Você sabe o que é Retorno sobre Investimento (ROI)?

Você sabe o que é Retorno sobre Investimento (ROI)? - Zoho

Nos acompanhe na leitura, que explicaremos o que é ROI (Retorno sobre Investimento) e como ele funciona.

Calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) é considerado a doutrina de um negócio de sucesso, é uma figura chave que representa a relação entre o lucro e os custos de investimento.

Os casos de negócios avaliam projetos futuros. Números-chave como o ROI servem para comparar diferentes projetos e como critério de decisão a favor ou contra um investimento . A seleção dos índices, seu correto cálculo e interpretação e sua complementação com uma análise de risco determinam a qualidade da decisão de investimento.

O retorno sobre o investimento é o mais conhecido dos números-chave. Dá as primeiras indicações importantes da rentabilidade de um projeto. No entanto, o ROI mais alto nem sempre é a melhor escolha.

O desafio de calcular corretamente o ROI não está na fórmula. O desafio é estruturar o modelo financeiro e inserir dados de alta qualidade. Trata-se do registro correto do projeto, para que no final a fórmula realmente reflita o projeto corretamente.

Para um marketing eficiente e bem-sucedido, é essencial calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) com a maior precisão possível. Porque somente se suas vendas, lucros e perdas puderem ser medidos exatamente você saberá se as campanhas de marketing são lucrativas do ponto de vista econômico.

Qual é o ROI (Retorno do Investimento)?

Se você investir em uma ou mais campanhas de marketing, nem é preciso dizer que isso deve valer a pena novamente – idealmente muitas vezes.

Então o ROI é o retorno sobre o capital usado para campanhas. Quanto maior o retorno do investimento, mais bem-sucedidas serão suas estratégias de marketing. Na melhor das hipóteses, você só precisa investir uma pequena quantia de dinheiro para obter o maior ROI possível.

Entenda a importância do ROI

Simplificando, o ROI é uma figura chave na administração de negócios que reflete seu lucro em relação ao esforço. Como empreendedor, você pode usar o retorno do investimento para medir a lucratividade de seus investimentos em números – então é o retorno do investimento, por assim dizer.

Nas vendas, o retorno do investimento pode ajudá-lo a examinar detalhadamente seus investimentos financeiros para poder tirar conclusões adequadas sobre o desempenho das vendas.

Dessa forma, investimentos desnecessários podem ser evitados da próxima vez e o dinheiro só pode ser usado de maneira direcionada, onde um retorno correspondente do investimento pode ser alcançado.

Em marketing, o ROI é usado especificamente para planejar a eficácia de uma campanha publicitária. Aqui, o retorno do investimento representa a relação entre o capital empregado na publicidade e o lucro obtido com ela.

Em resumo, a função do ROI é ajudá-lo a determinar se e em que medida um investimento será recompensado e, ao mesmo tempo, quão lucrativo ele realmente é.

Como melhorar o ROI (Retorno sobre Investimento) do meu negócio?

Sua campanha realmente não está indo mal, você continua gerando leads e algumas conversões e também está satisfeito com os novos clientes? Claro, isso é motivo para estar feliz – mas você também deve verificar matematicamente se sua campanha é realmente lucrativa.

Com diferentes indicadores-chave de desempenho – KPIs – é possível descobrir se sua campanha é realmente tão bem-sucedida como parte de uma medição de sucesso.

Tal investimento é, entre outras coisas, a clássica campanha de gerenciamento de leads – aqui, entre outras coisas, estamos falando do retorno do investimento em marketing – ROMI abreviado.

1. Configurar o rastreamento

Para determinar seu ROI e descobrir quantos novos leads uma campanha trouxe para você, primeiro é necessário medir com precisão as conversões – ou seja, as ações de seus usuários, como uma solicitação de contato por meio de um formulário online.

Uma ferramenta de acompanhamento também pode ser usada para determinar a lucratividade de palavras-chave ou anúncios, bem como o CPC e as taxas de conversão .

Tradicionalmente, vários anunciantes usam o Google Analytics, uma ferramenta de análise gratuita, para coleta e avaliação precisas de dados. Ele fornece informações valiosas sobre as interações dos visitantes do seu site.

Depois de medir as conversões, o ROI pode ser determinado e avaliado de acordo.

Importante: O valor de cada conversão deve ser sempre maior do que o valor que você investe para realizar essa conversão.

2. Foco no marketing de conteúdo

Como já mencionado, você descobrirá se seu compromisso empresarial compensa pela relação entre o capital empregado e o lucro obtido como resultado.

O ROI por meio do marketing de conteúdo mostra se seu conteúdo suporta a conversão ou se você deve investir mais em otimização adicional.

O importante aqui é pensar a longo prazo. Nem todo conteúdo é criado da mesma forma , embora, é claro, você queira que todo o seu conteúdo seja bem classificado e obtenha visibilidade. Entre outras coisas, você deve saber a diferença entre conteúdo editorial e de produto. Enquanto o primeiro oferece uma proposta de valor de longo prazo, o conteúdo do produto é mais crucial para o efeito de curto prazo.

Isso ocorre porque o conteúdo editorial pode fornecer principalmente ajuda, instruções ou informações básicas – ou seja, tudo o que os usuários precisam no início da jornada do cliente .

Nesse contexto, é extremamente importante adaptar toda a comunicação ao seu público-alvo e garantir que você comece com os pontos de contato certos .

3. Qualificar leads

Os métodos mencionados ajudam você a chamar mais atenção para o seu site. No entanto, o tráfego resultante também deve ser usado de forma otimizada. Cada lead individual deve ser avaliado com precisão – os irrelevantes são melhor filtrados diretamente, enquanto aqueles com alta probabilidade de fechamento devem receber mais foco.

Isso pode ser apoiado, por exemplo, por termos direcionados a personas específicas do comprador – ou seja, os clientes ideais correspondentes.

Então, para começar, o primeiro passo nesse processo é analisar como seu público-alvo pode encontrar as informações de que precisa online – e então adequar qualquer conteúdo a esse público.

Por outro lado, se seus investimentos e campanhas atingem principalmente leads não qualificados que não resultam em conversões, isso deve ser trabalhado primeiro.

Somente se você abordar habilmente o grupo-alvo certo, suas medidas de marketing podem trazer sucesso a longo prazo.

4. Usar automação para aumentar ROI

Use a automação no marketing para otimizar seus processos internos da forma mais eficiente possível. Uma medida de marketing automatizada ajuda você a chamar a atenção do cliente exatamente no momento certo.

A automação no marketing pode não apenas economizar muito tempo e esforço, mas também ajudá-lo a atingir suas metas de vendas e marketing com mais rapidez e facilidade – isso também garante um aumento no ROI.

Um exemplo aqui é o gerenciamento automático de campanhas, que não apenas coleta, mas também processa e analisa dados de marketing. Isso inclui, por exemplo, a avaliação da qualificação de leads , bem como o gerenciamento de campanhas e a análise das informações de ROI registradas.

Dessa forma, as campanhas de marketing podem ser planejadas, controladas e monitoradas sem que você tenha que cuidar de cada processo sozinho.

As campanhas de nutrição de leads também podem ajudá-lo aqui: Enviar e-mails únicos toda semana pode não ser a solução certa – especialmente porque os ciclos de vendas em B2B às vezes podem ser muito longos.

As campanhas de nutrição de leads oferecem a oportunidade de medir as interações dos usuários com o site, newsletters e outras interfaces. Com esses dados coletados, você pode fornecer o conteúdo certo no momento certo para cada cliente.

Considerações finais: automação do Zoho CRM para aumentar ROI

Mesmo que sua campanha de marketing gere leads de sucesso e você receba novos clientes dessa forma, uma análise deve ser realizada para identificar ganhos ou perdas. Porque senão fica difícil saber se uma campanha deve ser continuada ou ajustada.

Muitos cliques ou uma alta taxa de abertura de correspondências para leads, bem como altos números de tráfego em seu site, podem parecer uma campanha de marketing bem-sucedida à primeira vista – mas isso só é confirmado pelo cálculo do retorno do investimento.

Para um melhor retorno do investimento, preste atenção especial aos seguintes pontos:

  • Não a quantidade, mas a qualidade dos seus leads é determinante para o seu sucesso;
  • Com uma ferramenta de rastreamento, é possível determinar a lucratividade de palavras-chave ou anúncios, bem como o CPC e as taxas de conversão;
  • Conteúdo editorial e de produto são ferramentas importantes para aumentar o retorno do investimento;
  • Confie na automação de processos, como o que Zoho CRM oferece, recorrentes para economizar tempo e esforço valiosos ao mesmo tempo;
  • As campanhas de nutrição de leads oferecem a oportunidade de medir as interações dos usuários com o site, e-mails de newsletters e outras interfaces.

O Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa, fazendo a automação na plataforma é possível interagir com o seu público regularmente, gerando confiança e reconhecimento da marca. Com os fluxos de trabalho, sua empresa poderá ter uma lista de correspondência segmentada com base nas informações que têm sobre seus contatos e envolvê-los enviando conteúdo relevante.

A visibilidade completa das informações de contato dos leads, autoridade de compra, orçamento, prazo, etc., pode ajudá-lo a otimizar os seus processos internos. Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas