Entenda o que é software de CRM para pequenas empresas

Entenda o que é software de CRM para pequenas empresa - Zoho

O CRM foi integrado ao trabalho diário de inúmeras pequenas empresas no Brasil. É uma estratégia desenhada para colocar o consumidor no centro do planejamento da empresa e no centro dos processos da empresa.

Em outras palavras, você consegue obter um perfil de seus consumidores para que você possa atendê-los melhor – fidelizando e garantindo que eles voltem a fazer negócios com sua empresa.

Existem pequenas organizações que conhecem seus clientes pelo nome, suas preferências, métodos preferidos de pagamento e comunicação.

Para quem ainda não sabe, a sigla vem da expressão em inglês Customer Relationship Management. Traduzindo para o português, significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

Nesse caso, o mais importante é entender como a empresa pode se conectar com seu público-alvo e aumentar sua receita.

Entenda mais sobre software de CRM para pequenas empresas neste artigo.

Detalhes sobre o que é software de CRM para pequenas empresas?

Hoje, o software de CRM para pequenas empresas gera várias informações sobre os clientes que podem ser armazenadas.

Por exemplo, com apenas alguns cliques, as equipes de vendas podem conhecer os canais que os consumidores mais acessam, onde moram, sua faixa etária e seus produtos e serviços favoritos.

Outra vantagem de ter um software de CRM para pequenas empresas bem executado em sua empresa é o fácil acesso ao histórico do cliente. Com isso, eles não precisam repetir detalhes de compromissos anteriores ou mesmo fornecer detalhes de suas preferências.

Para as empresas, isso significa economia de tempo, recursos financeiros e até a oportunidade de oferecer soluções sob medida para estreitar o relacionamento com os consumidores.

Também é importante lembrar que o CRM é mais do que apenas um software, é uma combinação de práticas projetadas para otimizar todo e qualquer relacionamento com o cliente.

Quais as vantagens do software para pequenas empresas?

Software de CRM para pequenas empresas é uma vantagem prática e estratégica para pequenas empresas. Ainda mais em 2022, quando a concorrência é tão acirrada e os recursos são escassos.

Portanto, ter um software de CRM para pequenas empresas é uma excelente forma de entender e reter os consumidores, fornecendo novos produtos e soluções que possam satisfazê-los e impedi-los de iniciar novos negócios com concorrentes.

Sem falar que o uso de ferramentas proprietárias para gerenciar o CRM de uma pequena empresa é importante para organizar os dados gerados a partir do relacionamento com os clientes.

É notoriamente difícil entender o que realmente está acontecendo com as empresas quando todo o contato com os consumidores é arquivado em diferentes plataformas.

Por isso, ter um CRM é essencial para entender todas as etapas e decisões do consumidor, seja no ponto de venda físico ou no e-commerce.

Ao dar a toda a equipe acesso a informações importantes sobre clientes na mesma plataforma ao mesmo tempo, essas decisões provavelmente afetarão os resultados dos negócios.

A escolha certa de um software pequenas empresas te faz vender mais

No final das contas, o que uma pequena empresa quer é vender o maior número possível de produtos ou serviços. Seu faturamento total é baseado nos resultados obtidos naquele dia útil.

Portanto, é nesses momentos decisivos que podemos ver as vantagens e diferenças de ter um CRM bem executado. A empresa ajustará seu portfólio de soluções por meio de perfis detalhados de consumidores, principalmente para encontrar novos clientes.

Com base nesse conjunto de detalhes, as pequenas empresas podem tomar decisões com mais confiança e ter maiores chances de sucesso. Isso traz mais consumidores, o que, por sua vez, traz novas receitas.

Como saber se eu preciso de um CRM?

Quase 100% das vezes, você precisará de um sistema de CRM. A menos que você esteja apenas começando seu negócio e tenha apenas alguns clientes disponíveis para contar.

Mas por que o CRM é tão necessário? Você não pode simplesmente usar uma planilha do Excel para rastrear quem são seus clientes e registrar todas as interações que você tem com eles?

É tecnicamente possível sim: você pode fazer tudo isso com uma planilha, ou mesmo uma versão online, para que mais pessoas possam acessar. O problema é que, quando seu negócio começa a crescer, a manutenção do processo se torna muito complicada.

O rastreamento manual de cinco interações com o cliente é simples. Mas e quando são 20, 50, 100? Em algum momento, você passará o dia inteiro rastreando interações com clientes em potencial e clientes, em vez de realmente administrar o negócio e empurrar sua equipe para argumentos de vendas. Embora ter esse conhecimento seja importante, ele não pode cuidar de sua vida diária.

É aí que entram os CRMs: eles rastreiam automaticamente informações sobre seus prospects, prospects e clientes, para que você possa se concentrar no crescimento da sua empresa. Todas as empresas querem crescer, certo? Escolher um CRM é o caminho mais seguro.

Na era do big data, quando a informação é um dos recursos mais valiosos, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de perder esses dados devido à organização desorganizada. O CRM orienta todas as equipes e áreas de uma organização, não importa o tamanho. A tendência é que dessa forma seja mais fácil, preciso e barato para cada profissional realizar suas atividades.

Um software de CRM garante a satisfação do cliente

Usar o software de CRM para pequenas empresas é ótimo para empresas de todos os tamanhos, especialmente pequenas empresas. Com personalização e análise, os gestores podem estudar o perfil de cada cliente para tornar sua experiência com a empresa mais satisfatória.

Essa análise pode ser feita antes mesmo do consumidor ter certeza do que está procurando. Afinal, entendendo os possíveis stakeholders em produtos e serviços, as empresas podem ajustar suas estratégias para que possam finalmente fechar o negócio.

O mesmo ocorre no pós-venda. Ao compreender a demanda futura por meio dos dados fornecidos pelo software de CRM, as pequenas empresas podem prever possíveis cenários nos quais podem surpreender ativamente os clientes.

Quanto mais satisfeitos estiverem, mais chances terão de retornar e ainda indicar os produtos e serviços da empresa em questão. Para ter sucesso nesse processo, é possível utilizar o Zoho Bigin para o gerenciamento dos negócios.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este e não deixe de testar a plataforma Bigin gratuitamente.

Publicações relacionadas