Entenda o que é marketing de conteúdo e como criar estratégias eficazes em 2023

Entenda o que é marketing de conteúdo e como criar estratégias eficazes

O Marketing de Conteúdo já não é mais uma tendência ou diferencial competitivo, mas sim uma necessidade para que as empresas consigam atrair clientes no mundo digital e criar uma presença online efetiva.

Trata-se de uma estratégia que usa a criação e distribuição de conteúdos relevantes nos mais variados formatos, como textos, vídeos e e-books, para alcançar, encantar e fidelizar o público-alvo.

Se você ainda não domina essa estratégia, continue a leitura para entender o seu conceito, a ligação com Inbound Marketing, para que serve, como fazer o seu planejamento e mais. 

O que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é a produção e distribuição de conteúdos relevantes e valiosos de forma estratégica para um público-alvo, no intuito de guiá-lo até o processo de compra de forma natural. 

A ideia é manter o consumidor continuamente informado para que ele permaneça em contato com a marca, a respeite e a tenha como referência para que, no futuro, se torne cliente.

A técnica engaja os consumidores e faz com que a marca cresça, alcançando mais pessoas. Assim, o seu objetivo é atrair e conquistar o público, além de estabelecer uma relação de confiança e autoridade no mercado.

Os conteúdos podem ser no formato de vídeo, textos de blog, newsletters, postagens em redes sociais, podcasts, vídeos e mais. Esses são conteúdos provavelmente consumidos por você e por diversos outros usuários diariamente, e eles pertencem a uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Mas, se você acha que a sua estratégia de conteúdo deve apenas produzir 10 postagens no blog, é um erro. Você deve contar uma história através dos conteúdos, pensar de forma criativa, alcançar e se conectar com o público-alvo.

Afinal, na internet, todos vivem através de conteúdos. É por isso que o Marketing de Conteúdo supera outras táticas, e oferece uma forma eficiente de se relacionar com os clientes.

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo envolve a criação e distribuição de diversos formatos de conteúdo, como artigos em blog, posts de redes sociais, vídeos, infográficos, podcasts e muito mais, com o objetivo de acompanhar os Leads desde o aprendizado e descoberta até a compra e o pós-venda.

A principal finalidade é construir um relacionamento com o público-alvo, através de informações úteis para as suas dores, interesses e necessidades. Esses conteúdos de fato atraem usuários para o tema, gerando uma relação de confiança entre marca e consumidor.

Ele também é capaz de gerar maior tráfego orgânico para o site da empresa, melhorando o seu posicionamento nos motores de busca (SEO) e aumentando o alcance da marca.

O conteúdo otimizado para os mecanismos de busca é essencial para uma boa estratégia de SEO, melhorando também a relação entre a marca e o mecanismo de busca do Google.

Várias outras estratégias, como as mídias sociais e o e-mail marketing, estão ligadas ao Marketing de Conteúdo. Por fim, quando bem feito, ele resulta em um natural aumento das vendas.

Impacto do marketing de conteúdo no mercado 

Pelo menos 82% dos profissionais de marketing investem ativamente em Marketing de Conteúdo, e o seu ROI (retorno sobre investimento) pode trazer grandes resultados para as empresas.

Afinal, produzir conteúdo relevante é a melhor forma de alcançar a primeira página do Google, gerando grande visibilidade ao site, já que esse é o principal canal pelo qual ele sempre será encontrado pelo público-alvo.

86,7% das pessoas utilizam o Google para se manter informados, segundo dados da Content Trends. O Google é o caminho para novos clientes, e o seu site é a porta principal.

Tanto é que as empresas que utilizam Marketing de Conteúdo têm 2,2 vezes mais visitas nos sites, em média; além disso, os conteúdos também ajudam para que as pessoas conheçam os seus produtos e serviços, gerando mais vendas.

E, enquanto as pessoas passam a conhecer mais a sua marca e as soluções oferecidas, o engajamento aumenta, as interações são ampliadas e um relacionamento passa a ser construído com o público-alvo.

Quais são os formatos de conteúdo?

Como você viu, o Marketing de Conteúdo pode ser feito através de variados formatos. Existem meios diversos de comunicar uma ideia e reter a atenção do público-alvo. Conheça alguns:

Textuais

Os conteúdos em texto são muito relevantes, seja através de newsletters, blogs, e-books, posts em redes sociais ou outros materiais que se misturam com um bom design.

Design

Alinhar os outros formatos ao design para conquistar o público é necessário, já que a estética atrai e facilita a leitura. O design está nos infográficos, e-books, artes para redes sociais, fotografias e mais.

Vídeo

Os conteúdos em vídeo também estão em alta: o YouTube, Instagram, Facebook e TikTok são plataformas que permitem a publicação de vídeos que servem para educação, engajamento e ajudam a manter os usuários focados. 

Áudio

Os materiais em áudio estão sendo muito queridos pelo público, pois eles preferem escutar durante o trânsito, treinando, em tarefas domésticas ou focando em outras atividades que não permitem prestar atenção em imagens, textos ou vídeos.

Para os áudios, invista em podcasts, debates, audiobooks, entrevistas e mais.

O importante é que esses conteúdos estejam sempre de acordo com as preferências da sua persona, o seu cliente ideal. Apenas cerca de 10% a 30% do seu conteúdo deve de fato ser sobre o seu produto!

Formatos de conteúdo para marketing

Planejamento da estratégia de conteúdo

O Marketing de Conteúdo deve se basear em uma estratégia organizada para gerar bons resultados. O planejamento é essencial, só depois você deve partir para a execução e mensuração dos resultados.

Antes de tudo, saiba quem é a sua persona. Quem é o seu cliente ideal? Quais as características dele? Você deve entender para quem a sua estratégia é formulada, e personalizar tudo de acordo com o público-alvo que deseja alcançar.

Depois, decida quais são os objetivos da empresa e quais serão as estratégias usadas para alcançá-los. São exemplos de metas: aumentar as visitas no site, aumentar o engajamento ou o alcance nas redes sociais, apoiar o fechamento de vendas, educar o mercado sobre o seu produto, diminuir custos por venda e mais.

Então, determine qual caminho será usado pela sua estratégia de conteúdo e defina quais serão os indicadores de desempenho do seu planejamento.

Você deve fazer a escolha de temas, da linguagem e voz usadas pela marca, de quais palavras-chave importam para a sua estratégia e quais canais são vistos pela sua persona. 

Definição da persona

O público-alvo é a descrição de um grupo específico, já a persona é de fato uma descrição específica de um cliente ideal, com idade, profissão, hobbies e mais, tudo de forma detalhada.

Ela existe para te ajudar, pois você não quer atrair qualquer pessoa para seu site, já que seria um desperdício de investimento, então, o ideal é buscar as pessoas que realmente têm perfil para se tornar cliente.

Todo o seu planejamento deve ser fundamentado na sua persona, nas suas dores e necessidades para conduzi-la pelo funil de vendas.

Para definir a persona, você deve identificar traços comuns entre os seus melhores clientes, através de entrevistas, formulários, análise de dados e mais.

Funil de vendas e conteúdo

A sua estratégia também deve alinhar o conteúdo ao momento no qual o seu público está na jornada do consumo e nos seus canais de distribuição. 

Afinal, não vale a pena tentar vender o mesmo produto a quem já comprou, ou falar com o cliente sobre um problema que já foi resolvido por ele. Para planejar bem essa distribuição, conheça o funil de vendas.

Ele é uma representação visual do processo pelo qual um usuário passa desde o momento em que tem o primeiro contato com a marca até a finalização da compra - e, às vezes, o pós-venda. 

É denominado "funil" pois, quando o processo avança, o número de potenciais clientes diminui, já que permanecem os Leads mais qualificados e propensos à compra.

1. Conteúdo para topo de funil

O topo do funil é a etapa do aprendizado e da descoberta. Nessa fase inicial, as pessoas não buscam soluções ainda e talvez nem percebam que têm um problema, só procuram se informar sobre algum tema.

Você deve atrair a atenção para a identificação do problema, levando o usuário para dentro do processo de venda. Então, o primeiro passo para que esses conteúdos sejam de valor, é identificar quais são esses problemas. Entenda quais desafios o seu cliente ideal possui.

Os primeiros conteúdos não devem tentar a venda, já que não há nenhum relacionamento entre marca e usuário. Então, crie conteúdos atrativos, interessantes, que farão com que ele volte até o seu site para tirar dúvidas, entender temas e solucionar questões.

São os artigos em blogs, e-books informativos, guias, vídeos, podcasts e mais. Crie conteúdos com instruções, modelos, Checklists, passo a passo, dados que ajudem o Lead e estruturas que o ajudem a cumprir um trabalho.

2. Conteúdo para meio de funil

Essa é a etapa do reconhecimento do problema e da consideração da solução.

Aqui, a sua persona já descobriu que tem um problema e está procurando formas de resolver as questões encontradas. Então, você pode aproveitar essa chance para captar os seus dados através de uma Landing Page com um formulário com mais campos.

Você deve oferecer um conteúdo rico e valioso em troca, como um e-book, whitepaper ou infográfico. Assim, o interessado virará um Lead. Invista em outros tipos de conteúdos, sejam multimídia ou textuais, mas sempre com soluções.

Webinars são poderosas ferramentas para se posicionar como especialista nesse momento.

3. Conteúdo para fundo de funil

O fundo do funil é a etapa da decisão, onde o Lead se tornará cliente. 

Aqui, as pessoas que veem seus conteúdos já pensam em adquirir seu produto e procuram informações para tomar uma decisão. Então, é hora de entregar dados que passem a credibilidade, eficiência e autoridade da sua marca, para gerar confiança na compra.

É hora de ser abertamente focado na sua marca e na solução oferecida, com depoimentos de clientes satisfeitos, Cases de Sucesso e demonstrações de uso do produto e dos resultados entregues.

Elimine qualquer dúvida sobre o processo de obtenção da solução, o seu uso e o seu valor. Faça ofertas especiais, descontos e outras iniciativas que aceleram o impulso da venda.

4. Conteúdo para o pós-venda

O pós-venda é a hora de fidelizar!

Após a compra, os esforços não devem terminar. É um erro pensar que a compra é o seu objetivo final, pois é preciso dar o suporte necessário ao cliente para que ele seja fidelizado.

Um cliente retido é muito mais benéfico do que precisar investir ainda mais em alcançar novos consumidores - e em passar novamente por todas as etapas do funil.

O Marketing de Conteúdo também pode te ajudar nessa etapa, já que facilita a manutenção do contato para que a relação dure. Ofereça conteúdos personalizados, em qualquer formato interessante para o seu público-alvo.

Canais e estratégias de distribuição de conteúdo 

Não adianta publicar constantemente no Twitter se a sua persona não se encontra no Twitter, e o mesmo vale para todos os outros canais.

Infelizmente, depois da criação, a distribuição do conteúdo pode não ser tão valorizada, e as pessoas passam a apenas escrever sem se preocupar com ela. Mas, ao contrário do que pode parecer, a visualização dos conteúdos não acontece como mágica.

É preciso pensar estrategicamente em como as pessoas consumirão o seu conteúdo. Um bom canal é onde a sua persona está. Conheça alguns:

Blog

Os posts em blog são uma estratégia essencial para o Marketing de Conteúdo, já que oferecem um caminho para converter Leads, convencê-los a passar por cada etapa do funil, gerar mais tráfego para o site e manter a audiência.

Redes Sociais

O Marketing de Conteúdo deve incluir as redes sociais para divulgação da marca, engajamento da audiência, geração de tráfego para o site, conexão com o público-alvo e mais.  

Vídeos

Os vídeos podem ser postados em diversas plataformas, como Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e mais. Eles são uma iniciativa poderosa, em crescimento para os próximos anos, que consegue captar a atenção do público.

Materiais ricos

São os e-books, templates, checklists e whitepapers. São conteúdos valiosos, informativos, que geram confiança, autoridade e fazem a sua empresa ser referência no mercado. Eles são interessantes para o público, sanando dúvidas e questões.

E-mail

Ao contrário do que se pensa, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa de retorno em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Ele possui benefícios como o custo baixo, o fácil monitoramento e planejamento dos disparos, de quantos receberam, abriram e clicaram no link disponível.

Mensuração das estratégias de conteúdo

Você deve primeiro saber quais as metas da sua estratégia, para depois partir para a escolha dos indicadores-chave de performance que combinam com o seu planejamento, e por fim o estudo dos resultados.

É essencial entender quais métricas precisam ser acompanhadas para garantir que os objetivos estão sendo cumpridos. Não medir resultados é andar às cegas, sem saber se os esforços estão dando resultado.

A mensuração dos KPIs apropriados é importante para o seu planejamento, e eles precisam ser simples de entender, facilmente mensuráveis e fontes de insights e otimizações.

Se você busca aumentar a autoridade e o conhecimento da sua marca, é interessante olhar métricas como visitas no site, visualizações em vídeos e stories, alcance no Instagram, curtidas, comentários e seguidores.

Se o objetivo é obter maior engajamento, o compartilhamento, as visitas, curtidas, comentários, posts salvos, a taxa de cliques e de rejeição são importantes.

Já se você quer educar o público sobre o seu produto, perceba o número de inscritos em newsletters e canais, o número de visitas, a taxa de permanência no seu blog e o alcance das suas postagens.

Para gerar Leads, olhe o número de conversões e de crescimento da base de contatos. Por fim, olhe também o número de vendas, o custo por aquisição de cliente e o tempo para efetuar uma venda.

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo para seu negócio?

Você já deve ter percebido os inúmeros benefícios que um bom Marketing de Conteúdo pode gerar para a sua marca, mas há muito mais. 

Além de atrair o público-alvo através de conteúdos relevantes e valiosos que aumentam a autoridade e visibilidade da sua marca, o Marketing de Conteúdo também direciona tráfego qualificado para o seu site e os seus outros canais.

Assim, fica mais fácil ter uma estratégia otimizada de SEO e ter sempre o contato de Leads qualificados, de fato interessados no seu produto, evitando investimentos vazios.

O Marketing de Conteúdo é de baixo custo, e te ajuda a demonstrar toda expertise que a sua equipe tem sobre o tema. Ao fornecer informações úteis ao futuro cliente, ele terá confiança na sua marca.

Além disso, você construirá uma base de Leads que demonstraram interesse real em seu conteúdo e estão mais propensos a se tornarem clientes. O Marketing de Conteúdo vai te ajudar a continuar a se relacionar com eles, mantendo-os engajados e aumentando a taxa de conversão.

Ferramentas de marketing de conteúdo para se trabalhar 

Sabemos que toda essa trajetória de nutrição de clientes é complexa e não deve ser feita de forma manual, ou erros podem ser cometidos e a sua estratégia não será totalmente otimizada. 

Conte com ferramentas eficientes para que o seu Marketing Digital seja sempre o mais eficiente:

1. Zoho Campaigns

O Zoho Campaigns é a sua plataforma de e-mail marketing que permite que você crie, gerencie e execute campanhas otimizadas de e-mail marketing.

Crie templates de e-mail personalizados, utilize os modelos prontos, segmente às suas listas de contato personalizadas com base nos mais variados critérios, use recursos avançados de automação, crie gatilhos para a ação e fluxos de envio.

Agende também o envio dos seus e-mails, acompanhe o desempenho através de métricas e relatórios e muito mais. 

2. Zoho Sites

Tenha acesso a uma plataforma para criação de sites reponsiva, com modelos completos e personalizados para fácil implementação e otimização no Zoho Sites. Os layouts pré-definidos destacam o seu conteúdo e te ajudam a criar o site que você quiser apenas adicionando, substituindo e retirando elementos, sem precisar de um designer ou programador para isso. 

3. Zoho Social

O Zoho Social é a plataforma que te entrega caminhos otimizados e facilitados para gerenciar a sua marca nas mídias sociais. Agende e publique conteúdo em várias redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Google My Business. 

Obtenha recursos de programação avançados, agende publicações com antecedência, descubra o horário ideal para alcançar seu público-alvo, monitore as mídias sociais, rastreie menções à sua marca, palavras-chave e o engajamento do público-alvo.

4. Zoho Marketing Automation

A solução Zoho Marketing Automation ajuda a sua empresa a automatizar estratégias de marketing, melhorar a eficiência, aumentar o envolvimento e o alcance do público-alvo e impulsionar o crescimento do negócio. 

É a sua plataforma de automação de marketing para criar campanhas de marketing multicanal, incluindo e-mail, SMS, redes sociais e notificações push. Também é possível segmentar seu público-alvo, criar mensagens personalizadas mais.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas