Como gerenciar trabalho à distância

As pessoas que possuem PMEs desempenham sempre funções que vão além da gestão empresarial. Ter um método torna o tempo escasso, por isso é ideal encontrar ferramentas para otimizar as rotinas do escritório. Gerenciar equipes remotamente e trabalho a distancia podem ser ótimas soluções.

Neste caso, deve-se saber a melhor maneira de fazer isso. É uma atividade que exige esforço mútuo: tanto os gerentes quanto os funcionários precisam ajustar seus cargos para funcionarem adequadamente.

Pensando nesses pequenos detalhes, preparamos 9 dicas básicas para colocar em prática o seu processo de gestão remota de pessoas e obter os melhores resultados. Confira as principais dicas abaixo!

Dicas para gerenciar trabalho a distância

Estabeleça as metas da equipe

O sucesso de uma equipe de gestão depende basicamente dos objetivos estabelecidos. Todos devem entender o trabalho a ser feito e quais são seus respectivos objetivos - tanto individual quanto coletivamente.

Objetivos claros ajudam cada profissional a saber quais tarefas devem ser priorizadas. Também facilita a avaliação do gestor.

Todas as metas devem ser revisadas em relação a um plano específico, seja mensal, trimestral, semestral ou anual. Portanto, pense estrategicamente antes de definir metas para você e sua equipe.

Mantenha a rotina no trabalho a distancia

Muita liberdade pode prejudicar a produtividade da equipe. Portanto, construa uma rotina que todos possam seguir. A agenda deve ser clara sobre os resultados esperados da empresa e dar a cada profissional a flexibilidade necessária para trabalhar da melhor forma possível.

O foco deve estar sempre na entrega. Assim, ao estabelecer uma rotina, deixe cada trabalhador livre para alcançar o resultado desejado por conta própria.

Esteja preparado para imprevistos

Gerenciar equipes remotamente também exige que os gerentes planejem. Ele deve ter alta capacidade de resolução de problemas, pois não é um bom hábito recorrer a um profissional quando se depara com uma emergência ou não tem tempo para resolver o problema.

Se a equipe seguir uma rotina, o gestor deve fazer o mesmo. Interrompê-la para resolver seus problemas fará com que as pessoas percam a produtividade.

Tenha encontros periódicos

O trabalho à distância pode funcionar em todo o seu potencial, mas é importante definir datas para reuniões presenciais. Essa relação é essencial para fortalecer o vínculo entre o gestor e a equipe e avaliar se tudo está funcionando conforme o esperado.

Reuniões regulares também podem promover a interação entre os membros da equipe, fornecer avaliações de feedback e oferecer prêmios.

Determine os processos de comunicação

Ao gerenciar uma equipe remotamente, os processos de comunicação precisam ser claramente definidos para não impactar a produtividade. É fundamental que todos saibam como entrar em contato com os gerentes, outros membros da equipe e como devem documentar o trabalho realizado. 

Nesse sentido, podem existir ferramentas (e-mail ou mensagens instantâneas) para facilitar a interação.

Trabalho a distancia: Esteja sempre presente

Embora a administração seja feita remotamente, um gerente deve estar presente. As equipes precisam saber que existe um profissional que pode facilitar o trabalho, definir ações e ajustar estratégias.

Para isso, uma boa ideia é utilizar os recursos de uma ferramenta de gestão de equipes, como o controle de horas. É importante ter o maior número possível de processos e ferramentas para tornar o trabalho à distância mais seguro e fácil de executar.

Procure utilizar uma ferramenta para controle de ponto

O controle da jornada de trabalho pode ser feito com softwares de controle de ponto eletrônico como do Workplace da Zoho, que proporciona mais tempo e mobilidade respeitando as normas vigentes.

Somente uma equipe dedicada e trabalhadora, focada no dia a dia, pode trazer resultados positivos para toda a empresa. Com nossas ferramentas, você pode reduzir custos, otimizar o atendimento dos funcionários e obter relatórios completos para avaliar os funcionários, definir metas e aplicar planos de melhoria e incentivos.

Por se tratar de um recurso de terceiros, a empresa ainda garante suporte técnico e atualizações para aprimorar o software. Isso facilita o trabalho à distância de gerenciamento de equipes remotamente.

Outro ponto importante para a gestão de pessoas é o treinamento dos colaboradores. Invista na sua equipe e alcance o sucesso!

É necessário garantir a qualidade

Como líder, você deve definir padrões de qualidade para as entregas. Com parâmetros claros de como deve ser o resultado final, os colaboradores passam a trabalhar mais focados e a respeitar as restrições estabelecidas.

Nunca subestime o poder da tecnologia

Quando o assunto é gestão de pessoas, a tecnologia é essencial para o alto desempenho. Portanto, pesquise e adquira sistemas que possam ajudá-lo a liderar com precisão, mesmo à distância.

Use um sistema de gestão completo para acompanhar seus funcionários e ver onde todos estão e quais atividades estão realizando. Isso possibilita medir a produtividade da equipe, realocar a equipe para atender à demanda e até mesmo conter os custos à medida que a equipe cresce.

Quais são as vantagens de uma boa gestão de trabalho a distância?

Com uma boa gestão do trabalho a distância, você pode fornecer mais flexibilidade à sua equipe, pois seus funcionários poderão trabalhar em casa ou em viagem sem comprometer seus resultados.

Além disso, os gerentes estão no controle de tudo, garantindo que as equipes continuem entregando na quantidade, tempo e qualidade necessários, como se estivessem fazendo o trabalho sozinhos.

À primeira vista, gerenciar uma equipe remotamente pode parecer um assunto extremamente complicado. Mas, ao melhorar sua liderança e usar as ferramentas certas, você pode manter sua equipe e tarefas organizadas e garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Faça o teste gratuito do Workplace da Zoho e confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas