Guia para usar webinars na sua estratégia de marketing

 Guia para usar webinars na sua estratégia de marketing


Webinars são excelentes ferramentas para captação de leads, geração de engajamento, visibilidade e autoridade da marca. Esse formato de conteúdo tem o poder de potencializar as estratégias de marketing da sua empresa!

Essa forma de entregar informação ganhou espaço nos últimos anos, trazendo grandes oportunidades.  

São normalmente gratuitos, facilmente acessíveis, planejados segundo estratégias para atrair o público-alvo, criados e divulgados para que sejam úteis, confiáveis e relevantes.

Através deles, é possível realizar eventos, palestras, conferências e mais. Por entregar informações importantes, costumam ser atraentes para os clientes em potencial.

Quer aplicar a ferramenta na sua empresa? Continue a leitura e entenda melhor como funciona um Webinar, quais são os benefícios e o passo a passo para implementar a ferramenta no seu planejamento estratégico! Vamos lá?

A estratégia de webinar no mercado

O webinar é uma apresentação que pode ter formato de palestra, oficina, seminário ou outro evento na Internet. Ele pode ser gravado ou ao vivo, visto por vários canais, de forma confortável e flexível.

No mercado atual, trata-se de uma ferramenta essencial para as empresas se conectarem com seus públicos-alvo. Os dados comprovam:

Segundo o estudo The 2017 Big Book of Webinar Stats, 73% dos profissionais de marketing B2B e líderes de vendas afirmam que o Webinar é a melhor forma de captar Leads Qualificados.

Não é à toa: de acordo com pesquisa da Adobe, 91% dos usuários que se cadastram em um webinar acompanham a transmissão ao vivo ou assistem à gravação depois. Assim, o alcance do conteúdo empresarial aumenta.

E, por causa de suas vantagens, a pesquisa Webinar Benchmarks Reports demonstra que os webinars vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado.

Hoje, o tempo médio de engajamento de um webinar é de 57 minutos. Em 2010, por exemplo, era de 38 minutos, o que mostra um ganho considerável.

Os webinars permitem que as marcas demonstrem seus conhecimentos em um formato interativo, e oferecem uma oportunidade única de gerar leads de alta qualidade, já que os usuários que assistem normalmente tem profundo interesse no tema abordado.

Além disso, a ferramenta ajuda a alcançar um grande número de pessoas, independentemente da localização geográfica. Com o webinar, as empresas podem interagir com os clientes em potencial, respondendo dúvidas em tempo real.

Por tantas vantagens, o webinar é uma estratégia de marketing digital: excelente para gerar leads, facilitar a jornada deles com a empresa, entregar conteúdo rico e interativo.

A marca pode chamar a atenção dos seus possíveis clientes e, meio a apresentação, mostrar os seus diferenciais, produtos e serviços. As informações também ajudam a reter o público-alvo, que passa a entender a marca como autoridade no tema.

Por isso, existem grandes exemplos de webinars de sucesso. A famosa Intercom é um grande caso, ocorrendo de forma híbrida, com eventos reais registrados em webinars, diálogos profundos relacionados a comunicação e apresentação com autoridades no assunto.

Benefícios dos webinars para uma estratégia de marketing

Como você viu, as vantagens são muitas. Mas elas vão além. Aqui estão mais benefícios de incorporar webinars em sua estratégia de marketing:

  1. Aumento do alcance

Os webinars permitem que você alcance um público global a um custo muito baixo. Não há barreiras geográficas, sendo um canal para alcançar uma ampla audiência - no Brasil ou internacionalmente.

  1. Geração de leads de alta qualidade

Os webinars são conhecidos por gerar leads de alta qualidade. Os participantes que se inscrevem e assistem a um webinar costumam demonstrar um alto nível de interesse em seu conteúdo.

  1. Promoção de produtos ou serviços

Webinars também podem ser usados para promover seus produtos ou serviços. Ao fazer uma demonstração ao vivo ou oferecer um desconto exclusivo, você pode aumentar a visibilidade e o alcance da marca.

  1. Atração e retenção de clientes

Os webinars são uma ferramenta de marketing poderosa que pode ajudar a aumentar o alcance da marca. Com o planejamento e a execução adequados, eles podem ajudar a atrair novos clientes, reter os existentes, encaminhá-los pelas etapas do funil de vendas e impulsionar o crescimento do negócio.

  1. Construção de autoridade

Os webinars permitem que você demonstre sua expertise e construa a sua autoridade no setor. Quando uma marca promove webinars, pode alcançar oportunidades de educar o público-alvo, demonstrar expertise e tornar-se referência no mercado.

  1. Interação em tempo real

Os webinars são verdadeiros eventos que oferecem a oportunidade de interagir com seu público em tempo real, o que pode otimizar a conexão entre empresa e público, além de ajudar a aumentar o engajamento e a lealdade do cliente.

  1. Criação e gestão de eventos

Em webinars, ocorrem verdadeiros eventos. Você irá definir a data e a hora da conferência, crie uma página atraente e manter uma comunicação com todos os participantes.

  1. Geração de engajamento do público

Os conteúdos informativos e úteis disponibilizados em um webinar ocorrem em tempo real. Ao contrário de outros conteúdos encontrados em formato de texto, os webinars são interativos, mais humanizados e capazes de gerar verdadeiros debates. Os espectadores podem se sentir parte do conteúdo!

  1. Aumento do tráfego

Apresentações podem encaminhar pessoas para os outros canais da sua empresa. Com base em interações, envie os usuários para o seu site, redes sociais e mais, aumentando o número de leads e a sua lista de emails - contribuindo, inclusive, para vendas.

  1. Cabe no orçamento

Os webinars não costumam custar muito - podem ser feitos até mesmo a partir de casa. Existem diversas plataformas grátis que permitem a exibição de webinars, mas, para contar com recursos robustos, você poderá encontrar sistemas acessíveis que cabem no seu orçamento.

Como fazer webinars de sucesso?

Realizar webinars bem-sucedidos é uma arte que pode ser aperfeiçoada! Para isso, você precisa de um planejamento cuidadoso e uma execução eficaz. Aqui estão algumas dicas que podem aumentar o alcance e a visibilidade da sua marca:

  1. Defina objetivos

Defina claramente os seus objetivos. Você está tentando gerar leads? Informar seu público sobre um novo produto? Fornecer treinamento? Tenha um objetivo claro em mente para orientar todas as outras decisões.

  1. Escolha o tema

Escolha um tema que seja relevante, útil e interessante para o seu público-alvo. O tema deve ser algo que você conheça bem e que também seja de interesse para que os seus clientes em potencial assistam.

  1. Parta para o planejamento

Depois de escolher o tema, é hora de começar a planejar o conteúdo do seu webinar. Certifique-se de que seu conteúdo seja informativo, envolvente e fácil de entender. Lembre-se de incluir tempo para perguntas e respostas, gerando interação.

  1. Promova o webinar

Promova o seu webinar em todos os seus canais de marketing. Isso pode incluir e-mail marketing, mídias sociais, blog e website. Comunique o webinar com antecedência para que os usuários possam se inscrever.

  1. Faça ensaios

Faça um ensaio geral do seu webinar para garantir que tudo corra bem. Isso deve incluir a verificação da sua conexão, o funcionamento do software do webinar, do dispositivo usado e da própria apresentação.

  1. Incentive a interação

Durante o webinar, certifique-se de interagir com o seu público. Planeje um evento aberto, engajador, motivador e interessante. Isso pode ser feito através de perguntas e respostas, enquetes, pedindo feedbacks e mais.

  1. Faça o monitoramento

Após o webinar, acompanhe e analise os resultados. Quantas pessoas se inscreveram? Quantas realmente assistiram? Quais foram as principais perguntas ou comentários? Os dados podem ajudar a prosseguir com estratégias futuras ou continuar a jornada.

  1. Escolha a plataforma certa

Existem muitas plataformas disponíveis, então escolha uma que seja fácil de usar e que entregue os recursos que você precisa.

O Zoho Marketing Plus é a ferramenta que você precisa. É um software integrado de marketing integrada que pode impulsionar significativamente o sucesso das suas estratégias.

A plataforma tem os recursos necessários para organizar e promover seus webinars:

Ele permite que você crie páginas de registro atraentes, envie convites por e-mail e acompanhe o desempenho das etapas com o consumidor. Crie e gerencie seus webinars, defina a data e a hora do evento e configure lembretes automáticos para os participantes.

Interaja com seu público antes, durante e após o webinar. Você pode enviar pesquisas, responder perguntas e coletar feedback dos participantes, além de criar campanhas de mídia social e rastrear o desempenho de suas estratégias promocionais.

Além disso, ele também oferece recursos para automação de marketing, análise de dados robusto e gerenciamento de leads. Ele fornece dados sobre o número de participantes, a duração da visualização, a taxa de conversão e muito mais.

É uma solução completa para as suas necessidades de marketing!

O Zoho Marketing Plus se integra perfeitamente a diversas outras ferramentas. Isso permite que você acompanhe os leads gerados a partir do seu webinar e gerencie todo o seu processo de vendas em uma única plataforma, de forma centralizada.

Encontre todos os seus canais de marketing em uma única conta. Conecte suas contas de e-mail e de mídias sociais, importe todos os seus dados instantaneamente e comece a usar o Marketing Plus sem qualquer configuração ou processo complexo.

A interface é fácil, intuitiva, facilitando o treinamento da sua equipe para usar diariamente o software.

O suporte ao cliente é completo, já que a marca Zoho é conhecida por seu excelente suporte ao cliente. Se você tiver alguma dúvida ou problema ao organizar seus webinars, pode contar com a ajuda da equipe..

Com o Zoho Marketing Plus, você pode organizar webinars de sucesso e impulsionar os seus esforços de marketing!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas