Saiba como escrever um email corporativo e quais cuidados ter na escrita

O envio do email corporativo permanece sendo uma ferramenta essencial para o fluxo de um ambiente de trabalho. Se você quer se comunicar com clareza e sem prejuízos, precisa saber como usá-la.

Apesar de existirem várias ferramentas de comunicação devido aos avanços tecnológicos, o email permanece sendo um meio eficiente de enviar uma mensagem, evitando ruídos na comunicação. 

Além de comunicar algo relevante, o email pode alimentar um relacionamento entre os comunicantes e expressar o tom de voz da empresa. Então, se você pensa que apenas uma conversa pode resolver todos os problemas, pense duas vezes.

Nem sempre pode ser necessário mandar emails, mas ele ajuda a evitar aqueles pequenos problemas que são fáceis de acontecer, mesmo os inocentes. Então, você sabe como criar o seu email sem ter problemas com a comunicação? Confira as dicas a seguir!

Como fazer o envio de email corporativo corretamente

O email corporativo é uma ferramenta para gerar mensagens poderosas, compartilhar ideias, passar recados, enviar dados e informações com eficiência.

Mas, se a mensagem for transmitida com erros, pode afetar a forma como o fluxo caminha e como o colaborador olha e é olhado pela empresa. Confira como criar os componentes do seu email corporativo e evitar problemas:

1. Assunto do email corporativo

Muitos profissionais não se atentam ao assunto de um email empresarial, mas a verdade é que ele é uma peça-chave para chamar a atenção com objetividade. Um assunto atraente pode fazer toda a diferença na forma como a sua mensagem é recebida.

Escreva um assunto conciso, agradável, gerando atenção para o recado que o email guarda. Evite assuntos longos, confusos e termos como “urgente” se a mensagem não é de fato uma prioridade.

2. Saudações

Tenha atenção e gentileza ao iniciar o seu email corporativo cumprimentando o destinatário, não importa quem seja (colegas de equipe, fornecedores ou clientes, por exemplo).

Sempre comece com uma saudação que se ajuste ao seu relacionamento com os outros. Palavras como "Bom dia!", "Caro”, “boa tarde!", "Querido”, “boa noite!" sempre soam bem. Se você enviar emails para essa mesma pessoa durante todo o dia, não precisa repetir saudações, basta chamá-la pelo primeiro nome. 

3. Introdução

É normal estruturar o email corporativo em etapas, sendo o começo a introdução do assunto. Mas lembre-se: menos é mais. Não é preciso investir em muita “enrolação”, mas sim em objetividade. Explique o motivo do seu e-mail de forma clara e concisa. O destinatário deve saber imediatamente o que você deseja, então seja sucinto, vá direto ao ponto, use uma comunicação objetiva e adaptada ao público-alvo. 

Nada de introduções densas e confusas, pois você quer economizar o tempo dos seus colegas.

4. Corpo do email corporativo

O corpo do email corporativo é a parte mais importante, pois é onde você fornece as informações necessárias para que o destinatário possa efetivar demandas. 

Evite erros gramaticais ou ortográficos, sempre revisando o que escreveu. Organize os dados de forma lógica e, se preciso, use tópicos para proporcionar uma boa leitura. Assim, o destinatário achará tudo facilmente.

5. Solicitação

Informe ao destinatário o que você espera dele e forneça todos os dados necessários para que a demanda seja feita. Prefira a linguagem mais ativa à passiva, usando chamadas para a ação (CTAs).

Certifique-se de que o destinatário tenha tudo o que é preciso para atender à solicitação. Nessa hora, se usar termos técnicos, pode ser preciso explicar o que significam.

6. Encerramento

Antes do encerramento, se preciso, reforce a mensagem passada. 

Você pode adicionar “melhores cumprimentos”, “aguardo retorno”, “cordialmente”, “atenciosamente”, “estou à disposição em caso de dúvidas”, “grato (a)” e outros termos para encerrar o email.

7. Assinatura

O último ponto é a assinatura, que pode conter o seu nome completo, cargo, setor e meios de contato, como telefone. Assim, o destinatário pode entrar em contato sempre que precisar.

A assinatura é como um selo, então você pode construir a sua. Apenas não esqueça de incluir todas as informações necessárias para o destinatário.

Cuidados essenciais ao escrever um email corporativo

Finalmente, confira algumas dicas complementares:

1. Utilize a linguagem correta

Ao realizar o envio de email com conteúdo profissional, prefira apostar em termos claros.A forma como o email corporativo é escrito transmite uma mensagem sobre o profissional que o escreveu, bem como sobre a empresa. Lembre-se também de sempre usar palavras mágicas como "por favor", "desculpe" e "obrigado".

Evite termos inusitados onde você está tentando “impressionar” a outra pessoa com seu rico vocabulário. No final, você pode não estar se permitindo ser entendido e atrapalhar a comunicação. 

Palavras que acabam não dizendo nada, como, por exemplo, “ainda não”, também devem ser evitadas.

2. Tenha atenção à ortografia

Nos e-mails da empresa, a ortografia merece atenção especial. Nunca digite todo o texto em letras maiúsculas, pois isso significa que você está gritando com o destinatário. 

Como regra geral, use letras maiúsculas para nomes próprios, início de frases e após pontos. Também não escreva tudo em minúsculas.

Lembre-se de algumas regras: 

De acordo com o vocabulário ortográfico português, a primeira letra do mês deve ser escrita em minúscula. Além disso, desde 2009, novos protocolos ortográficos estão em vigor, e algumas palavras como "todos os dias" e "bom dia" perderam seus hífens.

Sempre preste atenção às novas regras. Se você tiver problemas para escrever uma palavra, substitua-a por um sinônimo ou faça uma pesquisa na Internet. 

3. Organize as informações do email corporativo

É importante que o seu email corporativo tenha começo, meio e fim – ou seja, uma introdução, desenvolvimento e conclusão do tópico – para que seja fácil de entender. Comece com uma introdução ao assunto do e-mail, depois fale sobre o tópico e termine graciosamente.

Para te ajudar, tente essa prática:

Ao escrever um email corporativo, comece listando tudo o que você precisa para se comunicar. Em seguida, desenvolva parágrafos em torno de cada tópico. 

Assim, fica mais fácil organizar ideias e abordar de forma concisa os problemas que precisam ser resolvidos. Colocar cada ideia em um parágrafo facilita a leitura e mantém o seu email organizado. 

O espaçamento entre saudações, parágrafos e assinaturas também torna os textos mais legíveis. Depois, é hora de prestar atenção na formatação. Certifique-se de usar sempre a mesma fonte, tamanho e cor. 

Destaque algumas palavras que requerem mais atenção, promovendo uma leitura mais rápida. Cuidado com emails poluídos visualmente. 

4. Seja objetivo e transparente

O email corporativo é uma ferramenta de comunicação que requer um texto claro. Afinal, a pessoa que recebeu o seu email provavelmente tem muitas outras demandas. 

Certifique-se de responder à pergunta principal no email. Não escreva mensagens cheias de informações desnecessárias - economize o tempo do destinatário. Emails muito longos correm podem ser ignorados.

Vale lembrar que ser objetivo não significa ser grosseiro ou enviar emails incompletos. Às vezes, pode ser necessário investir em textos mais longos para transmitir os dados.

Além disso, é muito importante responder os seus emails em tempo hábil. Você não quer que algum fluxo fique estagnado só porque está esperando seu retorno, certo?

Ter cuidado ao elaborar um email é o ponto extremamente importante para o envio de mensagens profissionais eficientes. Para isso, você pode contar com o Zoho Mail, a melhor plataforma de email corporativo para a sua equipe.

O Zoho Mail é completamente seguro, criptografado de ponta a ponta, em repouso e em trânsito, com garantia de privacidade e sem anúncios. Ele vai te ajudar a escrever emails eficientes com um painel de controle avançado para acessar todas as definições, configurações e personalizações. 

Adicione usuários, gerencie grupos, configure políticas para moderar o conteúdo de emails corporativos e muito mais. Conte com tecnologia avançada para garantir mensagens otimizadas!

O Zoho Mail é parte das 8 ferramentas da suíte de produtividade Zoho Workplace. Se você quer ir além da eficiência no email corporativo e partir para o alcance de resultados surpreendentes no escritório, clique aqui para acessar nosso Guia rápido do Workplace e saiba tudo sobre a nossa plataforma!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas