5 dicas de como montar relatórios personalizados

Quer saber como montar relatórios personalizadosde sucesso? Preparamos um artigo com 5 dicas para você colocar em prática. Boa leitura!

A análise robusta e personalizável do Zoho CRM permite que você aproveite seus dados para entender o desempenho de negócios e marketing.

Com nosso criador de relatórios personalizados, você pode entender como os clientes interagem com suas mensagens ao longo do tempo, identificar quais esforços de marketing próprios precisam ser aprimorados e se concentrar em onde você deve ajustar sua estratégia de marketing para expandir seus negócios.

Neste artigo, você aprenderá a criar uma estratégia abrangente de relatórios para expandir seus negócios e responder a quaisquer perguntas importantes de desempenho que surgirem ao longo do tempo.

O que é uma estratégia de relatórios personalizados?

Relatórios personalizados permitem que você analise sua marca e desempenho de marketing. Eles são intencionalmente flexíveis, para que você possa responder facilmente a novas perguntas que surgem à medida que sua empresa cresce e o comportamento do consumidor e as tendências do setor mudam.

O Zoho CRM fornece pontos de partida focados para ajudá-lo a criar relatórios importantes rapidamente, mas ter uma estratégia em torno de suas análises antes de mergulhar o ajudará a usar a ferramenta ao máximo.

Se você deseja entender o desempenho de uma ferramenta específica do Zoho CRM, como uma campanha, fluxo, formulário de inscrição etc., o Zoho também oferece relatórios específicos de recursos.

Etapa 1: planejar os relatórios personalizados

Semelhante a um arquiteto que precisa de um plano, seu primeiro passo na construção de uma estratégia abrangente de relatórios é planejá-la. Comece fazendo um brainstorming de quais perguntas de negócios você deseja responder. Em poucas palavras: o que você espera ganhar com a análise de seus dados?

Isso varia de acordo com seu negócio e setor, mas é útil fazer uma lista de insights que você espera obter com suas análises que o ajudarão a expandir seus negócios.

Algumas perguntas podem incluir:

  • Quais produtos são pedidos com mais frequência? Quais produtos são devolvidos com mais frequência?
  • Dos meus e-mails de campanha, qual tipo (por exemplo, boletim informativo, anúncio de produto, venda/promoção etc.) resulta em maior engajamento e conversões?
  • Quais grupos de clientes acionam uma determinada métrica com mais frequência?
  • Quais são minhas coleções de produtos mais vendidos mês a mês?
  • Como a mudança de estação afeta minhas vendas? Como meus esforços de marketing de férias se comparam aos meus outros?
  • Qual é o desempenho da minha empresa em métricas importantes de engajamento e conversão mês a mês?
  • Estou com desempenho superior ou inferior em quaisquer indicadores-chave de desempenho (KPIs) críticos?

Estas são apenas algumas perguntas para começar à medida que você cria uma lista específica para o seu negócio. Depois de criar uma lista de insights necessários, considere quais relatórios você deve criar para ajudá-lo a responder a essas perguntas.

Etapa 2: Implementar

Existem várias maneiras de analisar seus dados no Zoho CRM. Você pode ver diretamente as métricas disponíveis em sua conta ou pode gerar um relatório sobre um caso de uso de negócios específico. Veja abaixo estratégias sobre relatórios que você pode criar e formas de visualizar suas métricas.

O recurso de relatórios personalizados fornece pontos de partida focados para ajudá-lo a criar relatórios importantes rapidamente. Cada relatório pode ser personalizado para ajudá-lo a responder às perguntas identificadas em seu plano.

Aprimore o desempenho de uma métrica específica sazonalmente

Se você alterar suas mensagens ou seleção de produtos a cada temporada, há um tipo de relatório específico que pode ser uma ótima maneira de analisar como essas mudanças afetam uma métrica específica.

Por exemplo, você pode criar um relatório em torno do pedido feito ou e-mail aberto para visualizar o efeito de uma nova coleção de primavera. A forma como seu público interage com esse conteúdo fornecerá informações sobre o desempenho do seu produto e das mensagens atualizadas. Isso também lhe dará uma visão de como os clientes podem reagir às mudanças nos feriados subsequentes ao longo do ano.

Analise o desempenho da empresa

Ao analisar uma variedade de suas métricas ao longo de um ano, você pode ver como sua empresa cresceu e onde há espaço para melhorias no futuro. Para analisar seu desempenho anual, selecione as métricas relacionadas ao seu negócio e defina o prazo para mostrar os resultados do último ano, classificados por mês.

Relatório de desempenho da campanha

O Relatório de desempenho da campanha agrupa seus dados por campanha com uma lista de métricas de campanha padrão que você pode editar e filtrar para ver o desempenho das iniciativas de marketing ao longo do tempo.

Monitore o desempenho das diferentes variações de uma campanha

Se você executar testes A/B para campanhas, o Relatório de desempenho da campanha poderá ajudá-lo a analisar como cada variação se compara à próxima para que você possa ver o que funciona melhor para seu público. Inclua todas as métricas de engajamento e conversão que sejam relevantes para sua empresa.

Relatório de desempenho de fluxos

O Relatório de desempenho de fluxos permite que você se aprofunde nas informações de engajamento e conversão específicas do fluxo. Assim como no Relatório de desempenho da campanha, você pode personalizar seu relatório personalizando as métricas que deseja analisar e focando sua análise usando tags e filtros de intervalo de tempo.

Etapa 3: aja de acordo com seus insights

Depois de criar seu relatório, use-o para alinhar internamente as métricas de desempenho, reavaliar seus esforços de marketing e expandir seus negócios. Aprofunde-se no que não está funcionando atualmente com seu público e mude hábitos que não melhoram sua capacidade de entrega ou receita.

Se houver produtos específicos que resultem em altos retornos ou pedidos de baixa colocação, considere editar sua cópia de marketing e fazer ajustes na descrição do produto ou no próprio produto, quando necessário. Se você notar uma queda em algum KPI – como taxa de abertura, taxa de conversão e receita – ajuste as práticas de envio e as estratégias de marketing para elevar suas métricas.

Por outro lado, em áreas que apresentam bom desempenho e geram fortes métricas de conversão, descubra por que esse é o caso. Verifique o que você estava fazendo no momento desse pico de crescimento e tente duplicar esse sucesso no futuro. Observe quais campanhas, fluxos e produtos específicos chamam a atenção de seu cliente e encontre maneiras de melhorar seu desempenho expandindo as coisas que funcionam.

Parte do crescimento do seu negócio é pensar em novas maneiras de aprimorar seu conteúdo de marketing atual em todos os canais. Confira as ideias abaixo para se inspirar:

Testes A/B para fluxos , campanhas e formulários

Para ver qual conteúdo resulta no maior envolvimento do seu público, tente testar diferentes variações de seus e-mails e formulários. Os resultados guiarão suas decisões de design e cópia para conteúdo futuro.

  • Segmentação avançada;
  • Nivele sua estratégia de segmentação em todos os canais, como e-mails, formulários e mídias sociais. Ao entender seu público, você pode se comunicar melhor com eles por meio de marketing direcionado;
  • Recursos adicionais;
  • Introdução aos relatórios;
  • Relatórios personalizados em Zoho CRM;
  • Personalizando sua experiência de análise.

Aproveitando essas 3 etapas será possível montar relatórios personalizadose garantir mais vantagens para seu negócio!

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas