Utilize o chat de relacionamento para melhorar a comunicação interna

O objetivo de criar chat é se tornar uma forma de comunicação instantânea. Desde a sua criação até hoje, esta é uma ferramenta muito importante para uso pessoal e corporativo.

O Chatmudou completamente os métodos de comunicação e atendimento entre a empresa e seus consumidores. A diversidade de canais de contato e interação indica cada vez mais que eles são aliados importantes para novas oportunidades de vendas.

Além disso, a ferramenta desempenha um papel importante na construção de relacionamentos com os clientes. Hoje, apresentaremos a evolução desse recurso e sua importância para o seu negócio.

Quer saber mais sobre o chat de relacionamento? Continue lendo o artigo.

Como o chat de relacionamento começou?

Embora o chat de relacionamento seja tão comum em nosso dia a dia, o chat é uma invenção que mudou a forma de comunicação. Claro, com o avanço da tecnologia, essa ferramenta também foi atualizada.

Hoje, o chat é essencial para o sucesso da estratégia corporativa, pois traz benefícios para a troca de informações dentro e fora da empresa.

Mas antes disso, foi uma função de entretenimento pessoal de muito sucesso. Principalmente com a popularidade de algumas plataformas de bate-papo online na década de 1990.

Este meio pode ser usado de várias maneiras e para diferentes propósitos.

Em outras palavras, você pode usar o bate-papo para bate-papos privados ou em grupo, entretenimento e comunicação dentro e fora da empresa.

No último item relacionado a organizações e empresas, o chat parece ser um canal muito importante, seja para atendimento ou conquista de novos clientes.

De fato, uma pesquisa realizada pelo Standards Intelligence Center (CIP) em 2017 mostrou que o chat é o canal de comunicação mais eficaz entre marcas e consumidores.

91% das solicitações são resolvidas via chat, com tempo médio de resposta de 0,5 segundos.

Em outras palavras, essa é uma estratégia de serviço poderosa e, se for aprimorada por um determinado método ou tecnologia, pode ser mais eficaz.

Atendimento humanizado com o chat de relacionamento

Apesar de todos os avanços tecnológicos, a interação humana ao concluir uma compra ainda é muito importante para ganhar a confiança do cliente.

O principal objetivo do cuidado humanizado é construir confiança e valorização das relações pessoais. Ou seja, é um tratamento de consumo baseado na confiança, empatia e exclusividade.

O serviço de chat de relacionamento é baseado no diálogo dedicado e atende às necessidades dos consumidores por meio de um processamento único e diferenciado.

Essa é uma estratégia de negócios que ajuda a melhorar a experiência do cliente com sua marca, ao mesmo tempo que se livra de scripts de serviço rígidos e unificados.

Portanto, você vai abandonar o plano de serviço tradicional e mostrar exclusividade na comunicação com o cliente.

Em um cenário competitivo, as empresas que prestam esse tipo de serviço humanizado - independente do canal de interação - acabaram se destacando da concorrência.

Isso porque, pela empatia demonstrada pelo atendimento da sua empresa e pelo diálogo cuidadoso no chat, o cliente sente que foi ouvido. Sabemos que ouvir nossos clientes fará com que se sintam reconhecidos.

Na verdade, esse é um fator importante para aumentar a lealdade do consumidor. Com uma experiência positiva de atendimento ao cliente, os consumidores têm uma chance muito maior de se conectar com sua marca.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 70% da experiência de compra é afetada pelos sentimentos dos consumidores sobre si mesmos sendo tratados.

Além disso, 68% dos clientes abandonam a empresa por sentirem que o serviço foi negligenciado.

Aproximadamente 80% dos consumidores também afirmaram preferir uma pessoa para resolver os problemas ao invés dos canais de autoatendimento. Este é um grande diferencial no contexto de prestação de serviços por chat, que normalmente é marcado pela não personalização.

Porém, na década de 1970, surgiu o primeiro sistema com função de chat. Portanto, mesmo para um projeto simples, é também um registro importante na história do chat de relacionamento.

Como ter um chat de relacionamento na empresa?

Agora que você sabe o que é o serviço de chat e como surgiu essa ferramenta, pode querer saber como aplicar essa estratégia na sua empresa para melhorar o relacionamento, não é mesmo?

Não se preocupe, a tecnologia é uma importante aliada na prestação de um atendimento satisfatório ao cliente.

Além disso, hoje existem plataformas de chat de relacionamento que funcionam de forma simplificada e valem muito a pena. Uma das ferramentas ideais de chat para empresas é o Cliq da Zoho.

O que esperar dessa ferramenta?

Colaboração em grupo agora facilitada

Trabalhe com sua equipe para transformar ideias em realidade. Por meio desses canais, a comunicação de sua equipe permanece visível, transparente e eficiente.

Conversas pesquisáveis

Pesquise mensagens, encontre arquivos compartilhados em conversas ou pesquise usuários; encontre tudo o que você procura no lugar certo.

Sua equipe a um toque de distância

Não importa o que você esteja procurando ou que dispositivo use, você pode entrar em uma chamada de voz ou vídeo e permanecer conectado.

Nunca se esqueça de uma tarefa ou reunião

Suas tarefas diárias e compromissos do calendário estão disponíveis para colaboração.

Centralize seus fluxos de trabalho

Permita que sua equipe se comunique por meio de colaboração inteligente. Crie robôs personalizados ou atalhos de comando na plataforma Cliq e automatize suas atividades diárias.

Segurança dos dados

Nosso excelente sistema de segurança possui criptografia de dados e funções de chat secreto para garantir a proteção dos dados de sua organização.

Comece hoje mesmo a implementar a ferramenta que vai mudar a comunicação na sua empresa. Acesse nossa plataforma e teste gratuitamente nossa ferramenta workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas