Saiba os 9 maiores erros de marketing nas mídias sociais para evitar

9 maiores erros de marketing nas mídias sociais para evitar


Se você busca dicas para alcançar clientes, conquistar espaço, visibilidade e autoridade, as mídias sociais costumam ser ótimos canais.

Boas estratégias de marketing digital costumam incluir as redes sociais. O poder dessas redes para alcançar o público é inegável. Então, marcar presença nessas plataformas significa ter grande vantagem competitiva.

O uso das redes sociais gera possibilidades e oportunidades de comunicação. Você pode manter verdadeiros relacionamentos com os seus clientes, responder dúvidas, gerar conexões, emoções e memórias que, mais tarde, ajudam na fidelização.

Esse engajamento é um elemento fundamental para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Quando os usuários interagem com o seu conteúdo e marca, você constrói relacionamentos mais sólidos, aumenta o alcance e as conversões.

O engajamento do cliente oferece um feedback valioso, que pode revelar o que seus clientes pensam sobre seus produtos, serviços ou conteúdo, resultando em otimizações.

É uma forma de alavancar vendas, acompanhando o cliente em um espaço onde várias outras empresas podem publicitar para eles.

Porém, o uso inadequado das mídias sociais pode gerar prejuízos. Quando se fala em presença digital, os seus investimentos são preciosos. Para te ajudar na melhor jornada, listamos os erros mais comuns e como evitá-los. Continue a leitura e confira!

Os maiores erros de marketing nas mídias sociais

Como você viu, mídias sociais são uma parte crucial do marketing digital, podendo gerar vendas e lucros. Mas muitas empresas cometem erros que podem prejudicar a estratégia. Aqui estão as falhas e problemas que você deve evitar:

  1. Ausência de uma estratégia clara

Não basta realizar algumas postagens para ter, de fato, uma boa estratégia nas mídias sociais. O marketing digital precisa de estratégia baseada em dados.

Antes de começar a investir nas mídias sociais, você precisa entender bem o seu público-alvo, as preferências, comportamentos e características. Afinal, as suas redes sociais postam para alcançar esse público.

Saiba como definir o Perfil de Cliente Ideal (ICP)!

A partir dessa análise, será mais fácil entender qual canal irá, de fato, ser interessante para a sua estratégia. Além disso, é importante entender que tipo de postagem, melhor horário, a frequência que funciona melhor, as palavras certas e mais.

O planejamento deve considerar riscos e objetivos. Considere metas SMART: S (específicas), M (mensuráveis), A (atingíveis), R (relevantes) e T (com prazo).

  1. Falta de interação com o público

As mídias sociais são sobre construir relacionamentos. Se você não está interagindo com seu público, está perdendo uma grande oportunidade. Todos os esforços devem visar o engajamento dos clientes.

Construa estratégias marcantes, envolventes e memórias. A interação com o público sem um plano cuidadoso pode ser desastrosa. Então, dê toda a atenção possível para essa interação.

Se uma pessoa tentar entrar em contato com a empresa perguntando informações, a equipe deve responder com agilidade. As postagens nas mídias sociais devem ser planejadas para gerar trocas entre marca e empresa.

As críticas, tanto quanto elogios, devem ser respondidas. Treine a equipe para lidar com essas situações, contornando erros, lidando com crises e aproveitando feedbacks para implementar melhorias.

Quando você interage com o seu público, você está incentivando um maior engajamento com a sua marca. Isso pode levar a mais compartilhamentos, curtidas e comentários, o que pode aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes.

  1. Desequilíbrio entre conteúdos orgânicos e anúncios

As redes sociais são espaços que permitem anúncios. E eles podem ser interessantes para uma estratégia de sucesso, mas com equilíbrio.

Anúncios pagos podem alcançar um enorme número de pessoas a custos reduzidos, além de serem monitorados e entregarem insights valiosos. Você poderá ver taxas de alcance e interação.

No entanto, nem todos os clientes gostam de encarar vários anúncios. Um excesso de anúncios pode ser irritante para os usuários e pode fazer com que eles parem de seguir suas páginas ou ignorem suas postagens.

Além disso, se você só postar anúncios, poderá perder a oportunidade de se conectar com seu público-alvo em um nível mais profundo.

O desequilíbrio entre conteúdos orgânicos e anúncios pode ser um problema nas redes sociais.

A publicidade paga também é importante. Ela permite que você alcance um público mais amplo e direcione sua mensagem para pessoas específicas, mas é importante encontrar um equilíbrio entre a promoção de produtos ou serviços e a oferta de conteúdo valioso.

O conteúdo orgânico permite que você construa um relacionamento com seu público, mostre a personalidade da sua marca e ofereça valor.

  1. Foco na quantidade ao invés de qualidade

É preciso equilibrar a balança entre quantidade e qualidade para manter a eficiência. Vídeos fofos e atrativos são ótimos para gerar interação, mas não devem tomar todo o seu canal.

Seja relevante, evitando repetições e publicações que podem soar como SPAM. Faça a manutenção e atualização dos seus conteúdos segundo estratégias, sempre pensando no que é útil para os seus clientes.

Siga o seu planejamento bem definido, elencando quais posts com determinados conteúdos serão mais eficientes nas datas previstas, quais são as ações mais adequadas para cada momento.

Não replique conteúdo em todos os perfis e canais, pois cada um tem características próprias. Também não copie e cole respostas, pois isso indica falta de atenção com o seu público-alvo.

  1. Falta de consistência nas publicações

A falta de consistência nas publicações é definitivamente um problema nas redes sociais. A consistência é crucial, pois os algoritmos das mídias sociais favorecem as contas que postam regularmente.

Se você não está postando consistentemente, é menos provável que seu conteúdo seja visto por seus seguidores. Postar de forma consistente também ajuda a manter seu público engajado.

Se você postar irregularmente, os seguidores podem esquecer de você ou perder o interesse. A consistência ainda ajuda na construção da marca, transmissão de confiabilidade e profissionalismo.

Seja consistente para conquistar os resultados desejados.

  1. Foco excessivo em vendas

As redes sociais são plataformas onde as pessoas vêm para se conectar e compartilhar experiências.

Publicar apenas sobre vendas, produtos, soluções e preços não permite espaço para construção de um relacionamento com o público-alvo. Se seus seguidores estiverem vendo apenas anúncios, é provável que se sintam saturados.

Por outro lado, se tudo o que você postar for conteúdo orgânico sem nenhum anúncio, você pode não conseguir gerar receita suficiente ou atingir seus objetivos de marketing.

Então, permita que a marca de fato se conecte com os clientes potenciais e equilibre essa balança. Publique conteúdos ricos, relevantes e úteis, que os usuários de fato querem ler. Não se mantenha apenas na propaganda, mas faça anúncios no momento certo.

  1. Não integrar esforços de marketing digital

As mídias sociais englobam vários canais - e provavelmente a sua empresa atende clientes em plataformas diferentes. Então, não investir na integração de esforços pode ser um grande problema.

A integração das mídias sociais e dos esforços de marketing digital garante que sua marca seja consistente em todas as plataformas e pontos de contato. Isso ajuda a construir confiança e reconhecimento da marca, o que pode aumentar a lealdade do cliente e as vendas.

A integração também gera padronização. A equipe entrega sempre a mesma qualidade, reunindo esforços para alcançar o objetivo. Manter silos de comunicação irá apenas diminuir o alcance das suas campanhas.

A integração também ajuda a melhorar a eficiência de seus esforços de marketing. Ao transmitir a mesma mensagem em todos os canais, passa a maximizar o impacto de sua campanha.

Confira os 7 passos para integração entre canais de marketing e vendas!

  1. Deixar de acompanhar as métricas

A integração permite uma melhor análise e otimização de suas campanhas de marketing. Afinal, rastrear o desempenho de suas campanhas é essencial para garantir insights valiosos.

As métricas ajudam a guiar as suas decisões de marketing baseadas em dados. Você pode analisar o comportamento do usuário, as tendências do mercado, padrões, erros e muito mais.

Supervisione o que está sendo postado, mantendo a atenção aos erros e aos concorrentes. Analise as estratégias deles para otimizar as suas e garantir inovação.

Sem métricas, torna-se quase impossível medir o retorno sobre o investimento de suas campanhas de marketing digital. Isso pode levar a gastos ineficientes e prejuízos.

As métricas também são essenciais para otimizações e correções. Elas facilitam a compreensão de cada etapa, o que os clientes gostam, desgostam e como se comportam.

Do contrário, ignorar dados pode resultar em decisões mal informadas, gastos ineficientes, campanhas falhas e falta de compreensão do público.

  1. Não usar uma ferramenta para gerenciar as mídias sociais

Não usar uma ferramenta para gerenciar as mídias sociais é, de fato, um problema. Afinal, com tantas questões para ter atenção, fica difícil cumprir todas as etapas de forma manual.

Você precisa contar com a automação para ganhar eficiência, precisão e consistência.

Uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais permite agendar posts com antecedência, garantindo maior regularidade nas publicações. O monitoramento de dados acontece com mais precisão, e você passa a entender o seu público-alvo.

Com a plataforma certa, é possível gerenciar diversos canais, alternando facilmente entre contas e plataformas, economizando tempo e esforço.

Boas ferramentas de gerenciamento de mídias sociais geralmente incluem recursos para responder a comentários e outras interações em tempo real. Isso pode melhorar o atendimento ao cliente, maximizando resultados.

Extraia o melhor das mídias sociais com o Zoho Marketing Plus!

Gostou das dicas?

Zoho Marketing Plus é uma plataforma completa de marketing que você precisa para transformar a sua estratégia de mídia social e evitar os erros citados.

Com o Zoho Marketing Plus, você pode gerenciar todas as suas contas de mídia social em um único lugar. Isso economiza tempo e torna mais fácil manter uma presença consistente em várias plataformas.

A interface é intuitiva, fácil e centralizadora, agilizando as operações diárias. Ela possui análise poderosa e robusta das suas campanhas, ajudando a gerar informações detalhadas, rastreando alcance, engajamento, conversões e outros indicadores.

O Zoho Marketing Plus permite que você automatize várias tarefas de marketing, como publicações em mídias sociais e envio de e-mails. Isso pode liberar seu tempo para se concentrar em outras áreas do seu negócio, além de ajudar a manter consistência.

A ferramenta pode ser integrada a diversos outros sistemas e o suporte ao cliente é 24/7 para garantir que você sempre tenha ajuda quando precisar.

Conheça o Zoho Marketing Plus e impulsione as mídias sociais da sua empresa!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas