A melhor plataforma de automação de marketing do mercado

A melhor plataforma de automação marketing do mercado - Zoho

Obviamente, o Zoho CRM  tem um recurso favorito na área de automação de marketing. É uma ferramenta que construímos e usamos todos os dias. Mas, por enquanto, vamos adiar a recomendação de nossa solução específica.

Isso porque este conteúdo é para você. Ele foi escrito exclusivamente para orientar você nas perguntas que precisam ser feitas e respondidas, se quiser escolher a melhor plataforma de automação marketing para você.

Observe o que dissemos “para você”. Porque o que é melhor para seus concorrentes pode não ser o melhor para você. Confira neste artigo o impacto da plataforma de marketing para seu negócio.

Por que escolher a melhor Plataforma de Marketing?  

A solução que você escolher também precisará crescer com seu negócio. Isso pode ser um grande desafio. Uma coisa é encontrar uma solução com a qual você ficará feliz hoje. Outra coisa é estar feliz com a mesma solução de software daqui a dois ou três anos.

Plataforma de Marketing: quais são seus objetivos de negócios?  

Essa questão-chave deve determinar qual solução você escolhe mais do que qualquer outra coisa. Portanto, pense bem, consulte colegas de equipe e a equipe sênior e chegue a um acordo sobre três objetivos principais para sua nova iniciativa de automação de marketing.

Não escolha mais do que três objetivos, caso contrário, seu foco será diluído. E tente escolher um objetivo abrangente. Se possível, quantifique também.

Cada uma dessas prioridades tem muita influência sobre o pacote de plataforma de automação marketing que você escolherá.

Plataforma de Automação: se sua meta é aumentar o retorno do investimento em marketing, considere…  

Este novo software não pode ser muito caro, nem no front-end nem em custos recorrentes. Se for muito caro, será ainda mais difícil melhorar o ROI.

  • Não pode levar uma eternidade para implementar.

  • Tempo é dinheiro. Se você perder muitos reais em horas de trabalho implementando essa coisa nos próximos seis meses, isso praticamente prejudicará seu ROI.

  • Não pode custar muito para implementar. Portanto, é melhor que seu CRM existente seja capaz de se comunicar com sua nova plataforma de automação de marketing.

  • Deve ter custos baixos por usuário. Você precisa que todos em sua equipe sejam capazes de usar isso.

  • A plataforma de automação deve ser fácil de usar. Você não pode se dar ao luxo de contratar alguém com habilidades extremamente avançadas e um grande salário para gerenciar o sistema de automação de marketing.

  • Você também não pode gastar centenas de horas preciosas de funcionários em treinamento.

Se sua meta é otimizar a produtividade, pense em:  

A questão do tempo de implementação  

Obviamente, se você leva seis meses para implementar um programa de automação de marketing, isso não é tão produtivo quanto se você escolhesse uma plataforma que pudesse ser implementada em, digamos, três meses.

Facilidade de uso da plataforma de automação marketing  

Se um sistema for muito difícil de usar ou só puder ser usado por uma ou duas pessoas, isso certamente afetará sua produtividade. Por muito. Isso significa que você provavelmente terá um gargalo de solicitações passando por aquele especialista em automação de marketing. Isso reduz a produtividade, mas também significa que sua equipe tem muito menos probabilidade de usar seu novo software sofisticado, que é ainda menos provável que eles obtenham retorno com ele.

Quão flexível é o sistema?   

Este não é um problema de produtividade agora, mas será mais tarde. Ao pensar em viver com essa nova plataforma de automação ao longo dos anos, considere como será fácil atualizá-la, alterá-la ou até mesmo ajustá-la. Como você sabe, se existe uma constante no marketing, ela mudou. Qualquer novo sistema precisa estar pronto para todas essas mudanças, incluindo aquelas que você não pode prever agora.

Plataforma de Automação Marketing: se sua meta é conquistar mais clientes, faça estas perguntas:  

Essa nova plataforma de automação de marketing pode ajudar a reduzir a duração do ciclo de vendas?

Não diga apenas “sim” aqui – seja específico sobre quais recursos das diferentes plataformas que você está comparando farão isso acontecer.

Essa nova plataforma de automação marketing pode tornar mais fácil para você rastrear o que realmente está acontecendo ao longo da jornada do comprador?

Mais uma vez, não dê a esta pergunta um “sim” de improviso. Seja específico. E se você não puder ser específico com as informações que tem agora, volte para cada fornecedor e obtenha uma resposta. De preferência, seja mostrado por sua equipe como sua solução funcionará.

A plataforma é boa para ajudá-lo a manter os clientes e expandir seus negócios? Conseguir mais clientes é bom, mas manter mais clientes é ainda melhor. E conseguir mais negócios com os clientes existentes? Isso é o melhor de tudo. A sua nova plataforma de automação marketing pode dar suporte de fidelidade ou até mesmo expandir o marketing? Descubra antes de comprar!

Para concluir, uma plataforma de automação marketing é tão boa quanto o que você pode fazer com ela. Se demorar muito para implementar, ou for muito difícil de usar, ou não fornecer as ferramentas de que você precisa para atingir seus objetivos, não importa o quão barato seja. Você não obterá bons resultados com isso e estará desperdiçando dinheiro no longo prazo.

É por isso que é tão importante fazer sua lição de casa com antecedência ao comprar uma plataforma.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas