Tenha todo controle de clientes em um único lugar

O CRM é um sistema crucial para organizar e registrar todas as ações de vendas de uma empresa. O sistema é fundamental para ter todo controle de clientes em um único lugar.

A sigla vem do inglês: "Customer Relationship Management", no seu sentido tecnológico refere-se ao software que registra as informações de todas as pessoas envolvidas nos processos da empresa, sejam elas clientes, usuários, funcionários ou fornecedores.

Os sistemas de CRM facilitam o processamento dos dados obtidos em diferentes fontes que servirão de base para a correta tomada de decisões.

Outra definição é relativa à estratégia de CRM: engloba o conjunto de ações e processos que uma empresa estabelece com o objetivo de atrair e satisfazer os clientes da carteira.

CRM: tenha todo controle de clientes em um único lugar

Antes, as empresas tinham um sistema pouco eficiente para agendar reuniões, agendar ligações ou até mesmo manter uma carteira de clientes. Tudo era realizado por meio de post-its, road books, cadernos, históricos de e-mail ou planilhas.

Enfim, era uma tarefa muito complicada de realizar, desorganizada e, acima de tudo, muito tempo perdido.

Um CRM é uma ferramenta informática utilizada para a organização e administração dos contatos de uma empresa. Sua principal função é ajudar seus usuários a centralizar todas as informações de seus clientes, tendo todo controle de clientes num único lugar. Além de organizar as atividades internas, quem deve cumpri-las e recolher informação estatística sobre o seu desempenho.

Assim, os CRMs são uma excelente ferramenta para promover o trabalho em equipe e a transparência das informações. Isso porque cria um ecossistema de trabalho para toda a área comercial. Neste ecossistema, comparar resultados ou compartilhar dados é extremamente fácil.

Quem pode usar um CRM?

A resposta é fácil: qualquer empresa que tenha um departamento comercial. Um CRM vai ajudá-lo a:

  • Gerenciar assinantes por e-mail;

  • Organizar e acompanhar as informações relevantes que nos permitem encontrar novos clientes em potencial;

  • Gerenciar oportunidades de vendas;

  • Avaliar o trabalho de sua equipe de vendas e medir o resultado de seus colaboradores.

Em geral, quando você procura um sistema de CRM é porque precisa ou quer simplificar seus processos de vendas.

Com um bom sistema de CRM, você pode manter a par de seus negócios, informações sobre seus clientes potenciais e sua organização. Você tem lembretes de todos os tipos, tarefas a serem realizadas ou pontos-chave a serem mencionados na reunião com seu cliente potencial.

Controle de clientes e de sua equipe de maneira rápida e fácil

Com todas essas informações, será possível evitar contratempos de todos os tipos ao gerar uma venda ou entrar em contato com um cliente potencial. Agora todos os dados relevantes para a venda estão em um só lugar. Um controle de clientes sensacional. Além disso, você pode acessar as informações de forma fácil e rápida.

No entanto, os CRMs não se restringem apenas a centros de armazenamento de informações. Conforme a tecnologia avançou, essas ferramentas evoluíram e nos ajudam a:

  • Gere leads por meio digital, como formulários da web ou chatbots de inteligência artificial;

  • Cultivar o relacionamento com clientes em potencial;

  • Automatizar o trabalho administrativo, os fluxos de conversação e o acompanhamento de nossos clientes;

  • Identificar as melhores ofertas em nossos funis de vendas por meio de inteligência artificial;

  • Avaliar os resultados de nossos esforços de negócios em tempo real.

Internamente, o CRM beneficia muito os vendedores auxiliando na automação das suas tarefas de vendas. Também auxilia os gerentes a acompanhar o desempenho de toda a equipe.

Assim, em termos de tecnologia, o CRM funciona como uma plataforma que centraliza, compartilha e organiza os dados do cliente​s com segurança. Fornece funcionalidade para gerenciar funis e relatórios. E também permite que você se comunique e rastreie todos os pontos de contato com os clientes.

As grandes empresas mais bem-sucedidas do mundo usam seu CRM amplamente em todos os seus departamentos de negócios. Isso lhes permite remover as barreiras entre as equipes de marketing e vendas, além de ter mais sucesso com os clientes.

O CRM na integração dos departamentos da empresa

Muitas vezes, as áreas dentro de uma empresa funcionam como silos. Significa que cada área se concentra apenas em suas funções e evitam o trabalho em equipe. Geralmente, a área de vendas é a única responsável por interagir com os clientes em potencial e convertê-los em clientes.

No entanto, não seria incrível se todas as áreas da sua empresa pudessem interagir com essas informações? Então você pode encontrar maneiras de melhorar seu serviço, produto, estratégia de marketing, logística, etc.

Entende a importância do CRM?

É imprescindível usar uma plataforma de onde é possível acessar todas essas informações de forma fácil e rápida.

O CRM melhora a organização, o atendimento e o controle de clientes

Existem outras desvantagens em ter os dados do cliente desorganizados. Por exemplo, a dificuldade que isso fará com que você trabalhe com outras equipes. Como sabemos, cada pessoa tem uma forma diferente de fazer as coisas. As mesmas informações podem ser duplicadas sem que haja controle do que está sendo feito.

Ter uma plataforma de CRM em seu negócio irá torná-lo centralizado. Isso tornará muito mais fácil padronizar os processos ao lidar com as informações. O marketing pode ver onde os leads são gerados. Já a área de vendas pode acessar esses dados históricos para alimentar suas comunicações de vendas.

Todas as interações e controle de clientes registrados em um só lugar, as equipes de atendimento poderão obter uma visão histórica do relacionamento de um cliente com sua marca.

A plataforma de CRM permitirá que o pessoal de atendimento ao cliente personalize a interação que tem com cada um. Por exemplo, digamos que um cliente prefira falar com a equipe de vendas ao telefone.

Ao visualizar isso no CRM, um representante do atendimento ao cliente terá informações valiosas. Você saberá que é muito mais benéfico agendar uma ligação em vez de tentar bater um papo por e-mail.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas