5 motivos para usar um sistema CRM

Você pode começar usando apenas o Excel e alguns outros métodos para organizar clientes, produtos e serviços em primeiro lugar. A parte “no início” são as palavras-chave. Você só pode fazer isso por muito tempo antes que as coisas saiam do controle. Logo você tem contatos espalhados em diferentes programas de e-mail, planilhas e outros documentos. Seu marketing fica disperso e você não consegue acompanhar o que está acontecendo.

Um CRM (sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente)  fornecerá a você uma plataforma centralizada para gerenciar com eficácia seus contatos, projetar um processo de vendas, conduzir seu marketing e fornecer suporte ao cliente. Um bom sistema CRM permitirá automatizar tarefas básicas, otimizar seus processos e custos, melhorar o fluxo de trabalho e gerar mais vendas para o seu negócio. Muitos desses CRMs podem ser sincronizados com vários aplicativos diferentes, como Outlook, Gmail e outros softwares.

Com o surgimento de SaaS ou CRMs baseados em nuvem, você não precisa mais se preocupar em gastar uma fortuna em uma ferramenta extremamente importante para o seu negócio. Neste artigo, confira os motivos para usar um sistema CRM.

5 razões pelas quais você deve usar um sistema CRM

1. Estratégias de marketing mais otimizadas

Uma grande parte de nossos leitores que procuram comparar várias soluções de CRM são, na verdade, empresas iniciantes e provedores de serviços de baixo nível que ainda estão construindo um perfil de mercado. Isso não é uma surpresa, sabendo como as ferramentas de sistema CRM podem ser úteis para motivar os compradores a procurar um fornecedor específico.

Como funciona? As empresas estão continuamente realizando pesquisas de mercado para atingir o perfil de cliente ideal, e os CRMs as ajudam a entender o comportamento dos clientes e atender às suas necessidades específicas. Outra importante tarefa que eles realizam é ​​identificar o melhor momento para promover e apresentar serviços a esses clientes e usar os resultados de tais estratégias para ampliar ainda mais a lista de clientes em potencial. Os sistemas de CRMtambém têm um efeito positivo na alocação eficiente de recursos, pois as empresas que confiam em software de renome também são as favoritas entre os grupos de mercado lucrativos. Colocado em perspectiva, um produto de CRM ajudará você a direcionar os leads certos no momento certo e com os recursos certos.

2. Sistema CRM: Maior eficiência do fluxo de trabalho

Falando das informações fornecidas pelos sistemas de CRM, devemos também explicar como ele lida com o valioso tempo que as empresas perdem, combinando métodos para avaliar o comportamento de seus clientes. As soluções de software de CRM consolidam diferentes métodos, práticas e ferramentas necessárias para rastrear a atividade do cliente e, finalmente, poupar você de entradas duplas e da abordagem maçante e automatizada que os clientes consideram tão frustrante. Com um bom sistema, você eliminará todos os erros manuais caros e ainda fará com que cada cliente se sinta como se fosse o lead mais valioso que você tem no momento.

3. Análise aprimorada de dados do cliente

Há muito o que aprender com a forma como seus clientes aceitam e avaliam seu serviço, mas a otimização de marketing é de longe o dado mais valioso que você obterá. Os sistemas de CRM ensinam como “energizar” campanhas promocionais e promover produtos para públicos desconhecidos que estatisticamente estarão interessados ​​neles. Os poderosos relatórios padrão e personalizados fornecidos pela maioria dos CRMs também fornecem uma visão clara da integridade de cada operação, do desempenho de cada agente e da sustentabilidade geral de sua estratégia de gerenciamento de relacionamento. Acredite ou não, essa é a fonte que as empresas mais bem-sucedidas recorrem para identificar gargalos, em vez de passar horas analisando dados financeiros.

4. Melhor relacionamento com o cliente

Ao administrar um negócio centrado no cliente, a regra prática mais importante é simples: enquanto seus clientes estiverem satisfeitos, você será bem-sucedido. É aqui que os sistemas de CRM ajudam mais, pois podem orientar seus esforços de marketing, faturamento e vendas na direção certa.

Primeiro, um CRM ajudará você a organizar todas as suas ações relacionadas ao cliente, desde mensagens de boas-vindas automatizadas até atendimento ao cliente e checkout. Ao entender o que eles esperam de você, você também reduzirá o burburinho deles e reunirá feedback valioso que será importante para o futuro de seus produtos e serviços.

Investir na entrega consistente de um serviço satisfatório e eficiente em todos os canais (e-mail, telefone, mídias sociais, formulários da web, pesquisas, etc.).

5. Venda cruzada e up selling aprimorados

O objetivo final de usar um sistema de CRM é sempre acioná-lo para o fechamento do negócio, e é por isso que os melhores sistemas sempre suportam práticas, como upselling e cross-selling.

No caso do up selling, eles extraem inteligência da compra atual do cliente para chamar a atenção dele para produtos semelhantes e contam com tags e categorias que você inseriu anteriormente. A venda cruzada também faz parte do jogo, onde o sistema rastreia as compras anteriores de um cliente para sugerir novos produtos e ter uma ideia do que ele estará procurando. Todos os detalhes são então armazenados em um banco de dados centralizado. Idealmente, em um perfil de cliente individual, o agente sempre pode consultar e ver com quem está lidando. A um bom sistema CRM será delegada a tarefa de detectar e aproveitar oportunidades e, portanto, acabará aumentando seus lucros.

Sistema CRM: gerenciamento unificado de mídia social

Não podemos negar às mídias sociais o crédito pela maior parte do que as empresas modernas estão ganhando, pois plataformas como Facebook, Twitter, Google+ ou LinkedInsão ótimas fontes para encontrar contatos em potencial e oportunidades de negócios. Ao mesmo tempo, grandes e pequenas empresas acham difícil manter uma presença ativa em todas elas e responder pessoalmente a todas as perguntas e dúvidas sem perder o foco no restante de seu trabalho.

Os CRMs também fazem um trabalho notável aqui. A maioria das soluções de CRM baseadas em nuvem de hoje são totalmente integradas às plataformas sociais e permitem que você publique automaticamente e gerencie todos os seus perfis a partir de uma única plataforma.

Alguns deles chegam a alertá-lo sobre prazos e oportunidades ou coletar todas as menções e comentários relacionados ao produto para que você responda a tempo. Por exemplo, você pode ajustar as configurações do seu sistema CRM para representar qualquer tipo de atividade social desejada simplesmente selecionando palavras-chave como “suporte ao cliente”, “atendimento ao cliente” e muito mais.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas