Como fazer vendas de software

Como fazer vendas de software - zoho

O software – seja vendido como serviço ou via CD ou DVD – é um negócio multimilionário, com novos fornecedores e soluções surgindo o tempo todo. 

E não é só porque você desenvolveu um ótimo aplicativo ou solução que garante o sucesso. Então, como você pode aumentar suas chances de vendas de software ou oferta digital? 

Um processo organizado, com ferramentas de automação é absolutamente essencial para um programa de vendas de software próspero. Além disso, quando o seu foco e a comunicação são claros, isso destaca o caráter da sua empresa e estimula o desenvolvimento do seu negócio e das equipes de vendas. 

Por isso, elaboramos este artigo com tudo que você precisa saber sobre como fazer vendas de software. 

Boa Leitura!

10 dicas para ter sucesso com Vendas de Software

Com as mudanças constantes e dinâmicas que definem a indústria de software, pode ser hora de rever como você se posiciona e define o preço de seu produto. 

Você implementou a estrutura de preços e o modelo de negócios corretos? Qual é o seu modelo de monetização? Se você atualmente tem uma estratégia de múltiplos produtos, está evitando possíveis conflitos de canal em seus preços? 

As estratégias de monetização diferem muito de produtos baseados em vendas de software para as ofertas de aplicativos móveis tradicionais, por exemplo, então faça um favor: leia sobre as tendências do setor – e familiarize-se com as estratégias do setor!

1. Use um serviço de hospedagem em nuvem

Use um serviço de hospedagem em nuvem confiável em vez de gerenciar tudo internamente. Por que gastar tempo e dinheiro construindo e mantendo sua infraestrutura quando você pode se hospedar na nuvem? 

Em apenas algumas horas, um provedor de hospedagem pode fornecer servidores dedicados e servidores em nuvem para você, e seu negócio estará pronto e funcionando com custo e risco limitados.

2. Use automação para fazer vendas de software

Considerando o ritmo atual dos negócios, simplesmente trabalhar mais do que o próximo não é suficiente para criar um sucesso em escala. Existem incontáveis serviços para ajudar a apoiar seus esforços de vendas e ganhar eficiências nunca antes pensadas. Os software de automação são fundamentais.

3. Teste beta

Para vendas de software online, é importante obter feedback antes de investir muitos recursos no desenvolvimento do seu site ou produto. Pegue versão mais simples do que você está oferecendo, coloque-a na frente das pessoas e receba seu feedback brutalmente honesto. Isso o ajudará a melhorar seu produto no início e a economizar milhares de reais no futuro.

4. Vendas de software: Ofereça um teste gratuito

Especialmente se você for uma empresa pequena e desconhecida, é interessante fornecer algo para ajudar os clientes em potencial a ver que seu produto não é uma fraude e que certamente funcionará para eles. 

Um pouco mais da metade dos cliques no botão ‘Comprar’ em páginas páginas da Web vêm através do botão ‘Registrar’ no software de teste, em vez da página regular de produto no site. Ajuda de testemunhos. Os crachás de segurança do software ajudam. Mas nada ajuda a fazer vendas de software tanto quanto um teste gratuito.

5. Considere um modelo freemium

Outra opção é oferecer versões freemium de seu software – acesso gratuito a recursos básicos com a opção de acessar recursos premium por um custo de atualização. É um caminho de venda incrementada inteligente que pode encorajar licenças pagas.Ao quebrar as barreiras para a adoção, você encontrará pessoas mais ansiosas e dispostas a experimentar seu software e serviço.

6. Inclua um vídeo de como funciona o seu produto

Tenha um vídeo de um a dois minutos explicando seu produto ou serviço, em algum lugar óbvio em seu site. A animação é ótima para uma análise simples de um produto, e um vídeo de funcionários pode dar um lado humano a um serviço técnico que as pessoas talvez não entendam. Funciona muito bem para vendas de software e o envolvimento é alto!

7. Mostre aos clientes que você entende sua dor

Seja contando histórias para destacar como seu software torna a vida mais fácil ou aliviando emoções de medo.Isso cria conexões humanas em torno de seu produto é uma maneira poderosa de se destacar da concorrência.

8. Incluir tabelas de comparação de recursos / benefícios do produto

Incluir tabelas de comparação de benefícios e recursos do produto, que mostram o seu produto da melhor maneira, é essencial. Eles resumem em um formato fácil de ler as compensações que um comprador deve considerar no ciclo de compra. Contanto que você tenha uma oferta competitiva, não há razão para ter medo de fazer isso.

9. Solicite análises de terceiros independentes

Qualquer um pode dizer que vale a pena comprar seus produtos, então é melhor ter uma referência honesta de terceiros. Incentivar seus clientes a contar a história de por que escolheram seu produto e como isso atende a seus desafios é a melhor maneira de divulgar sua mensagem e vender seu produto. Você pode capturar essas histórias em estudos de caso, um fórum on-line interativo ou publicações em blogs.

10. Ofereça uma garantia de devolução do dinheiro para alavancar suas vendas de software

Estudos têm mostrado que uma garantia de devolução de dinheiro confiável e bem apresentada pode realmente aumentar as vendas. Uma garantia curta torna mais provável que o cliente aceite isso. Eles sentem uma pressão de tempo para descontar a garantia antes que seja tarde demais. 

Com uma garantia longa, o cliente sente que tem mais tempo para se decidir. Além disso, quanto mais tempo o cliente gasta usando seu aplicativo, mais tempo ele terá para conhecê-lo e se apaixonar pelo que você criou – e menos provável que ele solicite um reembolso. 

Gostou do conteúdo? 

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas