CRM para varejo: como melhorar seu atendimento

CRM para varejo: como melhorar seu atendimento - Zoho

A partir do momento em que você decide colocar em prática a ideia de abrir um negócio e começar uma organização, é necessário analisar diversos aspectos e prioridades para entender quais partes merecem mais atenção.

Os empresários concordam que os clientes devem estar no pódio desta análise, porque sem clientes, seu negócio não vai melhorar.

É verdade que às vezes quando você está pesquisando para abrir um espaço, acaba negligenciando o termo CRM, ou mesmo o significado de “Customer Relationship Management” (ou gestão de relacionamento com o cliente em português), mas afinal o que faz essa gestão quer dizer? E, o mais importante, como aplicá-lo em sua organização?

O que é CRM para varejo?  

A gestão do relacionamento com o cliente é muito importante para o sucesso e o desenvolvimento de uma empresa.

Seus serviços se resumem a uma tecnologia que coloca o cliente como o foco principal do negócio para analisar e prever a possível demanda.

Dessa forma, o relacionamento da empresa com seus clientes é muito melhor, o que pode trazer mais resultados.

Portanto, as decisões relacionadas aos negócios estão sempre relacionadas aos clientes e à forma como eles veem essas ideias.

O CRM para varejo ajuda a organizar e analisar as características de todo o negócio em um só lugar.

Entre eles, você pode comparar dados relacionados às áreas de vendas, marketing, serviço e relacionamento com o cliente.

Tipos de CRM para varejo  

Existem dois tipos de CRM para varejo hoje:

CRM de aquisição: A aquisição é usada para agregar clientes e analisar seus dados. Portanto, os dados adquiridos são processados por meio do relatório, influenciando assim a tomada de decisão.

CRM de interação: A interação com os clientes é muito importante, pois só assim é possível obter insights sobre o público relacionado com o seu negócio.

Os métodos de interação mais comuns são: call center, automação da força de vendas, e-mail e ponto de venda. O conhecimento é essencial para entender como lidar com os clientes.

Diferentes tipos de CRM para varejo podem ser usados de maneira especial para organizar clientes, públicos-alvo, planos de eventos e ideias. Além disso, você pode ver o andamento de seus clientes e a relação entre o público e seu produto.

6 dicas para aumentar as vendas com CRM para varejo  

Confira essas estratégias para aumentar as vendas no varejo. Essas são etapas práticas que você pode seguir para iniciar seu negócio rapidamente.

1- Invista no desenvolvimento da sua equipe  

Existem diferentes perfis de clientes e todos devem ser tratados de forma diferente. É por isso que sua equipe de vendas precisa de treinamento constante.

Com isso, você trará novas habilidades interpessoais e de negociação, sempre se esforçando para prestar serviços de qualidade.

Portanto, somente o treinamento contínuo pode aprimorar a equipe e motivar a todos para que atinjam seus objetivos. Sua equipe está treinando ou apenas jogando?

2- Tenha atendimento humanizado  

Não importa se você é uma loja física ou uma loja online. É importante humanizar o seu atendimento.

O que isso significa? Isso significa que o cliente deseja ser compreendido e atender às suas necessidades, de preferência o mais rápido possível.

Desta forma, deixe que as pessoas lidem com outras pessoas e evite colocar muitos obstáculos para que seus clientes entrem em contato com os representantes de sua empresa.

Sempre contrate pessoas que gostam de serviço, pessoas que gostam de pessoas!

Observe que os sistemas SAC com URA (Unidade de Redirecionamento Audível, também conhecido como serviço eletrônico) são eficazes, mas também exigem paciência do cliente.

3- Escute o seu cliente   

Esta é uma das técnicas mais importantes para aumentar as vendas no varejo. Compreender as verdadeiras necessidades dos seus clientes permite-lhe melhorar o seu serviço e aumentar as vendas através de ofertas personalizadas.

Desta forma, são especialmente preparados para todos os interessados nos seus produtos.

Aproveite a tecnologia de varejo e monitore as interações do cliente com sua marca. Monitore ligações, visitas a sites ou blogs. Colete o máximo de informações possível para que você possa realmente entender quem são seus clientes.

4- Centralize as informações em um único lugar  

Quem se lembra dos famosos arquivos dos clientes, cada arquivo tem um cartão de papel e informações importantes anotadas?

O setor de varejo se desenvolveu e o gerenciamento de clientes também evoluiu com ele. É imprescindível ter um sistema de CRM para varejo.

Ele coleta todas as informações sobre seus clientes e fornece mais do que apenas um repositório de dados.

Também existem filtros inteligentes, que permitem combinar dados estratégicos para que você possa extrair percepções significativas para melhorar seu serviço.

Disponibilizamos cada vez mais produtos técnicos no mercado. Um deles pode ser ideal para planejar sua estratégia de vendas no varejo.

5- Mantenha seus clientes informados  

Quem se lembra dos famosos arquivos dos clientes, cada arquivo tem um cartão de papel e informações importantes anotadas?

O setor de varejo se desenvolveu e o gerenciamento de clientes também evoluiu com ele. É imprescindível ter um sistema de CRM para varejo.

Ele coleta todas as informações sobre seus clientes e fornece mais do que apenas um repositório de dados.

Também existem filtros inteligentes, que permitem combinar dados estratégicos para que você possa extrair percepções significativas para melhorar seu serviço.

Disponibilizamos cada vez mais produtos técnicos no mercado. Um deles pode ser ideal para planejar sua estratégia de vendas no varejo.

6- Tenha vários canais de atendimento ao cliente  

Conforme a tecnologia avança, precisamos nos adequar aos novos hábitos dos consumidores, como o uso das redes sociais para estabelecer uma comunicação aberta com as marcas.

Se o seu varejo ainda não está presente nessas plataformas, é hora de pensar em inovar e partir para um novo tipo de relação com seus clientes — mais próxima e focada no diálogo de duas vias.

Mas não é apenas nas redes sociais que você deve atender aos seus clientes. Mantenha sempre uma linha telefônica disponível, e-mails de contato e quem sabe até um chat online para que as pessoas possam tirar dúvidas.

Quanto maior a sua presença online, maiores as chances de aumentar vendas.

Benefício do CRM para varejo  

Além das vantagens já mencionadas ao longo do artigo, o CRM também pode trazer diversos outros benefícios, tais como:

  • Organizar informações do cliente e histórico de relacionamento;

  • Portabilidade de acesso, conectando toda a equipe a qualquer dispositivo;

  • Comunique-se com mais confiança entre as equipes e com os clientes;

  • Compreender melhor as características relacionadas a vendas;

  • Todas as estatísticas estão concentradas em um só lugar;

  • Registros e análises de vendas;

  • Relatórios mais específicos de diferentes áreas relacionadas ao negócio;

  • Organizar ideias personalizadas para mostrar as características mais significativas da empresa;

  • Pode capturar e-mails de clientes;

  • Análise e segmentação de audiência.

Conclusão sobre CRM para Varejo

Usar um CRM competente é muito adequado para o seu negócio agora e no futuro, principalmente nos momentos de instabilidade que vivemos, com a disseminação da Covid-19 pelo mundo.

A Zoho disponibiliza um CRM para varejo desenvolvido pela empresa que consegue captar todas as suas necessidades e ajudá-lo a resolvê-las da melhor forma e, o mais importante, colocar sempre o cliente em primeiro lugar.

Somos uma empresa que se destaca pela experiência no mercado, em busca constante de soluções consistentes com o que há de mais moderno na área de automação comercial.

Confira nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas