.

Quando for usar essa estratégia, solicite apenas as informações necessárias, de forma simples, facilitando a vida de quem vai preencher os campos. Aproveite e use o nome dos clientes para encabeçar o e-mail, falando com ele de forma mais personalizada. Essas informações pedidas serão essenciais para a segmentação de leads, tema do próximo tópico.

As informações pedidas devem ser realmente úteis para a sua empresa, tanto para se comunicar quanto para entender as dores e a personalidade do usuário.

Depois, basta fazer a manutenção da lista, excluindo e-mails inexistente, avaliando as métricas de entrega e leitura das mensagens, observando possíveis erros, evitando práticas de spam e mais.

Lembre-se: tenha a autorização das pessoas para enviar e-mails a elas.

Segmentação de lista de e-mails marketing

Para que a sua campanha de e-mail marketing tenha sucesso, é essencial apostar na segmentação e na personalização. Enviar o e-mail para um público-alvo específico interessado no que você está oferecendo é indispensável para aumentar o engajamento nas campanhas.

Não vale a pena enviar campanhas de certos produtos para quem já fez a compra, ou sobre atualização de um software para quem ainda não adquiriu esse programa, ou até da venda de um carregador para quem não tem o smartphone. 

Para fazer a segmentação, trabalhe com listas, de preferência as dinâmicas, nas quais você usa um software com um filtro para analisar os contatos. 

O filtro deve incluir questões importantes para o seu negócio, como o estágio da compra e outras características do comportamento e da personalidade do consumidor. Usar listas de segmentação com variáveis dinâmicas é importante para não ser necessário fazer a atualização manual antes de cada envio, pois esse processo pode resultar em erros, atrasos e retrabalhos.

Adicione, envie e-mails, monitore contatos e expanda o seu negócio com o uma gestão de contatos avançada! O Zoho Campaigns permite que você faça um processo de segmentação inteligente, com personalização maximizada feita com apenas alguns cliques em uma página.

Como fazer um e-mail marketing?

Para a criação do e-mail marketing, você pode seguir as seguintes etapas:

1. Defina objetivos

Determine quais são os objetivos do seu planejamento de e-mail marketing: como aumentar vendas, gerar acessos ao blog, fortalecer o relacionamento com os clientes e mais. É sempre importante que esse objetivo esteja evidente no CTA (call-to-action) da sua campanha, seja com links ou botões.

2. Escolha uma plataforma 

Escolha o tipo de e-mail que se adequa ao seu caso e conte com as ferramentas e plataformas de e-mail certas para esse trabalho, pois uma estratégia de e-mail marketing não deve ser feita manualmente.

3. Use a sua lista de contatos

A sua lista de contatos deve ser relevante e segmentada, sempre com a permissão dos usuários para que os e-mails sejam enviados, respeitando as leis de privacidade. O usuário deve poder cancelar a inscrição sempre que desejar.

4. Seja persuasivo

O conteúdo deve ser interessante e persuasivo. Ele deve chamar a atenção de quem inicia a leitura, ou o usuário pode acabar fechando o e-mail antes de continuar. Incentive os seus destinatários com um texto claro, simples e convincente.

5. Personalize os seus e-mails

A personalização e a segmentação são essenciais! Use as informações que você tem sobre os seus contatos para tornar os e-mails mais únicos, interessantes, específicos e eficientes. Faça isso com base nas características dos seus leitores.

6. Teste e otimize 

Antes de enviar o e-mail, garanta, a partir de testes, que ele seja exibido corretamente em diferentes dispositivos. Sempre acompanhe os resultados da campanha, usando os dados para otimizar os seus e-mails futuros.

7. Cumpra as regulamentações

Olhe sempre regras como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para não descumprir leis e respeitar ao máximo a privacidade dos usuários. Obtenha sempre o consentimento para o envio de e-mails.

Criação de campanhas de e-mail marketing persuasivas

Para planejar uma boa estratégia de e-mail marketing, siga os seguintes passos:

1. O planejamento de público

Entenda quem é o seu público-alvo para que a comunicação seja assertiva. Faça toda a sua estratégia conforme os dados encontrados.

Divida o seu público-alvo em nichos para se comunicar de forma mais segmentada, seja através de interesses, cargos, área de atuação, estágio de compra e profissões, por exemplo.

2. Defina as ações da sua campanha de e-mail marketing 

Com base no objetivo estabelecido, entenda quais ações são necessárias para chegar ao resultado: e-books, chamadas para o blog, ofertas, descontos e outras estratégias.

3. Defina a linguagem 

Já ouviu falar em brand persona? 

Trata-se da criação de um personagem com os valores e as características da sua marca (em harmonia com o seu target): formal, informal, jovem, adulta etc. É uma ótima forma de gerar identificação e empatia com o público-alvo.

4. O resultado esperado do e-mail marketing

É preciso saber onde você quer chegar para, no fim, determinar se a campanha foi bem-sucedida ou não. Seja realista durante a definição do “sucesso” do seu plano.

Pense no processo como um todo, em que cada mensagem enviada deve direcionar o usuário ao objetivo final.

5. Pense na estética

Crie um template, e siga a proporção ideal de 40% de imagens e 60% texto, tornando a leitura mais fácil e leve. As imagens devem pesar no máximo 100kbs (cada uma) e 470kbs no total.

6. No máximo 3 CTAs

CTA, ou Call to Action, é a chamada que leva o usuário a realizar alguma ação, seja ler o artigo, comprar o produto ou se cadastrar, por exemplo. Ter muitos CTAs pode confundir o usuário e diminuir a taxa de cliques.

7. A frequência 

Crie um calendário de envios que otimize o relacionamento da empresa com o público-alvo, sempre em um ponto de equilíbrio na frequência: nem demais, nem de menos.

É essencial ter constância, regularidade, com base no horário e no dia no qual os seus leads mais abrem os e-mails.

Design de um e-mail marketing

Um e-mail visualmente atraente e responsivo é essencial para aumentar o engajamento com as campanhas. Mesmo se você optar por usar um modelo de e-mail pronto , vale a pena simplificar. Mantenha o foco no conteúdo que você quer transmitir, seja criando um layout do zero ou usando ferramentas com artes prontas.

O layout deve ser responsivo, facilitando a leitura em qualquer tamanho de tela, mesclando imagens, textos e até outras mídias, se desejar. 

Dica: escolha ferramentas de e-mail marketing com editor de arrastar e soltar.

O design deve ser atraente, limpo, com cores e fontes que façam sentido para a identidade da sua marca e mantenham a qualidade. Essa comunicação visual deve ser estável e contínua, para que os usuários saibam logo que é a sua empresa. 

Invista na padronização e utilize boas chamadas para atrair a atenção diretamente no início, além do Call to Action logo nos primeiros 300px de altura do e-mail. 

Automatizando seu e-mail marketing

A automação de e-mail marketing é o envio de e-mails automáticos para o lead. Mas não se preocupe, apesar de investir na automatização, todo o processo continuará sendo personalizado. A depender do caminho que o seu lead fizer, a resposta que receberá será diferente.

Para cada tipo de estratégia, a frequência, quantidade de e-mails e outras questões serão diferenciadas, mas normalmente a automatização é uma série de e-mails enviados de acordo com o tema.

À medida que os e-mails são disparados e consumidos pelos usuários, novos e-mails são enviados, a depender das suas respostas. Assim, os clientes são conduzidos pela jornada de compra.

Ou seja, enquanto o disparo de e-mail marketing é pontual, a automação acontece em uma configuração de envio. 

Para a automação, você deve escolher uma boa plataforma, indicar os eventos que acionarão cada e-mail (cadastro em landing page, compra realizada, abandono de carrinho, etc), e então definir os fluxos de envio.

Depois, basta acompanhar os resultados e partir para as otimizações.

Importância do teste A/B na estratégia de e-mail marketing 

Os testes A/B são essenciais para e-mail marketing, pois mostram qual versão da sua campanha vai trazer os melhores resultados. É uma ótima forma de evitar prejuízos e retrabalhos pelo investimento nos e-mails que não alcançarão o seu objetivo.

Nos testes A/B, você envia um e-mail para uma parcela dos contatos, e uma outra versão para outra metade. Você verá quais elementos geram melhores resultados que outros, como um CTA diferente, um layout modificado, assuntos de e-mails diferentes ou outras alterações.

Você pode e deve testar tudo! Identifique diferentes linhas de assunto, corpo de texto, chamadas e estratégias que são melhores ou piores, sem precisar perder tempo com campanhas que duram bastante tempo sem gerar resultados.

Por sua eficiência, os testes A/B não são usados apenas em e-mail marketing, mas em várias outras estratégias digitais.

Aqui na Zoho, os testes A/B têm grandes diferenciais frente aos concorrentes. Nós te entregamos todas as opções de mudanças possíveis para que você consiga captar todos os dados e possa otimizar a sua campanha ao máximo.

Mude o assunto, o conteúdo e vários outros elementos - e depois a própria ferramenta envia a versão vencedora para o restante da sua base de contatos!

Aproveite essas e outras vantagens!

Métricas de e-mail marketing para acompanhar

Aqui abaixo estão algumas métricas essenciais para monitorar em sua campanha de e-mail marketing.

Taxa de abertura: 

A porcentagem de destinatários que abriram o seu e-mail.
Taxa de cliques: 

Quantos destinatários clicaram em um link ou numa chamada à ação, mostrando o nível de engajamento dos destinatários.

Taxa de conversão: 

Mede a porcentagem de usuários que realizaram a ação desejada pela sua estratégia no seu e-mail, como comprar o produto ou preencher o formulário. 

Taxa de cancelamento de inscrição: 

Indica a porcentagem de destinatários que cancelaram a inscrição em sua lista de e-mails. 

Taxa de rejeição: 

É a porcentagem de e-mails não entregues, seja por endereços inválidos, problemas de entrega ou filtros de spam. 

Taxa de compartilhamento social: 

A porcentagem de destinatários que compartilharam o seu e-mail nas redes sociais. 

Taxa de crescimento da lista: 

São os novos assinantes da sua lista de contatos.

Além dessas principais, existem outras métricas. O importante é analisar os resultados de e-mail marketing constantemente e entender quais delas combinam com a sua estratégia e realmente importam para o seu planejamento. Com base nesses números, você poderá fazer otimizações.

Evitando práticas de SPAM e garantindo a conformidade legal

A seguir, veja algumas dicas para evitar que as mensagens virem spam:

  • Incentive o cadastro na lista de e-mails para criar uma base de usuários interessados.
  • Certifique-se de ter o consentimento explícito dos destinatários.
  • Identifique-se claramente, dando o nome da empresa e do profissional.
  • Envie e-mails de fato relevantes, conectados ao seu negócio e que supram as necessidades dos leads.
  • Faça testes A/B para avaliar possibilidades e enviar os e-mails mais otimizados.
  • Mescle imagens e textos, pois alguns provedores consideram spam os e-mails que têm apenas imagens.
  • Insira a opção de descadastro, diminuindo as taxas de marcações como spam.
  • Evite palavras muito comerciais nos assuntos de e-mail como “grátis” e “de graça”.
  • Monitore as métricas de reclamação, como a taxa de rejeição, más avaliações e a taxa de cancelamento, para evitar outros problemas.

Qual ferramenta de e-mail marketing utilizar?

Esse trabalho pode parecer um tanto complicado e custoso, mas isso só acontece quando não se utiliza uma ferramenta de e-mail apropriada. Você precisa de uma plataforma integrada, que não te entregue um aplicativo diferente para cada tarefa da sua estratégia.

Então, poupe tempo, dinheiro e esforços ao investir na melhor plataforma: Zoho Campaigns, o seu software de e-mail marketing que impulsiona as vendas! 

Nele, você pode gerenciar campanhas, criar designs responsivos, criar, personalizar e enviar e-mails, segmentar contatos, acionar fluxos de trabalho automatizados e mais. 

Ele permite a integração com diversas outras ferramentas, testes A/B completos e a geração de relatórios e análises para que você tenha acesso a todos os dados da sua estratégia com apenas um clique. Confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas