Email seguro: descubra como ter o seu e se livrar de ameaças

O email é uma das ferramentas de comunicação mais importantes para as empresas. Por isso, ter um email seguro é um investimento necessário! 

Através dele, passam os mais diversos fluxos e dados do negócio e, no caso de perder informações, a corporação pode lidar com sérios prejuízos e problemas com as regulamentações.

Para ajudar a solucionar essa questão, existem cuidados essenciais que você não pode deixar de ter. Confira as dicas a seguir!

O que é um email seguro?

O e-mail permanece sendo uma ferramenta muito usada por empresas. Enquanto fluxos empresariais inteiros se movem através das mensagens enviadas por e-mail, os seus recursos podem representar riscos de segurança significativos. 

Enxergando esse problema, gestores buscam provedores que prometem mais proteção. É importante que você saiba que um provedor de email seguro criptografa os dados, de forma que a leitura dos dados por terceiros é impossível.

O email seguro também é baseado em código aberto para inspeção do software. Infelizmente, muitos provedores mais conhecidos não utilizam ou ficam aquém nesses recursos avançados de segurança, como o Gmail ou Outlook.

Quais as principais ameaças que chegam por email?

O e-mail pode ser alvo de diversos golpes e ameaças, o que prejudica a segurança dos dados e a saúde financeira da empresa. Como normalmente está vinculado às redes sociais, os golpistas usam o seu e-mail contra você: descobrem o perfil do usuário e os seus dados.

Conheça algumas dessas possíveis ameaças:

1. Spam

O spam é um problema antigo, muito conhecido no meio digital. Você provavelmente já conhece esse termo. Quem nunca foi alvo desse tipo de mensagem? Tenha cuidado com remetentes desconhecidos, promoções aleatórias e aparentemente boas demais.

2. Phishing

O phishing é uma armadilha que utiliza mensagens de falsas cobranças ou canais abertos por destinatários que você conhece, mas que foram hackeados. O phishing busca captar as suas informações de forma criminosa para aplicar golpes financeiros.

3. Malwares

O malware existe a partir de aplicativos ou softwares que podem causar dano aos dispositivos e redes da empresa, roubando dados, informações financeiras, corrompendo informações e impedindo acessos. 

4. Engenharia social

Técnica usada por cibercriminosos para enganar vítimas, sendo muito implementada nos golpes de phishing. Os criminosos disfarçam as suas intenções, fazendo com que os usuários disponibilizem dados confidenciais. 

Como a criptografia deixa seu email seguro

Para evitar as ameaças citadas anteriormente, a criptografia é fundamental na proteção dos e-mails, tornando a comunicação mais segura contra ameaças cibernéticas e acessos de terceiros. 

Ela ajuda na confidencialidade das mensagens, embaralhando as informações para que só quem tem acesso possa descriptografar e ler o conteúdo. Também protege contra intercepções maliciosas mesmo para os dados em trânsito.

A criptografia pode ser usada para autenticar a identidade de remetentes e garantir que a mensagem não seja adulterada, evitando ataques como o phishing. Alguns servidores oferecem criptografia de ponta a ponta, onde nem mesmo o provedor pode acessar.

Vantagens de ter um email criptografado

O uso de e-mail criptografado é significativo para a segurança e privacidade de uma empresa. Como você já deve ter observado, ele aumenta a confidencialidade, segurança e integridade das mensagens.

A proteção contra interceptações maliciosas evita que a empresa seja vítima de ameaças que podem causar diversos prejuízos, prejudicando inclusive a reputação dela frente aos seus clientes.

Em e-mails criptografados, assinaturas digitais que autenticam a identidade do remetente podem ser incluídas, garantindo que a mensagem seja verídica. Há alta prevenção contra phishing e outros problemas de falsificação de identidades.

Os dados sensíveis ficam protegidos, os regulamentos são cumpridos e a privacidade é reforçada. Mesmo ao usar redes de Wi-Fi públicas ou não seguras, os e-mails criptografados são protegidos, evitando vazamentos.

Conheça o Zoho Mail: um dos provedores de email mais seguros do mundo

O Zoho Mail trabalha constantemente para que você tenha a experiência mais segura para o envio de e-mails. A plataforma reúne as melhores práticas em privacidade, segurança de e-mail e conformidade.

Conta com criptografia de ponta a ponta para proteger os seus e-mails. Há protocolos de segurança SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) para proteger as conexões entre os servidores e os clientes. 

Além disso, o Zoho Mail tem a autenticação de dois fatores além da senha padrão. Ele permite a verificação de identidade para evitar e-mails suspeitos, bloqueio de conteúdo malicioso e políticas de retenção de dados para controlar por quanto tempo os e-mails e anexos são armazenados.

Você contará com o Secure Pass, que pode ser usado para enviar informações ou dados confidenciais por email, sem que possam ser encaminhados, baixados, impressos ou copiados e colados. 

Um link protegido por um código será encaminhado aos destinatários por e-mail, e o destinatário deverá inserir o código para visualizar o conteúdo do e-mail. O e-mail SecurePass pode ser configurado para expirar após um período de tempo.

Faz backup automático e pode gerenciar os dispositivos que têm acesso às contas de e-mail, além de oferecer auditorias e relatórios para monitorar atividades. 

O Zoho Mail está em conformidade com regulamentos globais de privacidade e segurança, como o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), é customizável e totalmente protegido.

O Zoho Mail tem várias medidas para proteger você contra ataques de phishing!

[Bônus] 10 dicas para deixar seu email mais seguro

Agora que você conhece a ferramenta certa para ter um email seguro, confira as dicas para manter a proteção no dia a dia:

1. Crie senhas mais fortes

Utilizar senhas muito simples ou de fácil adivinhação é um erro bastante cometido. Ainda há o erro de usar a mesma senha para diferentes serviços. Invista em códigos fortes, complexos, com combinação de números, letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais.

2. Use autenticação de dois fatores

Aproveite a autenticação de dois fatores, uma camada extra de proteção para o login e uso dos serviços. Seja número de celular, um token ou outra ferramenta de verificação, dependendo do serviço de e-mail usado. 

3. Mantenha a ferramenta atualizada

A ferramenta usada deve ser sempre atualizada, pois o provedor costuma fazer auditorias e corrigir qualquer falha encontrada, de forma a evitar inseguranças. 

4. Tenha cuidado com links e anexos

Muitas ameaças chegam através dos anexos. Fique atento aos remetentes, bloqueie downloads automáticos, utilize sistemas de verificação dos documentos e use serviços de nuvem.

5. Tenha atenção ao remetente do e-mail

Não confie apenas no nome exibido no campo "De". Olhe o endereço de e-mail completo para verificar se ele combina com o remetente esperado.

6. Tenha proteção antivírus

Evite arquivos corrompidos ou contaminados com vírus através de softwares antivírus. Assim, tenha o bloqueio das principais ameaças do ambiente online.

7. Use conexões seguras

Utilize conexões seguras, como redes com criptografia e endereços de página que comecem com "https://" em vez de "http://", indicando que a conexão é criptografada.

8. Evite wi-fi público não seguro

Redes de Wi-Fi públicas, por vezes, não são seguras. Evite fazer transações ou acessar informações confidenciais nessas redes, pois podem ser alvos fáceis para ataques.

9. Lembre de encerrar sessão em dispositivos alheios

Ao usar dispositivos públicos, compartilhados ou de outros, nunca deixe as suas contas logadas, evitando que outras pessoas tenham acesso aos seus dados.

10. Verifique a atividade suspeita

Fique atento à sua atividade online. Se notar acessos não autorizados, comportamentos incomuns em suas contas ou outras atividades suspeitas, tome medidas imediatas.

O Zoho Mail, o seu email seguro, é parte das 8 ferramentas do Zoho Workplace, a sua plataforma de escritório integrado completo. Simplifique, automatize e leve eficiência para o trabalho diário. Conheça o Zoho Workplace.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas