Marketing de relacionamento CRM

Estamos entrando em um novo ciclo, 2022 está às portas. Devido ao legado de aprendizagem (às vezes forçado) que sobrou do ano anterior, pode-se dizer que algumas estratégias de marketing são precisas e serão mantidas (pelo menos por enquanto).

A sua empresa faz um marketing de relacionamento CRM eficiente? Suas equipes de marketing e vendas têm um CRM forte? É comum que os profissionais de mercado sejam céticos em relação a esses dois conceitos. No artigo de hoje, explicamos o que cada um deles é e como se complementam.

O que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management. O CRM em si nada mais é do que gerenciamento de relacionamento com o cliente. Uma ferramenta de CRM é um tipo de software cujo objetivo é gerenciar a base de clientes desse tipo de marca.

Essas plataformas são usadas para armazenar dados de clientes novos e antigos, como nomes completos, e-mails, números de telefone, endereços, datas de nascimento e informações mais estrategicamente significativas, e ainda permitem que você acompanhe o comportamento de compra desses consumidores (acesso a produtos eletrônicos data). Negócios, frequência de compra, tamanho do vestuário, itens mais comprados, etc.).

Portanto, você pode entender melhor quem são seus consumidores e desenvolver comunicações e ofertas direcionadas com base em cada perfil individual. O CRM compila dados, mas processar essas informações e transformá-las em inteligência é o motivo pelo qual a empresa ganha uma grande vantagem competitiva.

O que você deve considerar no marketing de relacionamento CRM

Se você ainda não utilizou CRM em seu negócio e precisa contratar um fornecedor, considere dois critérios importantes nesta pesquisa:

1. Sistema SaaS (software como serviço)

Evite contratar ferramentas que precisam ser instaladas no computador. Por razões práticas e de segurança, opte por um CRM totalmente online.

 2. Integração com outros aplicativos

Como o CRM deve concentrar todas as informações em sua base, é importante que o software selecionado possa ser facilmente integrado a plataformas como ERP, e-commerce e plataformas de redes sociais.

Confira neste link um conteúdo específico sobre os tipos e usos dos CRMs disponíveis no mercado.

Os melhores benefícios de usar um CRM

Listamos três benefícios principais de usar CRM em sua empresa:

1. Relacionamento

Saber com quem você está falando é fundamental para definir o que, como e quando a conversa será. As informações sobre seus clientes registradas pelo CRM facilitam o desenvolvimento das operações de comunicação. Afinal, aqui você pode conhecer os hábitos e preferências de sua base.

 2. Marketing e Vendas integrado

Centralizar todos os dados da base de clientes no CRM ajuda a comunicação entre as equipes de marketing e vendas e a transferência do bastão entre elas.

As duas equipes são capazes de monitorar as interações com o cliente, enquanto o departamento de marketing desenvolve estratégias que enfocam a segmentação do cliente e o departamento de vendas entende o melhor momento para abordar e controlar a jornada do cliente.

3. Organização é tudo

Organizar os dados do banco de dados em um único ambiente é essencial. Qualquer funcionário pode ir ao mesmo local para obter informações específicas, além de poder consultar rapidamente todos os pontos de contato entre o consumidor e a marca, qual o motivo da perda da pista e em que fase do funil, para exemplo, ele está localizado.

Do que se trata o Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia de médio / longo prazo que tem como principal objetivo desenvolver e cultivar um relacionamento gradativo entre a empresa e seus clientes.

Além de conquistar novos consumidores, essa estratégia também visa construir a reputação da marca, fidelizar os clientes existentes e consolidar sua autoridade no mercado em que atua.

Um bom relacionamento significa construir um vínculo duradouro com seus clientes, tornando-os fãs e promotores de sua marca. Isso não é bom apenas para as empresas que conquistam a fidelidade do consumidor, mas também para os próprios clientes, que se sentem cada vez mais únicos, ouvidos e lembrados.

Já comentamos sobre isso em outro conteúdo de nosso blog, mas enfatizamos: Reter clientes é pelo menos cinco vezes mais barato do que adquirir novos clientes. Portanto, verifica-se que se o marketing de relacionamento CRM for bem feito, pode não só otimizar, mas também reduzir custos.

É preciso enfatizar que o marketing de relacionamento CRM é complementar a muitas outras estratégias que envolvem a criação de valor para a marca. O diferencial, porém, é entender o perfil dos clientes ideais para o seu negócio para desenvolver ações customizadas e segmentadas.

Na prática

Se você está perdido e não sabe por onde começar sua estratégia de relacionamento comercial, forneceremos a você duas dicas de ouro:

Conheça o seu público

Use todas as informações que você possui sobre seus clientes para construir um banco de dados e mantê-lo atualizado. Conforme mencionado acima, esse é o propósito real da contratação de um CRM.

A partir daí, você poderá criar grupos com características comuns (segmentos) e acompanhar o comportamento e padrões de consumo entre eles. Faça essa análise para desenvolver comunicações personalizadas para enviar ofertas especiais e confiáveis ​​a cada um de seus públicos.

Relacionamento é mais do que serviço

A experiência do cliente é um pilar muito importante do marketing de relacionamento CRM. Um bom serviço (seja presencial ou online) é considerado a diferença entre uma boa empresa. No entanto, construir relacionamentos vai um passo além.

Toda e qualquer ação que demonstre individualidade e individualidade pode ser vista como uma estratégia de formulação da estratégia.

Produção de conteúdos relevantes e não atrativos comercialmente, pesquisas de satisfação, a comunicação humanizada mais adequada, mensagens customizadas em datas especiais e ofertas significativas para os clientes: tudo isso faz com que o consumidor se sinta uma pessoa e não uma pessoa aqui.

Bônus: tão importante quanto dizer a coisa certa na hora certa é ouvir. Mantenha os canais de comunicação abertos com os clientes, tire dúvidas e comentários nas redes sociais, responda aos e-mails do SAC com esclarecimentos e divulgue essa possibilidade. Os clientes precisam saber e sentir que estão sendo ouvidos.

Viu como o marketing de relacionamento CRM é importante para o seu negócio. O Zoho Bigin é a solução ideal para o seu negócio. Acesse e confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas