Guia para avaliar os resultados da sua estratégia de conteúdo

Guia para avaliar os resultados da sua estratégia de conteúdo


Para que a sua estratégia de conteúdo tenha sucesso, você deve monitorar as métricas das campanhas, mensurando o sucesso da estratégia e garantindo que ela está no caminho certo.

O marketing de conteúdo é usado por empresas de todos os setores para gerar visibilidade, interação com clientes, presença digital e vendas.

O acompanhamento correto das estratégias é fundamental para garantir que os recursos e técnicas usadas estão tornando possível alcançar os objetivos e gerar resultados para a empresa.

Afinal, nenhuma gestão quer investir em planejamentos que não funcionam, acabando em prejuízos.

Para saber se os métodos estão gerando tráfego, quais os custos das ações, como vão as estratégias usadas, a distribuição e a satisfação do cliente, por exemplo, você deve usar métricas e avaliar a sua estratégia de conteúdo.

Então, vamos para a prática? Confira as dicas a seguir e comece a sua jornada de monitoramento!

Indo além da criação: por que avaliar os resultados dos conteúdos?

Uma boa estratégia de conteúdo tem grande importância para impactar a sua audiência em diversos formatos: textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais e mais. É possível gerar um relacionamento com o público-alvo a partir da estratégia certa.

Então, como saber qual a estratégia certa? Você já parou para avaliar a eficácia desses conteúdos? Eles são de fato úteis e relevantes para os seus clientes?

Mesmo entendendo a sua persona, os canais, os concorrentes, as palavras-chave e técnicas de SEO, é preciso saber quais indicadores-chave de desempenho (KPIs) precisam ser medidos.

Através de métricas, você pode saber se o marketing de conteúdo tem gerado resultados positivos ou não. Com base em dados, fica mais fácil ficar no caminho certo, melhorar o seu rankeamento e aumentar as chances de conversão. As vantagens são variadas:

Ganho de eficiência

Avaliar o desempenho do seu conteúdo ajuda a entender se suas estratégias são eficientes. Isso pode ser medido através de várias métricas, como número de visualizações, compartilhamentos, comentários, tempo gasto no site ou artigo, e mais.

Compreensão do público-alvo

Você precisa seguir monitorando o comportamento e preferências do seu cliente ideal, pois essas características podem mudar. Analisar os resultados pode fornecer insights valiosos, como o tipo de conteúdo que eles preferem, quais tópicos ou que tipo de linguagem usar com eles.

Otimização contínua

Ao monitorar os resultados e guiar as decisões por dados precisos, você pode identificar áreas de melhoria e fazer ajustes necessários para otimizar o desempenho do seu conteúdo, economizando tempo e dinheiro.

Melhoria do ROI

A análise dos resultados permite medir o retorno sobre o investimento (ROI) da sua estratégia de conteúdo. Se você estiver investindo recursos significativos na criação de conteúdo, com certeza não deseja desperdiçá-los.

Melhores planejamentos futuros

Os insights obtidos da avaliação dos resultados do conteúdo podem ser usados para planejar a sua estratégia de conteúdo futura. Por exemplo, se você descobrir que um tipo particular de conteúdo vai bem, você pode decidir criar mais desse tipo.

Vantagem competitiva

A avaliação dos resultados do conteúdo também pode ajudá-lo a entender como você está se saindo em relação aos seus concorrentes. Os dados são valiosos para ganhar vantagem competitiva em relação aos demais negócios do setor.

São informações preciosas para que a sua empresa inove e saia na frente. Se o seu conteúdo não está obtendo o engajamento que você esperava, pode ser um sinal de que você precisa mudar a sua estratégia.

Entenda o Data-driven, marketing guiado por dados!

Como avaliar os resultados de uma estratégia de conteúdo?

Criar uma boa estratégia de conteúdo não é nenhum bicho de sete cabeças, e uma estratégia de conteúdo bem executada pode trazer excelentes resultados para a sua empresa - mas as etapas não acabam após o planejamento das ações.

Como você viu, avaliar os resultados não é apenas uma parte importante do marketing de conteúdo, mas uma necessidade absoluta. Através da avaliação constante, você pode refinar estratégias, entender mudanças do público e gerar eficiência.

O acompanhamento, aliado a ações eficientes, é um segredo para o sucesso. Então, vamos às dicas práticas:

  1. Conheça o seu público, os canais e operações

Essa tarefa já está na base da sua estratégia de conteúdo. Você deve entender a sua audiência, como ela se comporta, quais as preferências e características dela.

Analise também canais são importantes para entrar em contato com o público-alvo, além de todas as operações de contato com os clientes em potencial.

Todos esses dados vão entregar informações essenciais, indicando, inclusive, quais métricas podem ser usadas para avaliar resultados.

  1. Tenha uma equipe treinada

Ao avaliar os resultados da estratégia de conteúdo, é importante não apenas olhar para os dados brutos, mas também para entender o que eles significam. A interpretação depende de colaboradores treinados para o uso de ferramentas e a análise de métricas.

Comunique a necessidade de avaliação de resultados para a sua equipe. Deixe todos os colaboradores informados e capacitados. Contar com uma equipe especializada ajudará a sua marca a criar conteúdos relevantes.

  1. Defina os critérios e métricas para avaliação

Defina quais serão os critérios de avaliação. Eles devem ser adequados ao formato, canal, plataforma, objetivos e estratégias usadas.

Existem diversos indicadores-chave de desempenho (KPIs) que devem ser levados em consideração para entender o resultado real alcançado com a sua estratégia de conteúdo. Veja só as principais delas:

  • Tráfego do site: Isso inclui o número total de visitantes únicos, visualizações de página e a origem do tráfego (orgânico, social, direto etc.).
  • Taxa de rejeição: Refere-se à porcentagem de visitantes que saem do site após visualizar apenas uma página. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que o conteúdo não está engajando os visitantes.
  • Tempo de sessão: Indica quanto tempo os usuários passam no site. Isso pode indicar o nível de interesse e engajamento com o conteúdo.
  • Taxa de conversão: Refere-se à porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, como preencher um formulário, fazer uma compra ou assinar uma newsletter.
  • Engajamento nas mídias sociais: Isso inclui curtidas, compartilhamentos, comentários e menções nas redes sociais. O engajamento pode indicar o quão bem o conteúdo está sendo recebido pelo público-alvo.
  • Taxa de cliques (CTR): Indica a porcentagem de pessoas que clicaram em um link específico em relação ao número total de pessoas que viram o link. Pode ser usado para avaliar a eficácia de chamadas para ação (CTAs).
  • Taxa de retorno dos visitantes: Indica quantos visitantes retornam ao site após sua primeira visita. Isso pode ser um indicador de lealdade à marca e satisfação com o conteúdo.
  • Retorno sobre investimento (ROI): Avalia a eficácia da estratégia de marketing de conteúdo em termos de receita gerada em relação aos custos associados à criação e promoção do conteúdo.
  1. Analise e teste os conteúdos

Agora, é hora de começar a analisar e monitorar os resultados. Este é um trabalho constante, a longo prazo, sempre verificando se as técnicas estão alcançando os objetivos.

Colete e analise dados, fazendo comparações, identificando tendências e padrões. A avaliação dos resultados da estratégia de conteúdo também deve incluir testes A/B, que envolve a criação de duas versões diferentes de um conteúdo para ver qual delas tem um melhor desempenho.

  1. Faça ajustes

É o momento certo para usar os dados. Com base nos testes e análises, a empresa deve fazer ajustes para produzir conteúdos mais relevantes e otimizados, caminhando para que a sua marca possa se destacar da concorrência.

Com base nos dados, além de aumentar o nível de qualidade de seus conteúdos, você pode redirecionar estratégias e entender mudanças do público-alvo.

  1. Mantenha a constância

A avaliação dos resultados da sua estratégia de conteúdo não é uma tarefa única, mas um processo contínuo. Você deve repetir essas etapas regularmente para garantir que sua estratégia de conteúdo continua sendo eficaz.

A chave para uma estratégia bem-sucedida é a medição constante. Ao avaliar regularmente os resultados, você pode garantir a otimização e o fortalecimento do marketing.

  1. Use a ferramenta certa

Todos esses passos não devem ser feitos manualmente. As empresas estão frequentemente interagindo com clientes no mundo digital, sendo impossível captar essa quantidade robusta de dados sem uma ferramenta.

Entenda mais a seguir!

Meça e analise todo o seu marketing em um só lugar com o Zoho Marketing Plus

O Marketing Plus, a plataforma de marketing tudo-em-um da Zoho, é projetada para atender às necessidades do seu time de marketing e muito útil para desenvolver e implementar uma estratégia de conteúdo eficiente.

O Zoho Marketing Plus permite que você crie um plano de marketing detalhado, com tarefas específicas, prazos e atribuição de responsáveis. Assim, todos na equipe podem ficar na mesma página.

A plataforma facilita a colaboração entre os membros da equipe, permitindo que eles compartilhem ideias, feedback e atualizações em tempo real.

Além disso, você pode usar a Zoho Marketing Plus para armazenar, gerenciar e compartilhar ativos de marketing, como imagens, documentos, vídeos e templates. Com todos os dados centralizados, fica mais fácil criar conteúdos de qualidade.

A análise de dados é poderosa, robusta e avançada. Você terá o recurso de Web analytics para coleta e análise de dados de navegação e interação do usuário. Entenda o que ele mais gosta ou desgosta na sua página.

Aproveite a plataforma para fazer relatórios e análises de dados. Crie dashboards personalizados para acompanhar indicadores de desempenho (KPIs).

Crie, envie, rastreie e monitore métricas no e-mail, redes sociais, site, SMS e mais. Analise o comportamento dos visitantes no site, as taxas de conversão, as tendências de tráfego e mais.

Gerencie e otimize as suas campanhas de marketing em vários canais, faça pesquisas com os usuários, colete feedbacks e otimize a sua estratégia de conteúdo.

Além disso, a plataforma automatiza tarefas de marketing repetitivas, economizando tempo e permitindo que a equipe se concentre em outras áreas importantes. A gestão de redes sociais é fácil e centralizada, facilitando cada monitoramento.

O Zoho Marketing Plus é uma solução de marketing completa que ajuda o seu time a gerenciar e otimizar as atividades de marketing com eficiência. Otimize a sua estratégia de conteúdo com a plataforma certa!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas