A melhor plataforma para trabalhar remotamente

A melhor plataforma para trabalhar remotamente - zoho

O mercado está em constante mudança. Para acompanhar esse processo, as empresas buscam formas de aumentar sua competitividade e encontrar soluções para atrair colaboradores. 

Essa situação muda o comportamento e apresenta diferentes oportunidades para os envolvidos. É nesse momento que o trabalho remoto está ganhando espaço. 

Por se tratar de um tema ainda novo, muitas empresas estão preocupadas e duvidam que resultados positivos sejam possíveis. Preparamos materiais completos sobre este tema. Aqui você pode ver: 

● métodos de trabalho remoto;

● os principais benefícios desta abordagem;

● como implementar um home office.

Continue lendo e descubra como essa abordagem de trabalhar remotamente pode transformar o seu negócio!

Modalidades para trabalhar remotamente

Os home offices são uma forma de os colaboradores deixarem de realizar tarefas na sede da empresa e passarem a realizar tarefas de outros espaços, principalmente em casa.

Mas, apesar de sua popularidade, ainda criou muitos problemas para a empresa. Importante, para começar a entender melhor como isso funciona, pode ser feito de diferentes maneiras. Os três mais usados ​​são:

Totalmente remoto

Este é um trabalho feito fora da empresa. Nele, os colaboradores exercem suas funções sem depender, por exemplo, do retorno à sede ou a um espaço compartilhado. Pode ocorrer na casa de um funcionário ou em outro espaço, como um espaço de coworking.

Remoto parcial

Neste caso, os profissionais atuam em espaços corporativos e outros. Veja como as empresas que começam a adotar um home office podem iniciar a transição.

Muitas empresas que entram nesse ambiente empregam um modelo parcial em que os funcionários ainda vão ao escritório em alguns dias da semana e realizam trabalho remoto em outros dias.

Remoto variável

Aqui, os funcionários não têm rotinas remotas. Ele pode trabalhar em um escritório ou em outro lugar. Esta é uma forma mais flexível e, portanto, geralmente vista como negativa.

Para executá-lo, tanto o funcionário quanto a empresa devem ter os recursos. A ideia não é dizer que ele pode trabalhar em qualquer lugar, mas apoiá-lo no desenvolvimento de seu papel em espaços fora do escritório.

As maiores vantagens de trabalhar remotamente

A modernização do trabalho é um dos pontos principais. Em pesquisa do Ibope, 62% dos entrevistados disseram acreditar que o futuro do trabalho não existiria sem um home office.

No entanto, a empresa parece ter algumas dúvidas sobre essa abordagem, especialmente se funcionar. Há preocupações de que o desempenho dos funcionários esteja diminuindo ou até mesmo não realizando tarefas.

Mas sim, há muitos aspectos positivos em um home office. Conheça os principais benefícios do trabalho remoto para empresas e profissionais.

Controle maior dos horários

Um problema com o crescimento populacional é a perda de tempo de deslocamento. Principalmente nas grandes cidades, é um problema que assola e dificulta a realização de tarefas simples.

De acordo com a Consolidação das Leis trabalhistas (CLT), os trabalhadores não podem se atrasar mais de cinco minutos. Muitos tiveram que deixar suas casas mais cedo para evitar punições.

No trabalho remoto, esse problema é descartado. Os funcionários economizam nas despesas de viagem e evitam o estresse do trânsito. Por outro lado, a empresa não tem mais problemas de latência. Além disso, o trabalho remoto pode ser realizado de forma flexível, com foco na tarefa e não no relógio.

Fique mais próximo da família

Ao desenvolver um escritório em casa, mais tempo pode ser gasto com os entes queridos, a qualidade do tempo pode ser melhorada e os funcionários podem se envolver mais na vida familiar.

Esse fator tem um resultado positivo, pois evita que o profissional sinta que está perdendo alguns momentos em família. Da mesma forma, as empresas se beneficiam por ter um funcionário mais engajado e satisfeito com seu trabalho.

Você poupa recursos ao trabalhar remotamente

Trabalhar fora da empresa é uma vantagem econômica para empregadores e empregados. Por exemplo, os funcionários podem economizar nos custos de transporte e alimentação. Para as empresas, a vantagem é ainda maior.

O espaço pode ser economizado, pois não há mais funcionários no prédio. Além disso, o custo das instalações necessárias, como oficinas e eletricidade, também foi reduzido.

A legislação estabelece que os funcionários recebam a infraestrutura de trabalho remoto identificada em seu contrato de trabalho. Portanto, as empresas devem entender esse detalhe. Mesmo com essa determinação, a empresa ainda tem uma vantagem econômica.

Como trabalhar remotamente e qual a melhor plataforma?

Para começar, o Recursos Humanos da empresa precisa criar um plano, que de modo geral se inicia com um teste, para ver se o método funciona de fato. E para tornar essa uma proposta positiva, será preciso alguns passos de planejamento, que listamos para você:

● Ajuste e defina expectativas claras: Ao trabalhar remotamente e dar ao funcionário o controle sobre a estrutura da jornada de trabalho, todas as expectativas precisam ser ajustadas para que o funcionário saiba o que se espera dele. Para isso, identifique tarefas urgentes e prioridades a serem concluídas na próxima semana, metas gerais, quem contatar em caso de problemas, quantas horas por semana ele deve trabalhar, seu nível de disponibilidade e como entrar em contato com você;

● Pesquise seus funcionários: Confira seus perfis para descobrir quem é o melhor para desenvolver projetos. Embora trabalhar remotamente seja um sonho para a maioria, nem todos estão prontos para esse momento.

● Identificar sistemas: Para trabalho remoto, pois os profissionais precisam ter acesso a alguns softwares e recursos da empresa. Determine quais são, estude os custos envolvidos no processo e saiba ouvir o colaborador, pois ele conseguirá identificar necessidades;

● Estabeleça parâmetros de avaliação: Não porque o trabalho seja desenvolvido remotamente, os colaboradores não devem ser submetidos a avaliação contínua. O ponto a ser observado deve ser identificado e esclarecido. Portanto, não se esqueça de realizar avaliações de desempenho;

● Alinhar a cultura organizacional com a proposta: O home office deve ser considerado uma estratégia corporativa. Portanto, para funcionar adequadamente, uma organização deve adotar essa filosofia dentro de seus objetivos.

Já sabemos que trabalhar remotamente está sendo cada vez mais valorizado, e para isso é necessário contar com a ajuda de uma plataforma para gerenciar todo o processo.

O Workplace da Zoho é ideal para quem precisa trabalhar remotamente, e você pode testá-lo gratuitamente. Acesse e confira!

Publicações relacionadas