3 dicas de como encontrar cliente em potencial

Cliente em potencial é uma referência para pessoas que conhecem o seu negócio, mas ainda não consumiram seus produtos. De forma resumida, cliente potencial é aquela pessoa que seu produto ou serviço faz sentido e quem pode comprá-lo.

Para encontrar esses potenciais clientes, você tem que aplicar uma série de metodologias para garantir mais vendas no futuro. Conhecer muito bem seus melhores consumidores é, sem dúvida, um cenário que qualquer empreendedor busca.

Quando você segmenta seu público corretamente, acontece uma reação em cadeia:

● a sua equipe de pré-vendas consegue qualificar o cliente potencial que foi gerado;

● os resultados do seu marketing é automaticamente favorável;

● seus vendedores conseguem realizar a venda muito mais assertiva.

Ao identificar e fazer parcerias com clientes em potencial, as empresas podem expandir rapidamente seus lucros. Mas a tarefa de encontrá-los não é das mais fáceis. Há um caminho a percorrer, contudo, definitivamente vale a pena.

Cliente em potencial: o que é e como atrair

Um cliente em potencial, como já mencionado, é uma pessoa ou empresa com perfil para comprar seu produto ou serviço. Mas vale ressaltar um detalhe importante neste artigo: ela ainda não comprou. Mesmo que tenha todas as vantagens que sua empresa entende ser necessário para isso.

As empresas nem sempre têm uma visão clara dos clientes em potencial – sem dúvida uma coisa boa. Muitas vezes, alguma estratégia precisa ser aplicada para identificá-los.

Em seguida, desenvolva uma estratégia de marketing projetada para atrair clientes. Para você ter uma ideia melhor do que é um cliente em potencial, algumas características que ele possui são importantes. Essa pessoa ou empresa geralmente:

● tem a necessidade e até a urgência de buscar uma solução;

● possui a capacidade de pagar pelos serviços ou produtos que você fornece;

● ter autonomia sobre o processo de compra de compromisso e tomada de decisão;

● construir uma relação de confiança com a empresa (começando pelo marketing), etc.

Claro, não precisa ser uma cartilha obrigatória. Os potenciais clientes nem sempre possuem 100% dessas características. Esta lista é mais um guia para ver se você está mais perto ou mais longe de vender para uma pessoa ou empresa específica.

Também é importante enfatizar outro ponto. A partir do momento em que você se apega ao seu produto ou serviço, a pressa é inimiga da perfeição. Dito isto, você não deve "empurrar" as vendas porque você viu - em teoria - perto de acontecer. Consultar.

Crie valor para esse prospect e deixe-o cada vez mais convencido de que precisa consumir sua marca.

Os maiores desafios para quem busca um cliente potencial

Para criar uma campanha online eficaz, seja gerando conteúdo para seus clientes ou promovendo sua marca nas redes sociais, você precisa entender quem é seu público-alvo, também conhecido como Perfil do Consumidor Ideal (PCI). A falta desse entendimento pode comprometer seu alcance de ação.

Se sua campanha não focar em leads qualificados, aqueles que funcionam melhor com sua solução, a venda pode ser bem-sucedida, mas com situações indesejadas como cancelamentos e uma experiência ruim para alguns clientes.

Esses problemas podem ser evitados identificando o público-alvo do seu negócio. Essa situação pode prejudicar seu comportamento e resultar em perda de investimento em marketing.

Conheça as soluções para ter sucesso com seu cliente potencial

Um cliente em potencial é alguém que mantém uma necessidade que sua solução pode satisfazer e tem poder de compra. Este deve ser o objetivo de suas equipes de marketing e vendas.

É aí que eles devem manter todos os seus esforços. Mas como identificar o cliente ideal para o seu negócio? Primeiro, você precisa entender que uma perspectiva pode ou não se qualificar, o que é variável. Ou seja, hoje ele pode não ser o público-alvo do seu negócio, mas amanhã ele será.

Portanto, é sempre bom manter contato com todos os seus clientes em potencial, mesmo se você achar que eles não se encaixam como uma oportunidade de qualificação hoje. Bem, dito isso, vamos dar uma olhada em nossas dicas para identificar potenciais clientes.

1. Não há como atrair clientes para sua mesa

Enquanto muitos gerentes de vendas se contentam em sentar em suas mesas e esperar que os clientes liguem, no ambiente competitivo de hoje, os vendedores precisam começar a pensar em maneiras diferentes de aumentar sua base de clientes.

Isso não significa mudar sua oferta de serviços, mas significa focar mais em relacionamentos individuais com os clientes. Mas este artigo não discutirá apenas como reter os clientes existentes. O título é sobre como conquistar novos clientes e, para isso, é extremamente importante tornar o negócio mais pessoal.

Antes de se envolver com clientes a torto e a direito na prospecção, é necessário tentar uma abordagem específica com base nas necessidades do cliente e, assim, tornar a negociação mais pessoal e relevante para as pessoas envolvidas.

2. Foque nas suas reais necessidades e conquiste novos clientes

Quanto mais você se concentrar nas necessidades do cliente e em sua abordagem para personalizar sua empresa, maior a probabilidade de chamar a atenção e ganhar a confiança de sua empresa.

Portanto, para vencer o jogo de criar valor para seus clientes e conquistar novos, é imprescindível desenvolver uma estratégia que torne os negócios e os relacionamentos mais pessoais.

Mostre aos clientes o valor que sua empresa pode realmente agregar aos negócios deles.

3. Sinta a dor do cliente

Humanos são emocionais. Embora gostemos de pensar em cada conexão emocional que fazemos com nossos clientes como algo positivo, há muitas situações em que isso não é suficiente.

Nem sempre é suficiente para um cliente apenas olhar para o seu rosto. Porém, muitas vezes você faz tudo certo, respeita o momento do cliente potencial, pesquisa as necessidades e mesmo assim não tem sorte.

Por outro lado, às vezes sua empresa faz algo errado, você comete um erro ou outro, mas as pessoas fazem negócios com você porque se sentem seguras com seu profissionalismo.

Não se preocupe, porque conexões emocionais negativas também podem ser boas para os negócios se você souber o que está fazendo.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. E para fazer o gerenciamento de clientes potenciais nada melhor do que investir em uma ferramenta de gestão.

Acesse e conheça a solução do Zoho Bigin!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas