Conheça estratégias de SEO Marketing para estar no topo de buscas

Seo marketing


Qual empresa não quer todo o tráfego gerado pela busca no Google chegando no site todos os dias? Para isso, existe um conjunto de estratégias de otimização para motores de busca: o SEO. Search Engine Optimization é a técnica necessária para alcançar um bom posicionamento na página de buscas do Google e outros buscadores como Bing de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios.

Por isso, o SEO continua sendo uma das principais estratégias do Marketing em 2023, mesmo com as constantes mudanças de algoritmo e novas aplicações de Inteligência Artificial no marketing. A empresa que aparece nas primeiras posições da busca orgânica do Google ganha visibilidade, alcance, reputação, autoridade e mais. 

É no topo da SERP (Search Engine Results Page) que estão os links mais visitados, e uma boa estratégia de SEO Marketing te ajuda a chegar lá! Para alcançar essa meta, as empresas precisam criar conteúdos de qualidade e entregar uma boa experiência para os usuários.

Quer impulsionar os seus resultados? Confira esse guia para saber mais sobre SEO Marketing! Boa leitura!

O que é SEO?

Todas as empresas com um site querem que mais pessoas cheguem até ele. O site apresenta o negócio, as soluções que ele oferta e a autoridade que tem no mercado. Por isso, é tão essencial trabalhar o SEO Marketing em cada página.

Toda vez que uma página do seu site ou blog é publicada, o Google tenta indexá-la para que seja encontrada pelo usuário que pesquisa o assunto que ela fala - a palavra-chave. Mas existem milhares de páginas sendo publicadas! Como vencer essa concorrência tão alta? Como fazer para aparecer na frente das outras páginas?

A resposta é o SEO (Search Engine Optimization), que quer dizer Otimização para Motores de Busca. São técnicas que seguem os critérios do Google para que o algoritmo do buscador posicione bem a página no ranking para determinada palavra-chave pesquisada.

Como o SEO funciona e por que é importante para empresas

O algoritmo do Google é um conjunto de regras que determina a posição dos sites nos resultados de pesquisa, como um ranking. 

O funcionamento do SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para os Motores de Busca, baseia-se no entendimento dos algoritmos dos motores de busca, principalmente o Google. O buscador, por sua vez, leva em conta o que é mais relevante para o usuário quando ele faz uma busca sobre um determinado assunto. 

Embora o Google não divulgue todos os fatores que leva em consideração na hora de posicionar um site, existem as melhores práticas. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é o passo inicial para ganhar relevância no Google. 

Os critérios incluem, principalmente, um conteúdo de qualidade, valioso, informativo, relevante e confiável para os usuários - em diversos formatos, como textos, imagens e vídeos.

Para classificar o site o mais alto possível nos resultados de pesquisa (SERPs), o SEO usa técnicas de pesquisa de palavras-chave para identificar termos que as pessoas estão procurando. Essas palavras-chave devem então ser incorporadas ao conteúdo do site.

Então, outros critérios são: o uso de palavras-chave relevantes no seu conteúdo, título da página, URLs e meta tags, a autoridade do domínio, a boa estrutura do site, responsividade, velocidade, acessibilidade, experiência do usuário, links externos e mais. Ao ler a URL, o usuário deve conseguir identificar a palavra-chave da página.

A estrutura da página deve ser otimizada para que o Google entenda o conteúdo, então invista em SEO on-page: títulos que mostram os tópicos abordados e facilitam a escaneabilidade, descrições, cabeçalhos, tags de imagem, URLs amigáveis, entre outros. 

O layout intuitivo também é importante, já que fornece uma boa experiência e contribui para a conversão e venda. As imagens devem ser otimizadas, com um bom tamanho, sem dificultar o carregamento da página, com atributo alt text, legenda e título.

A autoridade do site deve ser construída através de backlinks de qualidade, ou seja, links de outros sites relevantes que apontam para o seu. O site deve ser fácil de navegar, com bom design, boa organização e facilidade em diversos dispositivos móveis.

Afinal, a grande maioria das pessoas costuma pesquisar no Google para achar conteúdos, produtos e serviços. De acordo com pesquisa, 46% das pesquisas de produtos começam no Google! Se o seu site não aparecer, você perderá oportunidades de negócios. 

O Google realiza atualizações regulares em seu algoritmo para melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa e combater más práticas. Essas atualizações premiam sites com conteúdos relevantes e penalizam as táticas de baixa qualidade.

São exemplos:

  • Core Web Vitals: atualização do algoritmo do Google para melhorar a experiência do usuário nos sites. Os Core Web Vitals avaliam carregamento, interatividade e estabilidade visual.
  • BERT: uma atualização que usa inteligência artificial para entender as consultas de pesquisa, buscando resultados mais relevantes para os usuários.
  • MUM: atualização que usa inteligência artificial para entender o conteúdo da web, buscando resultados de qualidade para os usuários.

Quer entender mais sobre estratégias para alcançar o seu público-alvo no mundo digital? Conheça o guia completo sobre Inbound Marketing!

Benefícios do SEO marketing para crescimento do negócio

O SEO é um investimento de longo prazo, já que um site bem otimizado e posicionado pode continuar gerando tráfego e resultados ao longo do tempo, independente de grandes investimentos em anúncios pagos.

Ele otimiza o site para seguir os critérios dos motores de busca, melhora a sua visibilidade e posicionamento nos resultados da SERP. Proporciona aumento do tráfego online, geração de leads mais qualificados, manutenção da credibilidade e autoridade da marca, melhoria da experiência do usuário e mais.

O SEO pode ser mais sustentável do que os anúncios pagos, já que o tráfego orgânico pode ser gerado continuamente, sem a necessidade de investimento constante. Ele pode aumentar as vendas por levar mais clientes ao site, melhorar a imagem da empresa e seu alcance online, inclusive para investidores e parcerias.
 

Principais estratégias de SEO para 2023

O SEO não costuma entregar resultados a curto prazo: é um processo contínuo, que deve ser monitorado e ajustado. Conheça algumas das estratégias para ganhar mais notoriedade diante do Google, Bing, Yahoo, DuckDuckGo e outros:

1. Pesquisas de palavras-chave

As pesquisas de palavras-chave são o primeiro passo para uma estratégia de SEO Marketing. É essa pesquisa que te ajuda a entender quais termos e frases as pessoas estão usando para pesquisar as soluções que você oferece e temas conectados com a sua empresa.

Essas palavras-chave irão direcionar o conteúdo do seu site, otimizar meta tags, URLs e estruturas. Você deve considerar o volume de pesquisa, ou seja, qual o número de pessoas que pesquisam essa palavra-chave mensalmente, e a competitividade, quantas páginas estão ranqueadas para essa mesma palavra-chave.

As palavras-chave também devem estar de acordo com o objetivo da sua página: chamar para a compra de um produto, informar, tirar dúvidas, e outros objetivos. Para fazer a pesquisa de palavras-chave, você pode contar com o Google Trends e o Keyword Planner.

Depois de acessar o Google Trends, na barra de pesquisa, insira uma palavra-chave ou termo relacionado ao seu negócio. O Google Trends fornecerá informações sobre esse termo para te guiar.

No Google Keyword Planner, é preciso fazer login em sua conta do Google Ads  gratuitamente. Depois, clique em "Encontrar novas palavras-chave" ou "Obter ideias de palavras-chave". Insira a palavra-chave que desejar.

2. Otimização on-page

A otimização on-page é o conjunto de práticas realizadas em uma página específica para melhorar sua visibilidade no Google, incluindo otimizar títulos, meta descriptions, URLs, tags de cabeçalho (H1, H2, H3), imagens, links internos e mais. Essa otimização, é claro, é feita tendo em mente qual a palavra-chave ideal para aquela página.

Essa otimização ajuda o algoritmo a entender o conteúdo do seu site e a posicioná-lo de acordo com a relevância para as pesquisas. A otimização on-page também torna o seu site mais fácil de indexar pelo Google.

O uso das palavras-chave relevantes, a navegabilidade e a velocidade também são questões da otimização on-page.

3. Link building

O link building é a obtenção de links de outros sites para o seu. A estratégia informa ao Google que o seu conteúdo é confiável, tem autoridade, valor e relevância. O Google considera os links de qualidade como indicações de que o site é respeitável.

4. Conteúdo relevante

O conteúdo relevante é fundamental para atrair o público-alvo, melhorar a autoridade, visibilidade e a classificação do site no Google. Apenas fornecendo conteúdo útil, informativo e envolvente, que de fato atende às necessidades, dores e intenções dos usuários, é possível gerar tráfego orgânico.

Então, produza conteúdos que respondam dúvidas e solucione os problemas dos seus usuários. Forneça informações valiosas, confiáveis, diferenciadas, em vários formatos. Atualize seu conteúdo e crie novos para manter seu site atraente.

5. Otimização técnica

A otimização técnica engloba práticas para melhorar a estrutura do site e facilitar a sua indexação pelo buscador. Nesse tópico, estão a velocidade, estrutura de URL amigável, navegabilidade, interface que fornece uma boa experiência para o usuário (UX), sitemap XML, responsividade e mais.

A otimização técnica ajuda o algoritmo a rastrear e indexar o site facilmente, melhorando a sua classificação no buscador.
 

Ferramentas úteis para SEO marketing

Além das estratégias de SEO marketing mencionadas, existem ferramentas úteis para o marketing digital. Confira:

1. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do próprio Google que permite que você pesquise o volume de pesquisa, a concorrência do termo e outros fatores para descobrir as melhores palavras-chave para a sua estratégia.

O Semrush é uma ferramenta paga com recursos de pesquisa de palavras-chave, intenção do usuário, correspondências e análise de concorrentes.

A Ahrefs, também paga, oferece funcionalidades também de pesquisa de palavras-chave, análise de backlinks, dados de tráfego e posicionamento.

2. Plugins e extensões de SEO

Os plugins e extensões ajudam você a otimizar seu site, criar títulos e meta descrições mais relevantes para as palavras-chave, monitorar o desempenho, melhorar o SEO de imagens e mais.

Algumas extensões de SEO populares para o Chrome são:

  • A Yoast SEO, uma extensão famosa, com vários recursos de SEO.
  • O All in One SEO Pack, que inclui análise de SEO, otimização de imagens e monitoramento de backlinks.
  • Por fim, o Rank Math, boa alternativa com amplos recursos de SEO.

3. Ferramentas de análise de tráfego do site

O Google Analytics é gratuito e fornecido pelo Google. A plataforma fornece informações detalhadas sobre o tráfego do seu site, com métricas como número de visitantes, tempo médio no site, taxa de rejeição e várias outras.

O Zoho PageSense vai te entregar tudo o que você precisa para monitoramento de desempenho do site. Avalie as principais métricas, avalie o desempenho dos seus links, faça testes A/B, entenda como seus visitantes estão interagindo e se comportando e crie a melhor versão de cada página.

Acompanhamento dos resultados de SEO marketing

Para seguir acompanhando, analisando e monitorando os seus resultados do seu SEO Marketing, você precisa contar com algumas estratégias. Sem elas, é difícil saber se as técnicas usadas estão funcionando. Então, confira as opções:

Ferramentas de análise de dados

Como você viu acima, é essencial usar ferramentas como o Zoho PageSense para obter dados sobre o desempenho do seu site e da sua estratégia como um todo. 

Essas ferramentas vão te entregar informações sobre tráfego, palavras-chave, experiência e comportamento do usuário, posicionamento, taxa de cliques, taxa de rejeição, tempo médio de permanência e mais.

Relatórios de palavras-chave

Monitore as classificações das suas palavras-chave alvo para avaliar estratégias de SEO. Utilize as ferramentas de pesquisa de palavras-chave que você viu acima para obter informações sobre volume, intenção, concorrência e tendências.

Relatórios de backlinks

Acompanhe os backlinks que estão linkando para o seu site. Avalie volume e qualidade com ferramentas para obter informações e monitorar esse crescimento.

Relatórios de tráfego

Analise o tráfego orgânico do seu site continuamente. Identifique quais páginas estão recebendo mais tráfego e quais estão com desempenho mais baixo - faça ajustes conforme os dados. Utilize o Google Analytics e outras ferramentas para entender o comportamento dos usuários e os canais que são verdadeiras fontes de tráfego.

Relatórios de conversão

Acompanhe as conversões e veja se conseguiu cumprir as metas que você definiu para o seu site. Rastreie os visitantes e seus comportamentos no site, como cliques, preenchimento de formulários, compras ou inscrições.

Relatórios de desempenho técnico

Monitore o desempenho técnico do seu site, como a velocidade, a responsividade e a indexação adequada. Utilize ferramentas como o Google PageSpeed Insights e o Mobile-Friendly Test para avaliar esse desempenho e fazer ajustes nas suas estratégias com base nos dados obtidos.

Não se esqueça de acompanhar métricas como, por exemplo:

  • Tráfego orgânico: Meça o tráfego que chega a partir de mecanismos de busca, sem tráfego pago. Acompanhe, por exemplo, o número de visitantes e as páginas vistas.
  • Taxa de cliques (CTR): Acompanhe a taxa de cliques de usuários no seu site no Google Search Console.
  • Taxa de rejeição: Entenda, a partir do Google Analytics, se os visitantes estão encontrando o que procuram ou se estão saindo do seu site sem interagir. 
  • Tempo médio no site: Acompanhe o tempo que os visitantes passam no seu site. O Google Analytics indica essa métrica.
  • Taxa de conversões: Meça as conversões, que são ações como preencher formulários, fazer compras, se inscrever em newsletters e mais.
  • Taxa de retorno: Monitore quantos visitantes voltam para o seu site.
  • Erros de Rastreamento: Use o Google Search Console para identificar e corrigir erros como páginas não encontradas (erros 404).

De acordo com pesquisa da ROI Evolution, realizada com mais de 170 profissionais de marketing digital, a estratégia de SEO está em segundo lugar como mais importante. 

Quer parar de se preocupar com diferentes ferramentas, interfaces e fluxos manuais para focar nos dados?

Você precisa do Zoho Marketing Automation! Trata-se de uma ferramenta multicanal de automação de marketing com variados recursos para facilitar a sua comunicação e gerar leads prontos para vendas. A plataforma mais completa para garantir análise de dados, automatização e eficiência: conheça já o Zoho Marketing Automation!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas