Integração CRM: a importância da conexão com outras ferramentas

Qualquer um que pense que a Inteligência Artificial ainda é uma visão futurista que tudo está muito distante dos processos atuais está errado. Além de ser uma realidade muito atual, a tecnologia de ponta está cada vez mais acessível às pessoas, principalmente aquelas que atuam no mundo corporativo.

Uma gama de ferramentas tecnológicas estão agora já estão sendo disponibilizadas para automatizar processos e melhorar a eficiência operacional das empresas. Uma das características mais importantes é a integração CRM.

E aí, você já ouviu falar dessa solução? É hora de entender por que sua implementação é fundamental para o sucesso do negócio. No post de hoje, mostraremos os principais benefícios da integração do CRM em uma empresa, independentemente do setor de atuação e porte, para enfatizar o uso estratégico da tecnologia para aprimorar significativamente o dia a dia da empresa. Não deixe de conferir!

A integração com CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management e consiste em um conjunto de políticas, estratégias e tecnologias com foco principal no gerenciamento de relacionamento com os clientes para ganhar, otimizar experiência, satisfação e fidelização de clientes. Essa perspectiva contribui diretamente para a redução de custos, melhoria da qualidade dos serviços prestados e aumento dos lucros do negócio.

De forma resumida, o CRM é um sistema para gerenciar o relacionamento de uma empresa com seus clientes, e até mesmo é utilizado para a gestão de tarefas diárias. Essa gestão começa desde o primeiro contato com os potenciais consumidores e se estende até a etapa de pós-venda.

A partir da integração, o CRM passa a interagir automaticamente com outras soluções de software e tecnologia utilizadas pelo negócio, facilitando a coleta, processamento e análise de todos os dados que circulam na empresa.

Porque fazer uma integração com CRM

A integração CRM pode eliminar etapas operacionais do trabalho, otimizar o tempo de vendedores e gerentes e aumentar a confiabilidade dos dados analisados ​​pela gestão da empresa.

Veja como a integração melhora esses processos:

Coletar informações mais assertivas

Apesar de ser um profissional, ele ainda é humano. Portanto, ao copiar informações e dados de um software para outro, há maior chance de erros e discrepâncias nos dados apresentados.

Além de dificultar a análise das informações com mais segurança, esse problema pode prejudicar o dia a dia das equipes comerciais, que gastam tempo fazendo as correções necessárias em cada sistema.

Otimização do tempo

Economize tempo para gerentes e vendedores eliminando o retrabalho necessário para cadastrar clientes e campanhas em diferentes ferramentas.

Para os vendedores, esse tempo pode ser usado para contatar mais clientes ou acompanhar as negociações em andamento.

Para os gestores, o tempo normalmente gasto na avaliação das informações de cada ferramenta pode ser otimizado e utilizado para melhor gerenciar suas equipes comerciais.

Evitar trabalho dobrado

Sem a integração das ferramentas, os dados dos consumidores e as informações relacionadas às transações e vendas teriam que ser colocados em dois sistemas separados.

Para resumir o processo, faça o mesmo trabalho duas vezes (ou mais vezes) dependendo do número de ferramentas que precisa inserir algumas informações. Esse trabalho extra, além de ineficiente, reduz o engajamento do vendedor. Para empresas com uma ampla base de clientes, a situação se torna mais difícil.

Através da integração com o CRM, as informações preenchidas no software são copiadas automaticamente para a ferramenta integrada, eliminando assim esse “duplo trabalho”.

Maior controle de diversos processos

Quando integrado ao CRM, o processo se torna mais unificado e, portanto, mais fácil de controlar.

Desse modo, os gestores podem acompanhar com mais facilidade todas as etapas do processo, desde clientes em potencial até o relacionamento com quem já é cliente, sem o risco de perder algum sistema na análise.

Os benefícios da integração CRM

Dado que já estamos na era digital, é impossível para qualquer empresa ignorar a tecnologia projetada para uso comercial. Isso fica ainda mais evidente no CRM, pois afinal o sistema é o carro-chefe do relacionamento de uma empresa com seus clientes. Na sequência vamos apresentar os principais benefícios da adoção da integração CRM.

Mais rapidez nos processos

Integrar os sistemas que uma empresa já utiliza com um sistema de CRM pode tornar os processos de gestão e de negócios mais flexíveis do que se fossem realizados individualmente. Isso porque, agregando diferentes funções, por exemplo, é possível responder com mais rapidez e precisão às demandas dos clientes, realizar transações financeiras em tempo real, elaborar contratos e concluir transações remotamente.

A boa notícia é que existem diversas alternativas de integração que podem flexibilizar os procedimentos operacionais, dependendo dos sistemas computacionais utilizados pela empresa. Uma das soluções mais eficazes do mercado é a ferramenta Zoho Bigin, que ajuda não apenas a melhorar os processos, mas também a produtividade dos funcionários.

Controle total dos documentos

Um dos maiores gargalos que as pequenas empresas enfrentam quando se trata de gerenciar o relacionamento com clientes é o controle de documentos ineficientes. Isso porque, em geral, as empresas utilizam diversos tipos de documentos, como contratos, notas fiscais, fichas cadastrais, ordens de serviço e orçamentos, que são publicados e armazenados em diferentes sistemas informatizados, dobrando o trabalho dos profissionais e aumentando seu consumo com o tempo gasto negociando.

A tecnologia utilizada em conjunto com o CRM garante uma maior agilidade na interação entre clientes e empresas, permitindo total controle sobre os documentos (incluindo a prevenção de fraudes e extravios, além de fornecer pontualidade no atendimento dos documentos, quando solicitados pelos consumidores).

Segurança e garantia

Normalmente, para fazer negócios com uma empresa, o consumidor precisa se sentir confortável e convencido de que, de fato, está comprando um serviço ou produto que vale a pena comprar. Além disso, na experiência do cliente com a empresa, deve-se estabelecer facilmente que ela pode prestar um serviço de qualidade e atender às necessidades e interesses de forma rápida e eficiente. Esses fatores são críticos para melhorar a satisfação do cliente.

É nesse ponto que a integração CRM ajuda a dar maior segurança às operações que envolvem a empresa e os clientes, além de garantir eficiência em todo o processo de vendas, inclusive antes e depois da transação. Ao integrar os sistemas que gerenciam o relacionamento entre empresas e consumidores com bancos de dados, softwares financeiros e canais de atendimento, as operações podem ser protegidas contra fraudes e o rápido fluxo de informações.

Altamente configurável

Outra vantagem da integração CRM é seu alto potencial de customização, o que garante que empresas de todos os portes e setores e com os mais diversos tipos de software possam se beneficiar da solução. Dessa forma, a integração do sistema CRM com outras tecnologias pode ser totalmente configurada de acordo com as necessidades do negócio.

Retorno sobre investimento

Inicialmente, a integração CRM pode parecer um investimento de alto custo para uma empresa, pois envolve interações entre diferentes sistemas, que são essenciais caso ainda não estejam automatizados. Portanto, quanto mais digitalizadas forem as operações de um negócio, maior será o impacto positivo da integração em suas operações.

No curto prazo, esse investimento não só compensa, mas também gera lucros à medida que a satisfação do cliente aumenta. A automação de processos não pode ser vista apenas como uma vantagem de uma empresa sobre seus concorrentes, na verdade, parece ser um pré-requisito para as empresas que desejam alcançar e manter-se bem-sucedidas no nicho de mercado em que atuam.

Sob essa ótica, a integração CRM tem papel central, pois suas vantagens otimizam toda a operação da empresa, proporcionando maior agilidade, segurança, organização e competitividade.

Por isso o Zoho Biginé a melhor solução para o gerenciamento do seu negócio. Faça o cadastro gratuito e comprove!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas