A importância do chat para empresa

As ferramentas tecnológicas dos serviços digitais podem ser aliadas no relacionamento entre o cliente e sua empresa. O chat para empresa provou ser uma solução eficaz para garantir o melhor atendimento ao cliente.

O consumidor quer tudo “para já” e estar sempre conectado. Isto é um fato! A vida é corrida, e você precisa resolver problemas e tirar dúvidas a qualquer momento.

Você certamente sabe que atender o maior número possível de clientes em um curto período de tempo mantendo os padrões de qualidade não é uma tarefa fácil. Mas é totalmente possível resolver essa questão.

Mas quais são os melhores aplicativos para conversar online? Qual é a melhor solução de serviço digital?

Neste post, vamos detalhar essa ferramenta e tirar suas dúvidas!

Como funciona o chat para empresa

O chat para empresa é uma das ferramentas tecnológicas que se popularizaram, além de serem modernas e atemporais para quem entende que implementar serviços digitais é a melhor forma de atender um público maior a um custo menor.

Como qualquer outra tecnologia, o chat para empresa continuou a melhorar com o avanço da tecnologia, passando a oferecer suporte não apenas por meio de mensagens de texto, mas também conversas de voz e até mesmo video chamadas com os clientes.

Vale ressaltar que nem todos os clientes que apenas navegam na loja online pretendem comprar algo.

O chat para empresa pode se conectar com um cliente assim que ele entrar em seu site, lembrando-o de que você tem tudo o que ele precisa. De forma menos invasiva do que presencial.

O que é necessário fazer para garantir o bom atendimento

O atendimento ao cliente é mais do que apenas vender produtos, resolver problemas e responder às perguntas dos clientes. Esse tipo de estratégia deixa de ser sustentável quando consideramos a retenção de clientes e seu relacionamento com a empresa.

As novas “regras” de mercado ditadas pela transformação digital transformaram as relações das empresas com os consumidores e vice-versa. E essa mudança - que por sinal é muito boa - permite que as empresas aprendam mais sobre seus clientes e as ajuda a crescer mais rápido.

Usando ferramentas como a Zoho Workplace, você garante comunicações mais personalizadas e eficazes podem ser criadas por meio dos dados que o sistema coleta do serviço e os armazena para acesso.

Também é possível atribuir um caráter cada vez mais “humano” ao serviço, fazendo com que os consumidores se sintam ouvidos e únicos. Por exemplo, isso pode ser feito usando um assistente de voz.

Além de tudo o que foi dito, é crucial que o serviço seja excepcional em todos os níveis de serviço existentes com relação a empresa e empregado em todos os campos possíveis para atender a todos os seus funcionários e clientes.

Motivos para implementar o chat para empresa

Como dissemos, os consumidores adoram ser ouvidos - quem não gosta? E como você está sempre em contato, você quer e precisa corrigir quaisquer problemas independente do tempo. É um fato que o imediatismo é uma característica da nossa sociedade.

Desta forma, é imprescindível respeitar o tempo das pessoas e garantir que o atendimento seja rápido e eficiente, de forma a economizar esse bem tão valioso que temos.

As empresas desatualizadas que não resolvem os problemas dos clientes rapidamente têm dificuldade em manter os clientes satisfeitos. Por outro lado, as empresas que valorizam o tempo das pessoas terão maior probabilidade de serem recomendadas, apreciadas e respeitadas.

Por tudo isso e muito mais, separamos alguns dos motivos para implementar o chat para empresa no seu atendimento.

Confira:

Canal direto de atendimento

Antes de começarmos, é extremamente importante destacar a importância de ser uma empresa multicanal, não é só o chat, mas o SAC, redes sociais, e-mails e afins precisam estar disponíveis para os clientes.

Em um cenário em que os clientes esperam um atendimento rápido, é crucial fornecer a eles várias maneiras de contatá-los. Quanto mais, melhor (apenas faça certo!).

O omnicanal (a versão "evoluída" do multicanal) ainda permite que o consumidor comece a atender em um canal e termine em outro de forma conectada, pois os canais são interconectados, o que é uma falha do multicanal.

A evolução das FAQs

Você já deve conhecer o famoso FAQ. As perguntas frequentes são velhas conhecidas da empresa e costumam ser utilizadas em sites para permitir que as pessoas tirem suas dúvidas de forma mais ágil.

Ou seja, escolha as perguntas e respostas mais comuns e disponibilize-as em seus canais de comunicação, evitando ligações mais simples. Com o chat para empresa e FAQ 2.0, as perguntas mais frequentes podem ser respondidas automaticamente sem exigir que os clientes naveguem pelas páginas de FAQ para pesquisar.

Como isso aconteceu? Resumindo, o chat precisa ser configurado e deve conter todas as perguntas que os clientes fazem com mais frequência. As respostas automáticas são enviadas quando as pessoas inserem suas perguntas no campo de mensagem.

Esse tipo de serviço digital envolve um serviço de primeira camada que resolve um problema mais simples. Quais problemas de negócios o FAQ 2.0 resolve? Economize tempo para correções relativamente simples.

O atendimento humanizado usará seu tempo com mais eficiência para trabalhar em solicitações mais complexas, relacionadas à última chamada.

Faça vários atendimentos em um prazo curto

Quando uma empresa opta por adotar o chat para empresa, várias solicitações podem ser processadas simultaneamente. Torne os serviços mais ágeis e libere canais de atendimento antigos, como call centers.

Se o operador de chat para empresa estiver bem preparado, ele poderá se organizar para o serviço de sincronização, pois a plataforma disponibiliza todos os recursos para que isso aconteça.

Enquanto um dos clientes ainda está escrevendo o que deseja em uma janela, o proxy pode responder à solicitação do cliente em outra janela. Além disso, quando seu serviço é automatizado, os atendentes estão focados apenas em resolver necessidades que antes eram insolúvei na última chamada.

Mais tempo e menos gastos

Como o chat para empresa permite atendimento simultâneo, na maioria das vezes é rápido, (devido ao filtro de mensagens que mencionamos), portanto, menos tempo será gasto e o número de clientes atendidos será maior.

Além disso, conversar online custa menos do que uma linha telefônica. As estruturas físicas, equipamentos e impostos que surgem na estrutura de um call center são muito maiores do que em um chat para empresa.

Dependendo da complexidade das necessidades que os consumidores possam ter, não há necessidade de atendentes humanos para direcionar os chats, o que leva a uma redução no investimento em treinamento de equipes e mão de obra.

Lembre-se, investir na melhoria da sua empresa nunca é visto como um desperdício. O número de pessoas ativas que prestam serviços humanos dependerá da quantidade de informações que a empresa recebe.

E o custo do treinamento para qualificar seus funcionários para trabalhar com o Chat. Os serviços digitais resolvem muitos problemas, mas também dependem das habilidades e treinamento do operador.

Tudo isso significa que mesmo com os custos iniciais de implementação, o crescimento de escala a médio prazo será surreal.

Gostou deste artigo? Utilize nossa ferramenta de chat para empresa no Workplace da Zoho!

Comments

2 Replies to A importância do chat para empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas