Saiba como usar a curva S na sua gestão de projetos

Se você precisa trabalhar com gestão de projeto e sofre para monitorar os resultados, planejar e tomar decisões, precisa contar com as ferramentas certas: uma delas é a curva S.

A curva S é um relatório que compara o planejamento com a realidade do projeto, facilitando o monitoramento, a coleta e interpretação dos dados. Então, se você quer contar com essa ajuda, continue a leitura e entenda a ferramenta!

O que é curva S em projetos?  

A "curva S" ou “curva em S” é útil em projetos para o acompanhamento e a análise do progresso do que foi feito em comparação ao que foi planejado anteriormente.

O gráfico mostra os custos e esforços em um período, mostrando o que foi realizado em relação ao tempo passado. O seu nome foi dado em relação ao seu formato, que se assemelha à letra S - mesmo que, para alguns projetos, o gráfico acabe em outro formato.

Qual o principal objetivo da curva S?  

Um dos principais desafios para as equipes é o controle efetivo de projetos, a implementação dos ajustes necessários e a manutenção das etapas no caminho certo para alcançar as metas.

Então, o principal objetivo da curva S é proporcionar uma representação visual do progresso ao longo do tempo para facilitar esse monitoramento de desempenho do projeto, antecipando desafios e comunicando o status das etapas às partes interessadas.

Além desse objetivo geral, é possível ainda:

  • Gerir expectativas com os interessados no projeto;

  • Prever os resultados da conclusão;

  • Identificar variações que podem causar problemas futuros;

  • Identificar padrões e tendências de desempenho.

Como interpretar a curva S   

A curva em S é uma ferramenta simples e bastante valorosa, visual, e seu formato consiste em ter:

  • Início: a curva começa de forma suave, quando o planejamento está ocorrendo;

  • Crescimento acelerado: a curva S tem crescimento acelerado com o avanço do projeto;

  • Crescimento constante: o ritmo fica constante enquanto a equipe opera e tudo corre segundo o planejado;

  • Desaceleração: o crescimento começa a desacelerar, partindo para a finalização;

  • Estabilização e fim: a curva S estabiliza, indicando que o projeto está concluído;

Entenda como fazer a interpretação do gráfico:

1. Deslocamento horizontal  

É importante avaliar qual informação é possível extrair de um gráfico como a curva S. As interpretações demonstram se o projeto está com bom desempenho ou está atrasado.

No caso do deslocamento horizontal, se ele for para a esquerda, significa que o projeto está atrasado - mas, se o deslocamento for para a direita, o projeto está adiantado.

2. Deslocamento vertical  

Se houver uma mudança na posição vertical da curva em S, pode indicar uma alteração nas estimativas, no progresso ou nos planos do projeto que afetam o custo ou o tempo.

Assim, é possível verificar se o projeto está indo bem - a nível de resultados, escopo, estimativas, mudanças, recursos e de questões financeiras, por exemplo.

É desejável que as duas linhas da curva caminhem o mais próximas possível.

Como fazer uma curva S?   

Aqui estão os passos para criar uma curva S no Excel para os seus projetos:

1. Organize os dados  

Para gerar a sua curva S, colete os dados do projeto e os mantenha organizados em uma tabela. Inclua as datas esperadas, os custos planejados e os reais.

2. Crie um gráfico de linhas empilhadas  

No Excel, vá para a guia "Inserir" e escolha "Gráfico de linhas empilhadas". Selecione os seus dados para criar um gráfico inicial.

3. Ajuste o gráfico para criar uma curva S   

Para fazer isso, clique com o botão direito na linha que representa os custos planejados e selecione "Formatar série de dados". Em seguida, altere o tipo de gráfico dessa série para "Linha". Repita esses passos para a linha que representa os custos reais.

4. Personalize o seu gráfico  

Você pode ajustar o título, os rótulos dos eixos e a legenda para tornar seu gráfico mais fácil de entender. Você também pode alterar as cores para diferenciar entre os custos planejados e reais.

Aqui está um exemplo de código para criar um gráfico de linhas:

  • 1   Data    Custo Planejado   Custo Real
  • 2   Jan-21   1000                       950
  • 3   Fev-21   2000                     1800
  • 4   Mar-21  3000                      2800
  • 5   Abr-21   4000                      3700
  • 6   Mai-21   5000                      800

No final, a curva S resultante será uma representação visual do progresso, com o eixo X representando o tempo e o eixo Y representando os custos ou o trabalho.

Benefícios de aplicar a curva em S na sua gestão de projetos   

A curva S é uma ferramenta valiosa para a gestão de projetos, pois permite que você e a sua equipe consigam saber com rapidez e facilidade se estão no caminho certo ou se precisam fazer ajustes.

A curva é visual, intuitiva, útil para monitorar os indicadores de sucesso, possibilitando que os dados cumulativos, como o custo, possam ser comparados ao que foi planejado. Você poderá avaliar desvios, erros, padrões e mais, bem como realizar ajustes.

Identifique se o projeto está avançando conforme o planejado, atrasado ou adiantado. Qualquer variação significativa pode sinalizar desafios que a curva em S é capaz de te indicar.

Além disso, ela facilita a comunicação da equipe, já que é um status claro do projeto para todos os envolvidos. Com essa demonstração realista dos dados, fica mais fácil gerir expectativas e estipular prazos, construir planejamentos mais eficientes, alocar melhor os recursos e mais.

A curva em S capacita os tomadores de decisão a fazer escolhas informadas em todas as fases de um projeto. Agora que já sabe como usar a curva S ao seu favor, entenda como alinhar expectativas na área de projetos!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas