Importância da boa comunicação na empresa

Importância da boa comunicação na empresa - Zoho Workplace

Independentemente do setor ou departamento da empresa, uma boa comunicação na empresa é essencial para que o negócio se mantenha e cresça no mercado altamente competitivo de hoje.

De acordo com pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% das 300 grandes empresas, definiram a comunicação no local de trabalho como o principal motivo para o fracasso das múltiplas atividades propostas.

Qual a importância da boa comunicação na empresa?

A boa comunicação na empresa é responsável por fornecer informações claras com o objetivo de aprimorar os procedimentos de trabalho.

Em todos os aspectos, a comunicação é uma ferramenta vital, e é por meio dela que podemos desenvolver uma boa avaliação de desempenho.

Os humanos são altamente relacionados, então a comunicação se torna a base de todas as atividades.

Os seres humanos estão sempre procurando métodos de contato eficazes e hoje não é exceção. Temos diferentes maneiras de construir relacionamentos pessoais e profissionais para gerar compreensão e participação.

Em um ambiente corporativo, as empresas precisam se adaptar às pessoas contemporâneas que têm suas próprias formas de comunicação e de trabalho.

O que muitos empresários não perceberam é que a maioria das empresas não realizaram realmente o processo de comunicação.

Ao analisar essa questão, as razões para esses problemas são alguns pequenos erros de gestão na implementação da comunicação, tais como: muita informação; falta de participação e cooperação humana, falha de comunicação, falta de motivação dos funcionários, falta de trabalho em equipe e dificuldade na obtenção de diferentes níveis de gestão. Mensagens personalizadas do pessoal, etc.

Uma boa comunicação na empresa pode evitar a divulgação indevida de informações.

Em um ambiente corporativo, as empresas precisam se adaptar às pessoas contemporâneas que têm suas próprias formas de comunicação e de trabalho.

De um modo geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho ajuda a propor soluções, apresentar ideias, explicar estratégias, chegar a acordos, etc. de forma clara e objetiva.

Um bom ambiente de trabalho pode ser importante para uma organização devido a muitos fatores. Se você não souber quais são, vamos mostrar mais a frente.

Porque ter uma boa comunicação na empresa  

A comunicação é uma das principais competências necessárias ao ser humano, não sendo exceção no ambiente corporativo.

As novas tendências de mercado e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no local de trabalho, seja ela escrita ou oral.

Hoje em dia, as exigências do mercado estão cada vez maiores. Portanto, os profissionais precisam sempre melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e participar de cursos específicos, como oratória, cursos de português, etc.

Quanto mais seus funcionários estiverem envolvidos e informados, mais comprometidos estarão com a realização de suas atividades.

O desenvolvimento de competências depende não apenas dos canais usados para se comunicar, mas também da maneira como você se expressa.

Uma boa comunicação na empresa é essencial para o sucesso. O profissional não deve ter medo de expor o seu pensamento, deve ter o cuidado de falar de uma forma que possa compreender, ou seja, de forma objetiva e clara.

Se sua empresa encontrar alguma falha de comunicação no local de trabalho, não se preocupe, vamos te dar algumas dicas para reverter essa situação.

Como aplicar uma boa comunicação na empresa  

Considerando que o processo de divulgação só pode ter sucesso quando o destinatário compreende a informação, é importante considerar as características do público-alvo para o seu sucesso.

Portanto, o processo de comunicação deve focar no perfil dos funcionários da organização relevante.

1- Utilize o canal mais adequado  

Seja por e-mail, telefone, chat interno ou rede social, você deve sempre considerar qual método de comunicação é o melhor para discutir determinados tópicos.

Se você precisa se registrar para um evento, selecione e-mail! Se você quer combinar um happy hour com colegas nos finais de semana, o chat é definitivamente a melhor escolha. Este é o método.

2- Faça uso dos feedbacks  

Para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do porte ou ramo de atividade, o feedback é uma ferramenta essencial.

Saber expressar opiniões que enriquecem o trabalho alheio e saber ouvir opiniões sobre o seu comportamento é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e das organizações.

Quando as empresas valorizam a comunicação no local de trabalho, o feedback passa a fazer parte da vida cotidiana.

Por meio desse diálogo construtivo, os funcionários e a empresa sabem o que esperar e oferecer um ao outro.

Fornecer feedback contínuo e decisivo para a equipe faz parte das atividades do líder.

Além de reconhecer e avaliar o excelente trabalho realizado por todos, esse feedback também permite corrigir deficiências e aprimorar processos.

3- Seja um bom ouvinte  

Um dos pré-requisitos para uma boa comunicação é saber ouvir.

Saber ouvir, e não apenas falar, também é fundamental para uma boa comunicação na empresa, valorizando a opinião dos colaboradores e, assim, conquistando mais respeito e atenção deles.

Evite usar palavras curtas como respostas que não dão a impressão de que você realmente entendeu a informação.

Olhar nos olhos da pessoa com quem você está falando mostra que você está prestando atenção nela. Portanto, você constrói vínculos e proporciona uma sensação de segurança, além de valorizar seu interlocutor.

Claro, quando for sua vez de falar, a outra parte ficará mais disposta a ouvir sua mensagem.

Leia também: Otimizando a colaboração com os membros da sua equipe usando aplicativos de comunicação

4- Escolha o discurso e o momento certo  

Por sua vez, a comunicação no local de trabalho é dominada pela linguagem formal. Por exemplo, para dar ao seu argumento a credibilidade necessária, evite usar linguagem informal, como gíria.

Cuidado com palavras e gestos que podem levar a percepções e reações negativas. Evite também usar palavras negativas no início da conversa, para não fechar o canal de comunicação antes de ser estabelecido.

Direto e profissional não significa que você seja rude. O ideal é ajustar sua fala com as melhores palavras e tom de acordo com a situação do momento.

Gostou dessas dicas? Temos muito mais informações sobre assuntos relacionados no nosso blog. Aproveite e conheça nossas soluções!

 

Publicações relacionadas