Entenda o que é segurança cibernética e como se proteger de ataques

Os desafios da segurança cibernética são diversos e estão sempre evoluindo. Caso não se prepare bem e nem use as ferramentas certas, a empresa fica vulnerável, sujeita a diversos prejuízos por problemas de segurança.

Afinal, ao mesmo tempo em que cresce o número de dispositivos conectados à internet e as tecnologias de nuvem, também aumentam os métodos sofisticados de invasão de sistemas que representam verdadeiros desafios para a proteção dos dados de clientes e corporações.

Para saber mais sobre segurança cibernética, quais desafios você tem pela frente e como se proteger, siga a leitura!

O que é segurança cibernética?

A segurança cibernética é a prática de proteção de computadores, redes, softwares, aplicativos, sistemas e seus dados contra possíveis ameaças do mundo digital.

Essas tais ameaças virtuais são variadas, como ataques de hackers, malware, phishing e roubo de informações sigilosas, o que podem ser determinantes para prejudicar a reputação da empresa. 

A segurança cibernética é uma área essencial, já que a internet está cada vez mais presente no dia a dia, e é através dela que os clientes fazem compras, pagamentos e inserem dados importantes.

Por isso, as organizações têm a responsabilidade de proteger esses dados, preservando a confiança do cliente e sua própria imagem no mercado, bem como atendendo ao que pedem os órgãos regulatórios e as leis - como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Para isso, as corporações devem usar medidas e recursos de segurança cibernética, evitando perda de dados sigilosos, acessos não autorizados e interrupções nos processos comerciais. 

As organizações implementam medidas de segurança cibernética para se preparar e defender consumidores, processos e sistemas. É um desafio contínuo, em constante evolução, e as empresas precisam se atualizar e se adaptar conforme necessário.

Descubra se os seus dados estão seguros!

Qual sua importância para empresas

Empresas de vários setores usam sistemas digitais para fornecer um bom atendimento ao cliente e executar processos com agilidade e integração. Por isso, os ativos digitais presentes nesses fluxos precisam ser defendidos contra acessos não intencionais. 

O ataque cibernético é uma violação e obtenção não autorizada de dados de um sistema e, quando bem-sucedido, pode gerar exposição, roubo, exclusão ou alteração de dados sigilosos. 

Também chamada de segurança da Tecnologia da Informação (TI), as medidas de segurança cibernética devem combater essas ameaças e ataques provenientes de dentro ou de fora da organização.

De acordo com dados, a estimativa é que o custo global anual do cibercrime exceda 20 trilhões de dólares até 2026, e infelizmente, 71% das organizações no mundo já foram vítimas de ataques de ransomware (malware de sequestro de dados) em 2022.

Além disso, URLs maliciosas aumentaram 61% de 2021 a 2022, o que equivale a 255 milhões de ataques de phishing apenas em 2022. É imprescindível que as empresas se protejam desses possíveis prejuízos.

Como funciona a segurança cibernética

A segurança cibernética funciona através de processos, práticas recomendadas e soluções tecnológicas para proteger sistemas. Com esse conjunto de técnicas, é possível reduzir o risco de um ataque.

Para garantir a segurança cibernética, as empresas podem implementar medidas de proteção virtual, como políticas e procedimentos de segurança que definem regras e diretrizes para o tratamento dos seus dados e o uso dos seus sistemas.

É essencial usar  tecnologias de segurança, como firewalls, antivírus e criptografia para proteger seus sistemas. Essas tecnologias devem estar presentes em todos os aplicativos, softwares e ferramentas utilizadas pela empresa.

A segurança cibernética também funciona através do treinamento dos funcionários, que devem ser educados sobre os riscos e como agir para se proteger.

Tudo isso é uma questão crítica para empresas de todos os portes e setores, principalmente se você é um gestor de TI. Ao implementar medidas de segurança, você protege ativos valiosos e evita danos causadores de altos custos indevidos.

Desafios e ameaças enfrentados pela segurança cibernética

Conheça alguns dos principais desafios e ameaças para a segurança cibernética:

1. Ataques de malware

Malware é um termo para qualquer software mal-intencionado, projetado para causar danos alterando ou excluindo arquivos, extraindo dados, enviando emails e mais. 

Eles existem em diversos tipos, como, por exemplo, vírus, spyware, worms, trojans e ransomwares. E todos representam uma grande dor de cabeça, sendo capazes de infectar sistemas e redes, causando incríveis danos e perdas.

2. Ataques de phishing

Phishing é uma engenharia social usada por hackers através de e-mails, SMS, redes sociais ou caixas postais aparentemente de fonte confiável para convencer pessoas a compartilhar dados confidenciais ou clicar em um link mal-intencionado. 

Algumas campanhas de phishing são enviadas para muitas pessoas na esperança de que uma clique. O phishing pode tentar obter informações, como senhas e números de cartão de crédito.

3. Vazamento de dados 

O vazamento de dados é uma preocupação já bem conhecida e crescente para as empresas. A perda de informações confidenciais pode resultar em danos gigantes à reputação da corporação, que provavelmente sofrerá multas e terá a sua imagem abalada. Afinal, dificilmente os clientes confiam em uma empresa que vazou seus dados.

4. Ataques de engenharia social

A engenharia social envolve manipulação, já que os invasores aproveitam para enganar pessoas que confiam na mensagem passada. Eles querem, normalmente, obter informações confidenciais. 

Os hackers podem até mesmo se passar por uma marca ou pessoa já conhecida, como amigos, colaboradores, parceiros ou autoridades para obter acesso não autorizado a dados.

5. Ataques de negação de serviço (DoS)

Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) tenta sobrecarregar um sistema ou rede enviando solicitações falsas e impedindo os usuários normais de se conectar ou acessar o servidor.

É um esforço coordenado para sobrecarregar o sistema, para que ele seja inacessível para usuários, causando interrupções e até prejuízos financeiros.

6. Falhas de segurança em aplicativos e sistemas

As vulnerabilidades já existentes em softwares, aplicativos e sistemas podem ser exploradas por pessoas mal-intencionadas, como hackers, para obter acesso. Para agir contra esse problema, é preciso manter as aplicações atualizadas. É comum que as próprias auditorias dos fornecedores tragam as medidas de segurança devidas.

7. Ameaças internas

Em caso de ameaça interna, as pessoas com acesso ao sistema, como colaboradores, fornecedores ou clientes, violam a segurança. Os danos podem ser intencionais ou não, mas costumam começar por indivíduos com acesso privilegiado.

8. Ataques de engenharia reversa

A engenharia reversa é o método de desmontar e analisar o código do sistema para encontrar vulnerabilidades e conseguir roubar dados. A partir do estudo do código, os hackers exploram as fraquezas do software e entendem como comprometer a sua segurança.

9. Falta de conscientização e treinamento

A falta de conscientização e treinamento dos colaboradores pode comprometer a segurança cibernética, pois leva à práticas negligentes e ações descuidadas que colocam a integridade dos dados da empresa em risco. Por isso, é essencial educar os colaboradores sobre as melhores práticas de segurança cibernética.

10. Evolução constante das ameaças

As ameaças cibernéticas estão em evolução sempre, com novas técnicas e novas vulnerabilidades na medida do surgimento das tecnologias. Acompanhe as tendências e adote medidas de segurança atualizadas.

Melhores práticas para proteger os dados da sua empresa

Agora que você já conheceu alguns dos principais desafios e ameaças enfrentados pela segurança cibernética, é hora de saber como implementar medidas para proteger os dados da empresa:

Adote a Confiança Zero

A estrutura de Confiança Zero tem o princípio de que não é mais possível confiar em várias questões diárias que antes pareciam simples, como solicitações de acesso, mesmo que ela venha da rede ou de pessoas aparentemente confiáveis. 

Então, verifique tudo, todas as solicitações de acesso, mensagens, questões financeiras e mais. Entregue apenas o acesso necessário aos colaboradores e nada mais.

Realize treinamentos 

Realize capacitações regulares de segurança cibernética na empresa, afinal, ela não está na mão apenas dos profissionais de TI. Todos os colaboradores usam dispositivos empresariais, e muitos ataques cibernéticos são direcionados a um funcionário. 

Todos devem trabalhar juntos para manter a segurança cibernética. Ensine a sua equipe a usar corretamente as ferramentas, proteger dispositivos e identificar ataques. Monitore a eficiência e atualize o seu programa com o tempo.

Estabeleça processos padronizados

Desenvolva diretrizes e processos para que a equipe saiba prevenir, detectar e reagir a um ataque. Atualize esses processos e as ferramentas usadas para reduzir vulnerabilidades. 

As diretrizes devem estar claras para a equipe, todos devem estar preparados para seguir etapas precisas em caso de ataque. As orientações da SOC (Organização Internacional para Padronização) 2700 ou o NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) já são ótimas para te ajudar.

Invista em soluções eficientes

As soluções de tecnologia devem ajudar a resolver problemas de segurança com precisão. Muitas ferramentas usam IA e automação para se proteger contra ataques automaticamente, sem intervenção manual. 

As tecnologias usadas na empresa devem ajudar a equipe a entender o cenário com base em dados, análises e insights, eliminando lacunas para proteger os mais variados dados.

Como as ferramentas do Zoho Workplace contribuem para segurança cibernética

As ferramentas do Zoho Workplace oferecem medidas de segurança eficientes contra ameaças cibernéticas. Aproveite uma completa proteção de e-mails, com recursos avançados de filtragem de spam e proteção contra phishing. 

Conte com o bloqueio de e-mails maliciosos e evite que os seus usuários sejam enganados por mensagens fraudulentas. O sistema de detecção de malware do Zoho protege contra anexos infectados e URLs suspeitas.

O Zoho Workplace conta com criptografia de ponta a ponta para a segurança dos documentos na nuvem. Defina permissões de acesso, controle quem pode visualizar, gerenciar, editar ou compartilhar os arquivos e conte com a autenticação de dois fatores (2FA).

A autenticação de dois fatores exige que os usuários forneçam, além da senha, um segundo fator de autenticação, como um código enviado por SMS ou aplicativo. Os gestores de TI podem gerenciar as contas, definir políticas de senha fortes, restringir acessos em dispositivos e monitorar atividades suspeitas.

Use recursos de backup automatizado e armazenamento em nuvem seguro, tenha seus dados protegidos e disponíveis mesmo em caso de falhas, desastres ou ataques. Aproveite o monitoramento contínuo e tome medidas rápidas para mitigar ameaças.

Aproveite a tranquilidade da segurança cibernética completa do Zoho Workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas