Passo a passo para criar um planejamento de conteúdo eficiente

Passo a passo para criar um planejamento de conteúdo eficiente


Você quer construir bons conteúdos, campanhas de sucesso e materiais que prendem a atenção do usuário? Então, saiba que o planejamento de conteúdo é necessário nessa jornada, e deve ser renovado a cada período, atualizado e otimizado para gerar bons resultados.

Uma boa preparação antes da criação dos conteúdos faz toda a diferença no alinhamento dos textos. Cada material deve ser criado em direção aos objetivos da empresa para ser bem-sucedido. Por isso, o planejamento é essencial.

Se você quer saber como criar um bom planejamento de conteúdo, garantir insights interessantes e saber o que não pode faltar no plano para ter sucesso, basta seguir a leitura!

Automação de Marketing

Por que investir no planejamento de conteúdo em sua estratégia de marketing

Investir no planejamento de conteúdo na sua estratégia de marketing digital traz vários benefícios. Ele serve como um plano para alcançar os objetivos da empresa, um guia estratégico das ações de conteúdo e um registro para nortear as suas equipes.

Por suas vantagens, o planejamento entrega consistência para empresas que querem investir no marketing digital. Ao planejar o conteúdo, você constrói uma ação mais regular, relevante, precisa e alinhada.

O planejamento de conteúdo também é essencial para a otimização de textos e materiais segundo os critérios do Google. O conteúdo de alta qualidade e relevante deve seguir as regras de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca).

Escolhendo os canais de marketing para o planejamento de conteúdo e distribuição

Já que o planejamento de conteúdo elenca ações de marketing, também gerencia a sua distribuição. É preciso escolher os canais de marketing para alcançar o público-alvo e mostrar o conteúdo produzido.

Mais uma vez, é preciso saber quem é o seu público-alvo: as preferências, as necessidades, a demografia, os comportamentos online e mais. Os dados irão ajudar a determinar quais canais serão mais eficientes.

Afinal, do que adianta publicar o conteúdo em espaços que o seu público não frequenta?

Depois de ter uma compreensão clara do seu público-alvo, você deve considerar os diferentes canais disponíveis e qual seria o mais adequado para cada material, objetivo e formato. Aproveite redes sociais, plataformas de vídeo, blog, e-mail marketing e mais.

Passo a passo para montar um planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo reúne estratégias e estruturas do seu marketing de conteúdo. Ele trabalha para que os materiais sejam alinhados para alcançar objetivos, sendo ainda relevantes e eficientes.

Ele resume esse processo no qual a equipe parte para a preparação dos conteúdos, pensando em cada etapa para educar e conduzir os clientes.

Afinal, o seu conteúdo deve abrir portas para oportunidades com o público-alvo, e deve ser bem planejado para encantar, fechar negócio e fidelizar.

1. Defina seus objetivos

O planejamento de conteúdo costuma ter um conceito, uma ideia base para entregar valor para o público-alvo e atingir metas da empresa. Ele é construído todo em direção ao objetivo, sendo alguns  exemplos: 

  • vender mais,
  • aumentar o tráfego do site,
  • ganhar visibilidade e autoridade,
  • captar mais leads,
  • aumentar a taxa de conversão,
  • melhorar a classificação nos motores de busca.

Apenas sabendo desse objetivo é possível direcionar todo o planejamento e captar os dados necessários para embasar as próximas decisões. Por isso, lembre-se: a definição de objetivos claros é o primeiro passo para um planejamento de conteúdo eficaz.

2. Conheça seu público-alvo

Crie uma persona, a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre clientes da empresa, seus comportamentos, preferências e características.

Ao construir uma persona, os seus conteúdos podem ser criados especialmente para ela, conversando diretamente, usando a linguagem adequada, os melhores canais, suprindo necessidades.

Os conteúdos devem oferecer uma solução útil para as dores da persona, posteriormente supridas pelas soluções oferecidas pela sua empresa.

Entenda como criar o perfil do seu cliente ideal (ICP)!

3. Identifique os canais de marketing certos

A ideia do marketing de conteúdo é criar e distribuir materiais em diversos formatos, sempre chamando a atenção do público-alvo e nutrindo um relacionamento com ele. Para isso, ele precisa disponibilizar os materiais em canais que de fato alcancem o público.

Se você está tentando aumentar o reconhecimento da marca, então as redes sociais podem ser uma boa ideia. Se você está tentando gerar leads ou vendas, o email marketing é indispensável.

4. Realize pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave guiam os usuários até o seu conteúdo. Toda vez que um usuário faz uma pesquisa no Google, ele usa palavras que demonstram a sua intenção de busca. Se o seu conteúdo corresponde aos termos, tem mais probabilidade de aparecer.

Então, crie conteúdos com os termos que respondam diretamente às buscas do seu cliente ideal. Use as palavras-chave em textos, descrições, títulos e outros materiais, sempre de forma moderada e eficiente.

5. Crie um calendário editorial

Criar um calendário editorial é uma parte crucial do planejamento de conteúdo. Ele ajuda a organizar o seu conteúdo com eficiência.

Inclua a data de publicação, o tópico do conteúdo, as palavras-chave relevantes, a plataforma onde o conteúdo será publicado (por exemplo, blog, Youtube ou redes sociais) e o status atual do conteúdo (por exemplo, publicado, rascunho, agendado e mais.

6. Produza o conteúdo

Na hora de produzir o conteúdo, lembre-se que ele não deve ser apenas de um formato, mas diversificado para atender às diferentes mídias e engajar o público-alvo. 

Ao produzir blog posts, não esqueça de usar as palavras-chave que o público-alvo busca. Observe boas práticas de SEO e escreva textos com qualidade, utilidade, originalidade e relevância.

Não ignore as redes sociais e aproveite infográficos, vídeos, e-books, checklists e mais.  

Afinal, segundo projeção da Cisco, os conteúdos em audiovisual serão mais consumidos pelos usuários nos próximos anos.

7. Distribua e promova o conteúdo

Conte com as funções das diferentes plataformas e do SEO para aumentar o alcance do conteúdo, sem esquecer que a chave para uma distribuição e promoção de conteúdo eficaz é entender onde seu público está e como eles consomem o conteúdo.

Colabore com outras marcas ou influenciadores para promover conteúdos, ampliando ainda mais o seu alcance. Se preferir, use publicidade paga em plataformas como Google Adwords para promover os materiais.

8. Analise e faça ajustes necessários

Por fim, não esqueça: ajustes podem ser necessários, pois o mercado e o público mudam com o tempo.

A sua equipe precisa produzir planejamentos atualizados, de olho nas tendências, e os canais devem ser monitorados para que a equipe tenha certeza que estão dando um bom resultado. Assim, é possível fazer ajustes para alcançar metas.

5 coisas que não podem faltar em seu planejamento de conteúdo

Automação de marketing Zoho

Cada conteúdo do seu planejamento deve ser pensado para o estágio da jornada do cliente no qual será visto, desde a conscientização até a decisão de compra. Assim, a empresa também pode alcançar objetivos de marketing. Entenda o que mais não pode faltar nessa missão!

1. Análise da concorrência

Entenda o que seus concorrentes estão fazendo, o que eles estão usando, que tipo de conteúdo eles estão criando e como eles estão se conectando com o público. Garanta insights valiosos para otimizar o seu próprio planejamento de conteúdo.

2. Plano de mensuração dos resultados

Defina métricas claras para o monitoramento. Avalie o sucesso de sua estratégia de conteúdo, entenda se está atingindo os objetivos a partir de métricas como tráfego do site, engajamento nas redes sociais, leads gerados e mais.

3. Estratégia de SEO

A otimização para mecanismos de pesquisa (estratégia de SEO) não pode faltar. Assim, a empresa pode melhorar a sua classificação nos resultados de pesquisa do Google, incluir as palavras-chave corretas, usar a linguagem certa para o público-alvo e guiá-lo pela jornada do cliente.

4. Estratégia de reutilização de conteúdo

Uma estratégia eficaz de planejamento de conteúdo também deve incluir a reutilização de conteúdo ou a adaptação de um pedaço para diferentes canais. Atualize conteúdos antigos para mantê-los relevantes. 

5. Uso de ferramenta de automação de marketing

De acordo com a TIC Domicílios, mais de 126 milhões de brasileiros tiveram acesso à internet em 2018. Com a proporção de usuários conectados que subiram de 67% em 2017 para 70% no ano seguinte, sem parar de crescer.

Além disso, segundo pesquisas de 2023, o número de buscas por minuto no Google é de mais de 6 milhões, e mais de 75% das pesquisas feitas na internet no mundo são realizadas na plataforma.

Ou seja, com base nos dados, o seu planejamento de conteúdo online deve ser prioridade para a empresa. Para colocar todas as etapas em prática, é preciso contar com a ajuda de bons softwares de automação de marketing.

Elas são verdadeiros sistemas que irão ajudar a sua empresa a otimizar processos e realizar tarefas repetitivas, monitorando os resultados e automatizando a campanha de marketing.

Com o Zoho Marketing Automation, você pode contar com esses recursos e muitos outros. Produza relatórios personalizados e com dados precisos para tomar decisões embasadas e economize o tempo diário antes gasto com fluxos sem automação.

O Marketing Automation entrega segmentação dos leads com base em diversos critérios, como os seus comportamentos, interações anteriores, interesses, a região onde vivem e mais.

A gestão passa a ser personalizada, e pode até ser integrada a outros sistemas, como o CRM, para ser ainda mais impulsionada.

Aproveite os dados captados para o seu planejamento de conteúdo, faça uma gestão multicanal das suas conversões e gere leads prontos para vendas. Conheça o Zoho Marketing Automation!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas