Como funciona o software de vendas e estoque

O estoque muda constantemente. Ao longo de cada dia, vendas, devoluções, novos recibos - até mesmo danos e roubo - afetam seus níveis de estoque. Embora assustadores, o gerenciamento de estoque eficaz e o controle de estoque são as tarefas mais importantes em um negócio de varejo ou atacado de sucesso. 

O gerenciamento eficaz do estoque fica mais difícil à medida que sua empresa se expande e a quantidade de estoque que você está administrando aumenta. Tirar proveito da tecnologia pode tornar as coisas mais fáceis para você e seus funcionários. É por isso que um software de vendas e estoque é inestimável para qualquer empresa de varejo. 

Se você está apenas começando no varejo ou atacado, pode estar se perguntando "O que é gerenciamento de estoque?" ou “O que é controle de estoque?” 

Elaboramos este artigo para você! 

Boa Leitura.

8 Benefícios de UM Software de Vendas e Estoque

Gerenciamento de estoque eficaz e controle de estoque são a mesma coisa - e a definição é muito simples de entender. O gerenciamento de estoque refere-se ao processo pelo qual você rastreia a quantidade de produto que tem na prateleira do armazém, na loja ou com outros varejistas e distribuidores. Isso permite que você tenha o número certo de unidades no lugar certo, na hora certa e pelo preço certo. 

Ao rastrear e controlar efetivamente seu estoque físico, você saberá quantos itens de cada um possui, quando pode estar com pouco produto e se deve reabastecer aquele item para continuar vendendo. 

E, como proprietário de uma empresa ocupada, você deve ser capaz de fazer tudo isso em um piscar de olhos. Isso permite que você tome boas decisões de compra com rapidez e facilidade. É aí que entra também o sistema de gerenciamento de vendas e estoque correto, como aprenderemos a seguir. 

Já que manter o controle das vendas e do seu estoque é fundamental para o sucesso. Afinal, no nível mais básico, sua função é fornecer os produtos para atender à demanda do consumidor. Você não pode fazer isso sem um gerenciamento de venda e estoque eficaz. 

Listados abaixo estão os oito principais benefícios do software de vendas e estoque eficaz.

1. Menos vendas perdidas

Quando você não mantém um relatório de vendas e estoque preciso, é fácil ficar sem produtos e perder vendas. Em vez de depender de sua memória ou de uma visita ao depósito para decidir o que pedir novamente, use um relatório de inventário atualizado para: 

  • Veja rapidamente quais produtos você está acabando

  • Compare seu nível de estoque com o que tem vendido bem

  • Faça novos pedidos com atacadistas antes que você acabe

2. Um software de vendas e estoque: melhora o dinheiro investido

Para ter sucesso no empreendimento, você precisa investir seu dinheiro com sabedoria, comprando a quantidade certa de cada produto - o suficiente para manter as vendas e evitar quebras de estoque, mas não tanto a ponto de alguns itens simplesmente ficarem na prateleira e aumentarem os custos de transporte. 

Manter relatórios de inventário precisos ajuda. Você pode identificar rapidamente produtos de movimento lento para que possa marcá-los e liberá-los para liberar dinheiro para investir em novos produtos, marketing e muito mais.

3. Relatórios mais precisos

Um software de vendas e estoque consegue gerar relatórios de produto precisos e que produzem valores de custo de estoque precisos, que são essenciais para a precisão de vários relatórios financeiros se você usar a contabilidade de custo de venda. 

Talvez uma etapa em seu processo de estoque esteja sendo perdida? Ou um de seus vendedores está cometendo erros nos pedidos de vendas? Você precisa saber agora! 

A melhor maneira? Ao reconciliar constantemente as vendas e as compras por meio de um sistema de gerenciamento de estoque com manutenção rigorosa.

4. Clientes mais felizes

Relatórios de estoque exatos também ajudam a fornecer um melhor atendimento ao cliente. Quando os clientes dizem que não receberam um dos produtos que encomendaram dentro de um determinado prazo, não é suficiente verificar com o gerenciamento da cadeia de suprimentos. 

Se o produto foi perdido, você precisa verificar seu relatório e confirmar se há um extra no depósito. Da mesma forma, se você mantiver regularmente o controle dos níveis de estoque, poderá identificar remessas incorretas mais cedo. 

Com seu software de vendas e estoque, você poderá vender aos clientes os produtos que eles desejam, pois saberá que um novo estoque está a caminho. Esse tipo de comunicação incentiva seus clientes a confiarem em você, o que, nestes tempos competitivos, é um bem valioso.

5. Detecção precoce de problemas usando software de vendas e estoque

Se você estiver atento aos seus níveis de estoque, identifica os problemas imediatamente- em vez de meses depois, durante as contagens do ciclo anual, quando as discrepâncias já podem ter custado muito do seu dinheiro.

6. Redução de roubo e perda

Do roubo à perda e ao dano, os produtos podem ser perdidos de várias maneiras. Mas se você gerencia níveis de estoque precisos, poderá identificar problemas rapidamente. 

E embora ninguém queira pensar que sua equipe pode roubá-los, vale a pena estar vigilante. Mostrar à sua equipe que você mantém um inventário preciso é um grande impedimento de roubo.

7. Sistemas de informação confiáveis

Administrar um negócio eficiente e lucrativo envolve compartilhar e usar informações precisas. Uma maneira de fazer isso é por meio de um software de vendas e estoque que se integra a tudo, desde dispositivos de ponto de venda até leitores de código de barras. 

Se sua equipe souber que os níveis de estoque em seu sistema estão sempre atualizados, eles confiarão no software e o usarão mais em todas as suas tarefas. E você acabará com dados mais limpos como resultado para melhores relatórios, colaboração e eficiência em toda a equipe.

8. Custos de armazém reduzidos

Quando o seu software de vendas e estoque informa o que você tem em estoque, o processo de envio de pacotes de coleta é executado com mais eficiência. 

A equipe do seu depósito não precisa ficar procurando por um item em falta no estoque porque você sabe exatamente quando ele foi vendido e enviado. 

Isso permite processar mais pedidos no mesmo período de tempo com a mesma equipe - ou equilibrar seus recursos de forma diferente. 

Gostou do conteúdo? 

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas