Marketing de relacionamento CRM

marketing de relacionamento crm

Estamos entrando em um novo ciclo, 2022 está às portas. Devido ao legado de aprendizagem (às vezes forçado) que sobrou do ano anterior, pode-se dizer que algumas estratégias de marketing são precisas e serão mantidas (pelo menos por enquanto).

A sua empresa faz um marketing de relacionamento CRM eficiente? Suas equipes de marketing e vendas têm um CRM forte? É comum que os profissionais de mercado sejam céticos em relação a esses dois conceitos. No artigo de hoje, explicamos o que cada um deles é e como se complementam.

O que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management. O CRM em si nada mais é do que gerenciamento de relacionamento com o cliente. Uma ferramenta de CRM é um tipo de software cujo objetivo é gerenciar a base de clientes desse tipo de marca.

Essas plataformas são usadas para armazenar dados de clientes novos e antigos, como nomes completos, e-mails, números de telefone, endereços, datas de nascimento e informações mais estrategicamente significativas, e ainda permitem que você acompanhe o comportamento de compra desses consumidores (acesso a produtos eletrônicos data). Negócios, frequência de compra, tamanho do vestuário, itens mais comprados, etc.).

Portanto, você pode entender melhor quem são seus consumidores e desenvolver comunicações e ofertas direcionadas com base em cada perfil individual. O CRM compila dados, mas processar essas informações e transformá-las em inteligência é o motivo pelo qual a empresa ganha uma grande vantagem competitiva.

O que você deve considerar no marketing de relacionamento CRM

Se você ainda não utilizou CRM em seu negócio e precisa contratar um fornecedor, considere dois critérios importantes nesta pesquisa:

1. Sistema SaaS (software como serviço)

Evite contratar ferramentas que precisam ser instaladas no computador. Por razões práticas e de segurança, opte por um CRM totalmente online.

 2. Integração com outros aplicativos

Como o CRM deve concentrar todas as informações em sua base, é importante que o software selecionado possa ser facilmente integrado a plataformas como ERP, e-commerce e plataformas de redes sociais.

Confira neste link um conteúdo específico sobre os tipos e usos dos CRMs disponíveis no mercado.

Os melhores benefícios de usar um CRM

Listamos três benefícios principais de usar CRM em sua empresa:

1. Relacionamento

Saber com quem você está falando é fundamental para definir o que, como e quando a conversa será. As informações sobre seus clientes registradas pelo CRM facilitam o desenvolvimento das operações de comunicação. Afinal, aqui você pode conhecer os hábitos e preferências de sua base.

 2. Marketing e Vendas integrado

Centralizar todos os dados da base de clientes no CRM ajuda a comunicação entre as equipes de marketing e vendas e a transferência do bastão entre elas.

As duas equipes são capazes de monitorar as interações com o cliente, enquanto o departamento de marketing desenvolve estratégias que enfocam a segmentação do cliente e o departamento de vendas entende o melhor momento para abordar e controlar a jornada do cliente.

3. Organização é tudo

Organizar os dados do banco de dados em um único ambiente é essencial. Qualquer funcionário pode ir ao mesmo local para obter informações específicas, além de poder consultar rapidamente todos os pontos de contato entre o consumidor e a marca, qual o motivo da perda da pista e em que fase do funil, para exemplo, ele está localizado.

Do que se trata o Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia de médio / longo prazo que tem como principal objetivo desenvolver e cultivar um relacionamento gradativo entre a empresa e seus clientes.

Além de conquistar novos consumidores, essa estratégia também visa construir a reputação da marca, fidelizar os clientes existentes e consolidar sua autoridade no mercado em que atua.

Um bom relacionamento significa construir um vínculo duradouro com seus clientes, tornando-os fãs e promotores de sua marca. Isso não é bom apenas para as empresas que conquistam a fidelidade do consumidor, mas também para os próprios clientes, que se sentem cada vez mais únicos, ouvidos e lembrados.

Já comentamos sobre isso em outro conteúdo de nosso blog, mas enfatizamos: Reter clientes é pelo menos cinco vezes mais barato do que adquirir novos clientes. Portanto, verifica-se que se o marketing de relacionamento CRM for bem feito, pode não só otimizar, mas também reduzir custos.

É preciso enfatizar que o marketing de relacionamento CRM é complementar a muitas outras estratégias que envolvem a criação de valor para a marca. O diferencial, porém, é entender o perfil dos clientes ideais para o seu negócio para desenvolver ações customizadas e segmentadas.

Na prática

Se você está perdido e não sabe por onde começar sua estratégia de relacionamento comercial, forneceremos a você duas dicas de ouro:

Conheça o seu público

Use todas as informações que você possui sobre seus clientes para construir um banco de dados e mantê-lo atualizado. Conforme mencionado acima, esse é o propósito real da contratação de um CRM.

A partir daí, você poderá criar grupos com características comuns (segmentos) e acompanhar o comportamento e padrões de consumo entre eles. Faça essa análise para desenvolver comunicações personalizadas para enviar ofertas especiais e confiáveis ​​a cada um de seus públicos.

Relacionamento é mais do que serviço

A experiência do cliente é um pilar muito importante do marketing de relacionamento CRM. Um bom serviço (seja presencial ou online) é considerado a diferença entre uma boa empresa. No entanto, construir relacionamentos vai um passo além.

Toda e qualquer ação que demonstre individualidade e individualidade pode ser vista como uma estratégia de formulação da estratégia.

Produção de conteúdos relevantes e não atrativos comercialmente, pesquisas de satisfação, a comunicação humanizada mais adequada, mensagens customizadas em datas especiais e ofertas significativas para os clientes: tudo isso faz com que o consumidor se sinta uma pessoa e não uma pessoa aqui.

Bônus: tão importante quanto dizer a coisa certa na hora certa é ouvir. Mantenha os canais de comunicação abertos com os clientes, tire dúvidas e comentários nas redes sociais, responda aos e-mails do SAC com esclarecimentos e divulgue essa possibilidade. Os clientes precisam saber e sentir que estão sendo ouvidos.

Viu como o marketing de relacionamento CRM é importante para o seu negócio. O Zoho Bigin é a solução ideal para o seu negócio. Acesse e confira!

Publicações relacionadas