O jeito certo de criar um funil de marketing e vendas eficaz

O jeito certo de criar um funil de marketing e vendas eficaz - zoho

Pode-se visualizar o processo de vendas através do funil de marketing – na parte superior do funil, as pessoas acabam de aprender sobre sua empresa. À medida que avançam no funil, os clientes em potencial diminuem em cada estágio, até que você chegue ao fim do funil, quando há alguns que decidem comprar. 

Existem vários tipos de funil de marketing e vendas. Eles podem ser baseados em sua estratégia geral, os canais de marketing que você está usando, seu software e ferramentas de marketing, o que você está vendendo e vários outros fatores. 

Neste guia, abordaremos um dos modelos mais comprovados e úteis de funil de marketing e vendas. Boa leitura!

Funil de Marketing e Vendas: conheça as etapas do funil de vendas

Um funil de marketing e vendas é uma parte vital de suas estratégias de marketing. Ao compreender a jornada do cliente e mapear seu funil, você pode garantir que seu marketing seja focado e eficaz. Utilize o melhor software de CRM para alinhar as ações do cliente também com as etapas do funil. 

Existem vários tipos de funis de marketing, mas todos têm o mesmo objetivo: converter visitantes em clientes. Mas, como você leva as pessoas ao fundo desse funil? E como você garante que eles vão acabar comprando de você?

Confira os aspectos para nortear seus objetivos: 

  • Conscientização: torne as pessoas cientes de seus negócios, produtos e serviços;

  • Interesse: forneça ao seu público informações sobre seus negócios e ofertas;

  • Desejo: crie uma conexão mais profunda com seus produtos e serviços;

  • Ação: faça com que os clientes comprem.

Cada estágio requer uma abordagem diferente. Para ter sucesso em cada estágio, você precisa construir confiança, oferecer grande valor e se destacar de seus concorrentes. Você também pode usar as melhores ferramentas e softwares de marketing de conteúdo para otimizar seu funil e aumentar suas vendas.

Como usar um Funil de Marketing e Vendas para transmitir a mensagem certa

1. Crie uma página de destino

Uma página de destino provavelmente será a primeira vez que os clientes em potencial aprenderão sobre sua empresa. Se eles clicarem em um anúncio, se inscreverem em um webinar ou baixar um ebook, eles irão para uma página de destino. Essa página deve comunicar claramente quem você é como empresa e seus benefícios exclusivos (afinal, esta pode ser a única oportunidade que você tem para impressionar os clientes em potencial). 

E, o mais importante, certifique-se de que a página de destino tenha um formulário para os clientes em potencial inserirem suas informações – você deseja capturar seus endereços de e-mail para poder continuar a se comunicar com eles.

2. Ofereça algo de valor

Esta é a parte em que você deve dar algo a seus clientes em troca de seus endereços de e-mail. Um estratégia de atração, como um e-book ou white paper, é uma forma eficaz de oferecer algo de valor em sua página de destino.

3. Comece a nutrir

Nesse ponto, seus clientes em potencial passaram do estágio de Conscientização para o estágio de Interesse. E, como você tem todos os endereços de e-mail da página de destino, pode criar uma série de e-mails para compartilhar conteúdo educacional sobre sua oferta.

4. Upsell

À medida que os clientes em potencial avançam para o estágio de Decisão, você deseja oferecer qualquer coisa que possa empurrá-los na direção de uma decisão de compra. Isso pode incluir uma demonstração do produto, avaliação gratuita estendida ou desconto especial.

5. Continue

Na fase de Ação, você conquistará novos clientes ou ouvirá por que os clientes em potencial não estão interessados em comprar. De qualquer maneira, mantenha a comunicação em andamento. Para novos clientes, concentre-se na educação, envolvimento e retenção do produto. Para clientes em potencial que não fizeram uma compra, crie uma nova série de incentivos para entrar em contato com eles a cada poucos meses.

Principais benefícios de usar um Funil de Marketing e Vendas de CRM

Há grandes benefícios no uso do software de funil de marketing e vendas CRM. Você pode automatizar e agilizar seu processo de fechamento, contribuindo diretamente para sua receita. Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios de ter um funil de CRM adequado.

O sistema de funil de CRM pode ajudá-lo a entregar seus serviços com uma compreensão melhor das necessidades dos compradores. Ele ajuda você a conhecer a preocupação de seus clientes, construindo assim uma base de utilização do software para melhorar a interação entre você e seus clientes. 

O sistema de funil de CRM também pode ser um ponto alto para auxiliar a entender o comportamento de seus clientes; faz com que você saiba o momento perfeito para apresentar um produto aos seus clientes. Ajuda você a não perder tempo lidando com clientes sem fins lucrativos e a identificar os lucrativos, levando a vendas otimizadas. 

Além disso, ajuda a impulsionar e aumentar suas vendas. Usar essa estratégia de CRM de funil de marketing e vendas pode aumentar significativamente suas vendas, com as informações que você tem sobre seus clientes 

Gostou do conteúdo? 

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas