Ferramenta CRM: veja as vantagens e funcionalidades

Ferramenta CRM: veja as vantagens e funcionalidades - zoho

Os clientes são importantes, pois nenhuma empresa existe sem sua base de clientes. E, claro, a forma como uma empresa gerencia seu banco de dados de clientes determina o sucesso do seu negócio.

Mas, tratando da ferramenta CRM, vamos falar sobre o “R” que está na sigla.

Relacionamentos são de longe, a parte mais importante quando o assunto é CRM.

Por quê? Porque os relacionamentos são uma ponte entre sua oferta de negócios e as necessidades de seus clientes.

De fato, a maioria das empresas que consideram adotar um sistema de CRM , em primeiro lugar, está procurando uma maneira de melhorar a qualidade e a consistência de seus relacionamentos com os clientes e fidelizá -los .

Isso significa que eles desejam melhorar seus principais processos de negócios – gerenciando informações de contato e simplificando suas relações com os clientes.

Neste artigo, confira as primeiras vantagens e funcionalidades de uma ferramenta CRM.

7 Vantagens e Funcionalidades de uma Ferramenta CRM

Apesar dos benefícios do software de CRM, geralmente, estão concentrados em aumentar a receita, gerenciar seu pipeline de vendas, capturar e nutrir leads, enviar melhores campanhas de marketing, gerenciar sua equipe, executar relatórios de atendimento ao cliente e até mesmo dados analíticos, eles vão muito além.

  • Melhores Relacionamentos = Maior Satisfação do Cliente

À medida que o seu negócio cresce, o mesmo acontece com a sua base de dados de clientes. Em última análise, torna-se cada vez mais difícil centralizar e otimizar as comunicações com clientes potenciais e existentes.

Conversas importantes ficam escondidas em e-mails, espalhadas em planilhas e perdidas em post-its, resultando em interações irregulares e inconsistentes com os clientes.

Tudo isso – puro e simples – faz com que você perca dinheiro.

Mas não se preocupe! Pesquisas sugerem que a resposta a esse problema pode ser ferramentas de CRM.

Então, vamos dar uma olhada nos benefícios do CRM e como ele pode levar seu relacionamento com o cliente para “outro nível” – o nível de satisfação total, também conhecido como fidelidade do cliente. Confira:

1. Melhor conhecimento dos clientes

Embora possa parecer simples, ter todas as informações de cada contato em um só lugar faz de uma ferramenta CRM um instrumento de comunicação super poderoso.

Como uma folha de dicas que oferece fácil acesso a informações importantes, um sistema de CRM oferece às suas equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente uma vantagem competitiva.

Eles não apenas sabem o nome completo do contato, endereço de e-mail, número de telefone, endereço postal, site e contas de mídia social, mas também sabem fatos comerciais importantes, como a posição do contato na empresa, seu relacionamento com outros contatos no banco de dados, e até mesmo seus aniversários.

Com todas essas informações ao seu alcance, personalizar suas comunicações com seus contatos é muito fácil.

Usar uma ferramenta CRM, permite a você salvar todas as atividades relacionadas ao seu cliente: e-mail, projetos, vendas e muito mais. Ou seja, um sistema de CRM pode lhe dar uma melhor compreensão de quem são seus contatos e o que eles querem.

2. Melhor segmentação com Ferramenta CRM

Ninguém quer fazer negócios com uma multidão sem rosto. Todo mundo quer lidar com um público perfeito.

Você pode fazer isso segmentando contatos (clientes e prospects) em públicos-alvo. E quase não há nada por aí que faça a segmentação melhor do que um CRM.

Uma ferramenta CRM permite dividir os dados por categorias e critérios, facilitando a criação de listas focadas. Usadas em vendas e marketing, essas listas segmentadas permitem que você execute campanhas de marketing específicas para clientes (e campanhas de marketing baseadas em contas) e analise seu processo de vendas e pool de leads.

Quando você sabe a quem está se dirigindo, pode personalizar conscientemente sua oferta, suas táticas e até mesmo seu discurso de vendas !

Em poucas palavras, um bom sistema de CRM ajuda você a saber melhor quem está realmente interessado no que você tem a oferecer, quem ainda está em cima do muro e quem está frio como gelo.

3. Melhor retenção de clientes

Além de ser um grande trunfo para encontrar e nutrir potenciais e novos clientes, o CRM é uma excelente ferramenta para manter os clientes existentes satisfeitos.

A ferramenta CRM tem vários benefícios de “retenção de clientes”: ajudará você a cumprir promessas, lembrá-lo de compromissos ou quando enviar e-mails de acompanhamento.

Mas o verdadeiro truque aqui é que o CRM também pode levar você a clientes que não entram em contato há algum tempo e podem se sentir negligenciados.

Para manter seus clientes interessados, um sistema de CRM também pode ajudá-lo a coordenar campanhas de marketing: envio de campanhas por e-mail, ofertas de avaliação gratuita ou pesquisas de clientes pós-compra, etc. – Tudo está na hora certa!

4. Melhor antecipação das necessidades

Ficamos mais confiantes quando sabemos o que esperar.

O mesmo se aplica aos negócios. Quando você acompanha os hábitos de compra de seus clientes, é mais fácil fazer vendas cruzadas ou vendas adicionais para eles.

E como um dos principais benefícios de ter uma ferramenta CRM é ajudar os vendedores a vender mais e vender mais rápido, ele fornece acesso a um histórico de interações do cliente ao longo da jornada do cliente, permitindo que os representantes de vendas antecipem as necessidades do cliente.

Se você conhece o histórico de compras de seus contatos – o que eles compraram, quando compraram, quais contratos ofereceram, quais hábitos de compra mostraram e até como se tornaram seus clientes, você pode ser proativo e perguntar na hora certa Novo ou melhor oferta!

Um sistema de CRM também é essencial para fornecer um excelente atendimento ao cliente. Acessar o histórico de interações ajuda a fornecer atendimento ao cliente em tempo hábil.

Com apenas alguns cliques, você pode saber se um contato tem algum problema com seu produto, como foi tratado o seu pedido de serviço e se foi atendido. Se eles reclamaram de algo no passado, é uma oportunidade de restaurar sua reputação e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

5. Comunicação melhor e mais rápida

Não deixar seus clientes esperando, responder rapidamente às suas solicitações é sinal de profissionalismo.

O que economiza tempo para você e seus clientes é uma ferramenta CRM que fornece um conjunto de modelos de e-mail personalizáveis ​​e prontos para uso, cartas, documentos, propostas, cotações, convites, boletins informativos e muito mais.

Outro benefício é que um sistema de CRM também pode ajudá-lo a escrever mensagens de texto e e-mails e agendar remessas com semanas ou meses de antecedência.

Rapidez é tudo na hora de atender as solicitações de atendimento ao cliente!

Com um único clique de todo o histórico de interações de contatos, o CRM permite personalizar suas comunicações, enviar respostas que fornecem soluções rápidas para dúvidas recorrentes, enviar links para perguntas frequentes e vídeos, sem contar a possibilidade de fazer ligações diretamente do sistema.

6. Melhor proteção da privacidade dos dados

Um sistema de CRM pode ajudá-lo a obter e registrar as permissões de seus contatos para armazenar e usar seus dados pessoais (consentimento), enviar notificações automáticas para todos os novos contatos cujos dados você deseja armazenar, gerenciar as preferências de comunicação por e-mail de seus clientes e até configurar regras para atualizar detalhes pessoais de grupos de contato – tudo de uma vez.

Fazer tudo isso manualmente levará a maior parte do seu tempo e você também corre o risco de cometer erros. No entanto, configurar um sistema de CRM para você é uma maneira rápida, segura e confiável de tornar suas comunicações com seus clientes compatíveis com o GDPR, criando confiança ao lidar com os dados dos clientes. Respeite os clientes.

Para resumir, entenda o seguinte: um cliente é mais do que uma oportunidade de vendas.

Você pode oferecer o produto mais incrível, mas se não tratar bem seus clientes, não venderá nada!

É por isso que construir um bom relacionamento com eles é a prioridade número um de todos os negócios.

Isso é o que o CRM faz de melhor – ajuda você a manter ótimos relacionamentos com os clientes, tratando todos individualmente, sem esquecê-los e estando lá quando eles precisarem de você.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados com ferramenta CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas