Confira o seu guia completo para gestão de redes sociais

Guia completo para gestão de redes sociais


Para fazer uma boa estratégia de Inbound Marketing, conseguir resultados otimizados e se destacar frente aos concorrentes, é necessário investir na melhor gestão de redes sociais.

Se quer saber como fazer uma gestão eficiente, quais são as tendências do mercado para as redes, quais são as mídias sociais mais interessantes para empresas e como fazer uma gestão de redes sociais de qualidade, continue a leitura.

O que é a gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais não é apenas sobre publicar conteúdos de forma regular nas plataformas, mas sim sobre formular atividades e estratégias para administrar, monitorar e otimizar a presença da marca nas redes sociais.

Por isso, a gestão envolve o planejamento, a criação, a execução e a constante análise dos conteúdos relevantes e dos seus resultados, no intuito de alcançar metas empresariais de comunicação. 

Por que investir na gestão de redes sociais do seu negócio

O Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo!

Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para as empresas. Os negócios que se destacam no meio digital conseguem transmitir o valor de sua marca e promover o seu produto/serviço através dos canais virtuais.

Porém, mesmo que muitas organizações entrem nas redes sociais buscando as suas vantagens, não vale a pena percorrer esse caminho sem uma boa estratégia.

Por isso, a resposta é a boa gestão de redes sociais. 

Essa organização só acontece com a gestão eficiente. É que em meio a tantos conteúdos diversos e atraentes, é preciso muito mais do que postagens aleatórias, mas se planejar bem, entender comportamentos e tendências para captar a atenção do leitor. 

Por fim, você verá uma conexão autêntica com o público-alvo, o impulsionamento do tráfego no seu site e o aumento das suas vendas.

A verdade é que a gestão de redes sociais é uma bússola que guia a sua empresa para alcançar o sucesso das estratégias online. 

Tendências para o mercado de redes sociais

As redes sociais estão em constante evolução e novas tendências surgem o tempo todo. Você provavelmente já ouviu falar de inteligência artificial, influenciadores e mídia multissensorial, por exemplo.

Essas são apenas algumas das tendências que estão impactando as redes sociais e o comportamento dos usuários no mercado atual. Confira as tendências relevantes que têm marcado a atualidade:

1. Mercado de influenciadores

O marketing de influenciadores tem crescido e desempenha um papel cada vez mais importante nas redes sociais. Os influenciadores conseguem impactar a opinião e o comportamento dos seguidores, por isso, as marcas podem aproveitar essa parceria. 

É um auxílio para criar proximidade com a audiência, ganhar confiança, gerar conexão e muito mais. Essa parceria pode se ampliar, e alguns influenciadores podem até mesmo virar embaixadores da marca.

2. Presença da Inteligência Artificial

A IA pode te ajudar na redação para as suas redes sociais! Insira prompts e ela te retornará com sugestões, podendo analisar redes sociais, ajudar com insights e outras análises mais profundas. Depois, basta que o profissional personalize, otimize e transforme o conteúdo no seu formato mais criativo.

3. Conteúdo em vídeo

O vídeo ganha cada vez maior popularidade nas redes sociais e é hoje o melhor formato para alcançar pessoas. Ele é fácil de viralizar nos mais variados canais, como o Instagram, o Facebook, o Youtube e o TikTok.

Por isso, os gestores de redes sociais estão investindo nos vídeos curtos e nas transmissões ao vivo, com conteúdo envolvente, autêntico e criativo.

4. Ferramentas de áudio

Assim como o vídeo, o papel do áudio nas mídias sociais está passando por uma transformação. Os conteúdos escritos em blogs passam a ser acompanhados pelo seu formato em áudio, para que aqueles que não podem ler passem a escutar.

Ferramentas como Facebook Soundbite Reactions e o Tweets de voz ganham espaço. Os podcasts estão sendo cada vez mais escutados, e devem ser considerados na estratégia para alcançar mais audiência e engajamento.

5. Aumento de jogos

A indústria de jogos entrou até mesmo na Netflix, que está criando o seu próprio estúdio interno de videogame. As marcas usam os jogos e o seu formato para envolver os usuários e alcançá-los com maior facilidade. 

Conhecida como “gamificação em redes sociais”, é uma forma eficiente de aumentar a retenção de clientes, aumentando o tempo de interação. 

A abordagem deve ser cuidadosamente planejada e pode envolver recompensas aos usuários que cumprirem ações, distintivos para usuários que alcançam marcos, competições, rankings, missões, sistemas de progressão onde usuários ganham acesso a novos recursos do produto vendo pela marca e mais.

6. Uso de tela cheia

O rápido crescimento do TikTok gerou a sua influência na forma como outras plataformas funcionam, como o Instagram, o Youtube e o Facebook. Os usuários passaram a buscar e a ver mais conteúdos em 9:16 (tela cheia na vertical).

7. Autenticidade, integração, privacidade e transparência

Os usuários estão exigindo que as marcas sejam autênticas, que respeitem a privacidade dos consumidores e que sejam mais transparentes, humanizadas e integradas, o que fortalece a criação da personalidade unificada da marca em todas as redes sociais.

8. Anúncios interativos

As tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) estão presentes nessa tendência, que gera maior engajamento do usuário a partir, por exemplo, do uso dos filtros. 

9. Mídia multissensorial

A mídia social multissensorial implica na integração de formatos, como vídeo, texto e outros modelos imersivos: músicas em imagens estáticas, metaverso, enquetes, misturas de áudios, gifs, legendas e mais.

Redes sociais mais usadas por empresas 

Quando você pensa em marcar presença nas redes sociais, o primeiro passo é entender quais delas são as melhores para dialogar com o seu público-alvo. Conheça as mais usadas no Brasil em 2023, segundo o Datareportal:

1. WhatsApp

A rede social preferida e mais usada, que permite a troca de mensagens rápidas, mas também é ideal para estratégias empresariais que envolvem comunicação com a base de leads e clientes. O seu público-alvo deve permitir ser abordado por esse meio, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Você ainda pode ter uma conta empresarial com o Whatsapp Business, com um catálogo das suas soluções e produtos, utilizar respostas automáticas para atender aos seus clientes e muito mais.

2. YouTube

Segundo dados de 2023, o Youtube é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros! 

De acordo com pesquisa da HubSpot, a América Latina inteira tem preferência por vídeos. Com o aumento desse consumo, a tendência é que essa plataforma não pare de crescer. 

3. Instagram

O Instagram ocupa o terceiro lugar como mais querido pelo público, e o Brasil é o terceiro país que mais usa essa rede social, logo depois dos Estados Unidos e da Índia. Essa plataforma é essencial para clientes no início e meio da jornada de vendas.

4. Facebook

O Facebook está em quarto lugar na preferência do público apesar da tendência de queda em engajamento, e por isso é interessante apostar no Facebook Ads para atingir os consumidores relacionados ao seu negócio.

5. TikTok

A quinta rede social mais usada e em constante crescimento é o TikTok, uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos que mudou até mesmo a forma de funcionamento de outras redes sociais.

6. LinkedIn

A sexta rede social preferida é muito importante para negócios B2B, pois propõe o encontro entre profissionais. Também é uma plataforma eficiente para conversão e presença de marcas.

7. Twitter

Na décima rede social mais usada, a interação é o ponto mais forte do Twitter. Os usuários e marcas mantêm uma grande taxa de engajamento diário com as suas mensagens de caracteres limitados, o que permite que todos sejam mais criativos e objetivos nos textos.
 

Como fazer uma gestão de redes sociais de qualidade

Apenas no início de 2023, havia 181,8 milhões de usuários de internet no Brasil. Não é possível ter uma boa estratégia deixando esse público de lado! Confira boas práticas para implementar:

1. Definindo uma estratégia de presença nas redes sociais

Pode parecer um processo simples, apenas sobre fazer publicações periódicas, mas há muito mais por trás de um perfil de marca eficiente. As técnicas de marketing aplicadas na gestão devem atrair o público certo, com a linguagem certa, no momento certo.

Então, defina uma estratégia pensada para a sua marca, determinando a voz que será usada, a linguagem e a personalidade. Determine os canais relevantes e os objetivos da estratégia, sempre com base em quem é o seu público-alvo e como ele se comporta.

2. Criando conteúdo relevante e envolvente

Desenvolva um plano de conteúdo que seja de fato valioso para o seu público-alvo, que supra as suas dores e necessidades. Considere os formatos que agradam ao usuário, e crie conteúdo original e compartilhável que se conecte com quem está vendo.

3. Calendário de publicações e agendamento de posts

É preciso planejar a frequência e o horário das postagens, pois a sua presença deve ser contínua e consistente nas redes sociais. Aproveite as ferramentas de agendamento para automatizar o processo de criação de um calendário de publicações, evitando dores de cabeça e esquecimentos.

4. Gerenciando a comunidade e engajando o público

É hora de alcançar o seu público e estabelecer um relacionamento! Então, cative os usuários interagindo: converse, anote e responda às sugestões, críticas, elogios, faça perguntas, chamadas para ações, veja, compartilhe as menções de marca e mais.

5. Olhando para as métricas na gestão de redes sociais

Meça regularmente o desempenho das redes sociais a partir de métricas como alcance, engajamento e conversões. Utilize esses dados para otimizar o seu planejamento e gerar insights sobre o desempenho da sua estratégia de redes sociais.

6. Realizando gestão de crise

A entrada e permanência da sua marca nas mídias precisa ser bem pensada e bem gerenciada para conquistar os usuários e de fato se destacar frente aos concorrentes, sempre pensando em todos os cenários alternativos e fazendo uma gestão proativa de monitoramento de crises.

Para nutrir conexões significativas com o público, é preciso investir em honestidade, empatia, transparência e confiança, implementando medidas de segurança rígidas, oferecendo opções claras de controle de privacidade e dos dados pessoais para o usuário.

7. Fazendo parceria com influenciadores

Os influenciadores estão em alta, e, com eles, fica mais fácil alcançar públicos específicos, promovendo produtos de forma autêntica. Eles ajudam a humanizar a sua marca, aumentando também o seu alcance, já que possuem um público estável.

Qual ferramenta utilizar em sua gestão de redes sociais? 

As redes sociais são canais essenciais para entregar conteúdos ricos e criar um relacionamento forte entre marca e público-alvo, com benefícios como interação instantânea, grande alcance e baixo custo.

Mas a sua estratégia só funciona se você contar com a tecnologia para te ajudar. A sua marca pode e deve aproveitar os benefícios do Zoho Social para alcançar uma audiência ampla e obter maior retorno sobre os investimentos!

O Zoho Social está entre as melhores plataformas para gestão de redes sociais para te guiar nessa jornada, envolvendo os seus usuários com uma experiência mais profunda, aumentando as chances de engajamento, conexão, tempo de visualização e reconhecimento da marca.

Com o Zoho Social, você consegue gerenciar as suas mídias sociais com facilidade, criando relatórios personalizados de análise de desempenho, obtendo previsões dos melhores horários de publicação, agendando posts e muito mais, tudo em colaboração com a sua equipe.

A ferramenta torna a sua jornada em direção às redes sociais de sucesso muito mais fácil e otimizada. Saiba mais sobre os recursos da ferramenta de redes sociais mais amada do mercado!

Além da possibilidade de contratar somente a ferramenta, o Zoho Social está presente na plataforma de marketing unificada para equipes que querem ir além do básico e ter uma gestão multicanal do marketing: conheça o Marketing Plus!
 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas