Configurar o Email de envio de proposta comercial

Configurar o Email de envio de proposta comercial - Zoho

Você está hesitante sobre como escrever um email de envio de proposta comercial? Não se preocupe; você não está sozinho.

Ao ler este artigo sobre como escrever e-mails de propostas profissionais, você já sabe tudo sobre o envio de e-mails de vendas, parcerias comerciais, projetos e propostas de preços para clientes antigos e novos.

Apresentaremos um formato de e-mail de proposta comercial, desde as linhas de assunto até os passos finais do email de envio de proposta comercial.

O que é um email de envio de proposta comercial?

Na maioria dos casos, um email de envio de proposta comercial é uma correspondência oficial enviada nos estágios iniciais e intermediários do processo de vendas. Um e-mail de proposta formal é uma etapa significativa no funil de vendas, fornecendo todas as informações que um lead precisa para escolher se tornar um cliente.

O funil de vendas básico tem quatro etapas, incluindo:

  1. Conhecimento

  2. Interesse

  3. Decisão

  4. Ação

Os e-mails de proposta geralmente são acionados no estágio 2 e fornecem as informações que um cliente precisa para fazer a transição para o estágio 3.

Um e-mail de envio de proposta comercial eficaz inclui todas as informações importantes que um prospect ou cliente precisa. Além disso, ele resume os principais pontos de discussão de sua oferta, incluindo evidências de suporte, cronograma, termos-chave, quaisquer condições e os custos mais importantes.

A conclusão é que uma ótima proposta é essencial para transformar um prospect em um cliente.

Diferentes tipos de email de envio de proposta comercial

Os e-mails de proposta enviados a um cliente em potencial são conhecidos como mensagens solicitadas, o que significa que não serão uma surpresa quando forem entregues.

Email de envio de proposta comercial são essenciais para o processo de venda, mas a mesma abordagem também pode ser usada para se comunicar com pessoas com as quais você não tem um relacionamento. Estes são conhecidos como propostas não solicitadas ou e-mails frios e podem incluir:

● Apresentar novos serviços ou soluções para um novo cliente em potencial

● Compartilhando ideias com seu chefe

● Respondendo a oportunidades como subsídios

Tanto os e-mails solicitados quanto os não solicitados devem conter as mesmas informações e seguir a mesma estrutura descrita abaixo.

Como escrever um e-mail de proposta

Um e-mail de proposta é um resumo das discussões e diálogos que você teve com um cliente em potencial e uma declaração escrita e explícita dos acordos comerciais que você discute.

Todo e-mail de proposta bem-sucedida compartilha a seguinte estrutura de 7 etapas:

  1. Declaração de gratidão (uma frase)

  2. Definição do problema e impacto financeiro (uma ou duas frases)

  3. Resultado desejado (uma ou duas frases)

  4. Solução proposta (duas a cinco frases)

  5. Preço proposto (uma frase)

  6. Redução de risco (uma ou duas frases)

  7. Próximo passo (uma frase)

Agora, isso pode parecer uma maneira simples de dizer o que você quer, mas na verdade elimina as informações irrelevantes e concentra esforço e atenção no que importa. Elimine o jargão, abandone a fala da administração e mantenha as coisas simples.

E-mails eficazes são personalizados e profissionais, portanto, molde sua comunicação para torná-la o mais clara possível. Também não é um contrato, portanto, evite jargões legais ou tente escrever de maneira excessivamente formal.

Formato de e-mail de proposta comercial

O formato de e-mail para enviar uma proposta comercial é simples e inclui apenas cinco partes essenciais:

● Linha de assunto

● Saudações

● Linha de abertura e corpo

● Final

● Assinatura

Não importa se você está enviando um e-mail para alguém pela primeira vez ou pela centésima vez; ao enviar um e-mail de proposta, mantenha esse formato e você não errará.

Você pode usar o formato descrito aqui para criar todos os tipos de e-mails profissionais, então aprenda uma vez e é uma habilidade que ficará com você por toda a vida. Uma vez dominado, você estará criando ótimos e-mails em minutos.

Os e-mails profissionais são uma habilidade que ficará com você por toda a vida. Uma vez dominado, você estará criando ótimos e-mails em minutos.

Como iniciar um e-mail de proposta comercial

Ao decidir como iniciar o email de envio de proposta comercial, você deve parar e pensar no destinatário e se está começando a redigir uma proposta comercial formal ou informal.

Saudações por e-mail para uma proposta comercial formal

Ao escrever para alguém que você conhece, use uma saudação formal por e-mail:

● Caro <nome e sobrenome>,

Uma excelente proposta tem tudo a ver com pesquisa, então esperamos que você tenha o nome da pessoa para quem está enviando mensagens. Se você não fizer isso, tudo bem (mas não o ideal) abordá-los usando o título do trabalho. Aqui está um exemplo: “Caro Gerente de Compras,”

Tente evitar usar saudações excessivamente exigentes, como ‘Prezado Senhor/Senhora’ e ‘A quem possa interessar. Também sugerimos não se incomodar com o Sr ou a Sra, pois também estão desatualizados.

Saudações por e-mail para uma proposta comercial informal

Ao escrever para alguém que você conhece, um prospect, cliente ou colega de qualquer ambiente, você pode usar uma abordagem menos formal, se quiser.

“Olá <Nome>,

Para saber mais sobre as convenções e práticas recomendadas sobre saudações por e-mail, leia nosso artigo sobre como iniciar um e-mail .”

Corpo de abertura do e-mail

Os e-mails de proposta são sobre informar, envolver e inspirar alguém com uma ótima ideia, conceito ou produto, por isso é tentador entrar em detalhes, mas não perder o foco.

Usando uma estrutura já mencionado anteriormente. Também obter o tom de voz certo em seus e-mails é fundamental. Você vai querer parecer confiante sobre sua proposta, mas evite se gabar ou ser muito confiante.

Em alguns casos, como quando você conhece a pessoa, uma abordagem amigável pode funcionar. Se você não conhece a pessoa, é mais provável que uma abordagem formal obtenha uma resposta.

Em última análise, depende de como você deseja se apresentar nos e-mails de proposta.

Como encerrar um e-mail de proposta

A abordagem adotada para encerrar um e-mail de envio de proposta comercial depende de você estar escrevendo uma proposta comercial formal ou informal.

Aprovações de e-mail para uma proposta comercial formal

Se você estiver escrevendo um e-mail de proposta formal, é aconselhável usar um final de e-mail formal, como:

● “Atenciosamente” se você souber o nome da pessoa e se não (ou estiver escrevendo para um grupo)

E-mail aprova proposta comercial informal

Se você gosta de ser menos formal, sinta-se à vontade para selecionar um e-mail profissional que termine na lista abaixo.

● Sinceramente

● Atenciosamente

● Cumprimentos

● Com os melhores desejos

● Estou ansioso para ouvir de você

Com essas dicas você consegue configurar um email de envio de proposta comercial. E para tornar ainda mais fácil, você ainda pode utilizar o recurso de envio de emails do Zoho Bigin. Dessa forma é possível controlar, programar e enviar e-mails.

Acesse e teste gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas