Motivos para ter um sistema de automação comercial

Motivos para ter um sistema de automação comercial - Zoho

Manipular grandes volumes de arquivos, planilhas, processos extremamente burocráticos e organização do fluxo de trabalho é uma tarefa que assola muitas pessoas na gestão de seus negócios. Para aprimorar essas atividades, alguns empreendedores já contam com um recurso muito importante: a automação comercial.

Esse recurso vai além de apenas substituir um notebook, planilha ou software específico. A automação comercial representa a aplicação de ferramentas e métodos que otimizam processos manuais e ajudam a gerar informações.

Suas capacidades não se limitam a determinados setores de mercado ou setores corporativos. Portanto, é responsabilidade do gestor determinar o quão útil é para o seu negócio melhorar a produtividade e os resultados.

Se você tem dúvidas ou não sabe como usar as ferramentas de automação comercial para o seu negócio, confira como funciona estes sete principais benefícios

Você sabe o que é automação comercial?

Basicamente, como o nome sugere, um sistema de automação comercial é um software ou solução digital que automatiza as atividades e processos do departamento de vendas sem interferência humana. Alguns de seus benefícios são: 

● atualização de vendas;

● cálculo e apresentação de indicadores de resultados;

● base de clientes;

● acompanhamento dos compromissos financeiros;

● controle de inventário;

● sistema de pagamento;

● acompanhamento de objetivos.

Os pontos mencionados acima são apenas algumas tarefas que podem ser realizadas no sistema, por meio das quais podem ser executadas com mais segurança e sem erros humanos que podem comprometer as informações geradas e gerar custos desnecessários para a empresa.

Como funciona essa ferramenta?

Cada solução de software tem uma função e formato diferentes que variam de acordo com as necessidades, estrutura, tamanho, objetivos e partes das atividades de cada organização.

O modelo mais recente está em formato cloud, ou seja, sem a necessidade de instalação de software no computador, pode ser acessado de diversos dispositivos, inclusive dispositivos móveis, com login e senha.

Vantagens da automação comercial

Processos mais assertivos

Outro fator que merece mais atenção é a redução de erros! Já pensou naquele processo que te dá muitas dores de cabeça se tornando um detalhe em todas as suas outras atividades?

Por exemplo, a automação obtida com o uso de software evita erros de entrada de dados relacionados ao controle de estoque, finanças e gestão de campanhas.

Diminuição dos processos manuais

Conforme o tempo vai passando e a tecnologia melhorando, alguns processos manuais automaticamente viram coisas do passado. É o caso das tarefas do dia a dia do seu negócio, sejam elas operacionais ou administrativas, que geram grandes quantidades de dados.

Para exemplificar podemos dizer que, quando você anota manualmente todas as suas vendas em um caderno ou planilha, você acaba perdendo muito tempo com essas atividades. Mas ao investir em processos automatizados, os registros serão automatizados e a mão de obra será otimizada.

Controle de atividades

Outro benefício desse tipo de ferramenta é que atividades como controle de estoque, gestão financeira e controle de vendas também podem ser automatizadas. Isso acaba com o mito de que o software é usado apenas para gestão financeira ou tarefas burocráticas e permite que os empreendedores se concentrem em dois pontos fundamentais: o resultado do seu negócio e a satisfação do cliente.

Empoderamento dos clientes

Investir em automação comercial significa investir em estratégias e tecnologias que resolvam os problemas dos clientes e tornem sua experiência mais positiva. Uma boa aplicação desse sistema são os terminais de autoatendimento, que são cada vez mais encontrados em estabelecimentos de food service (serviço de alimentação).

Oferecer aos seus consumidores a oportunidade de fazer um pedido usando seu smartphone ou computador é uma maneira de capacitá-los. Além disso, você pode reduzir custos e otimizar seu serviço para torná-lo mais rápido e confiável.

Agilidade nas tomadas de decisões

Você concorda que não pode esperar até meados do próximo mês para determinar os resultados do mês passado? Esse é um erro comum que pode impedir que sua empresa sobreviva por um ano.

Com um software de automação comercial, os números estão sempre na palma da sua mão, e você pode analisá-los e utilizá-los de acordo com o seu modelo de negócios.

Lançar promoções quando as vendas estão baixas, desabafar sobre produtos com pouco ou nenhum prazo de validade, alterar preços em horários e dias específicos da semana ou renegociar prazos com determinados fornecedores são coisas que só podem ser feitas em uma ação de processo automatizada.

Atendimento mais rápido e eficiente

A identificação dos dados pessoais dos clientes é essencial para a prestação de serviços qualificados. Algumas pessoas querem atendimento de forma pessoal, nominal e dedicada, mas outras são mais objetivas. Ou seja, não esqueça que agilidade deve existir no atendimento!

Afinal, se você for ao seu restaurante favorito e demorar mais de 10 minutos para ser servido, e depois esperar mais de 50 minutos pelo seu pedido, provavelmente não estará lá na próxima vez.

As organizações que usam sistemas de ponto de venda (POS) oferecem um serviço mais rápido. É o caso dos pedidos eletrônicos, que permitem que os garçons façam pedidos diretamente da mesa para o pessoal da cozinha por meio de um tablet, sem precisar andar pelo espaço das refeições.

Melhores resultados

Os sistemas de automação comercial permitem integrar todas as áreas, criando processos e fluxo de informações dentro de sua empresa. Com a automação comercial, você ganhará rentabilidade empresarial de forma mais prática e ágil!

Mas, como fazer a automação comercial?

Sistemas operacionais como CRM podem ajudar, e para ter sucesso na automação comercial você deve escolher o melhor software para o seu negócio. O Zoho Bigin é uma ferramenta CRM que traz todos os benefícios já mencionados neste artigo.

Para ter acesso a ferramenta basta acessar nossa plataforma e conferir nossas soluções. Você ainda consegue fazer o teste gratuito do Zoho Bigin para conferir todas as vantagens do software em nuvem.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este.

Publicações relacionadas