Entenda a importância do CRM analítico

Compare e veja qual delas melhor se adequa aos seus objetivos. Você ficará surpreso ao descobrir os benefícios do CRM analítico. Boa leitura!

Quando se trata de gerenciar relacionamentos com clientes potenciais e existentes de sua empresa, um software de gerenciamento de relacionamento com clientes, ou CRM, é essencial. Nos dias de hoje, não é nenhum segredo que os dados são a chave para atingir os objetivos da sua empresa de forma eficiente e eficaz.

Os CRMs estão no centro de todos os negócios em crescimento. Na verdade, o software CRM é o maior mercado de software do mundo, e o crescimento não vai desacelerar tão cedo. A nível global, há pesquisas que indicam que até 2025, os CRMs devem atingir mais de US$ 80 bilhões em receita.

Toda empresa de sucesso utiliza um CRM para garantir que suas estratégias sejam baseadas em dados relevantes de clientes, clientes e funcionários. No entanto, cada negócio é diferente e tem sua própria combinação única de obstáculos e objetivos a serem considerados. Assim como um floco de neve ou uma impressão digital, não há dois iguais.

Cada negócio requer uma estratégia diferente do próximo, o que torna a determinação de qual CRM usar uma batalha por si só.

Neste artigo, conheça os três principais tipos de CRMs, incluindo o CRM analítico, e o que você deve considerar ao decidir qual é o melhor para o seu negócio.

Quais são os 3 tipos de software de CRM e o que eles fazem?

1. CRM operacional

O CRM operacional é o subconjunto de CRM mais tradicional. Ele mantém um registro de interações diretas com clientes e prospects. É baseado em entradas de dados e ajuda as organizações a monitorar as atividades de vendas e marketing.

2. CRM analítico

Os CRMs analíticos extraem dados recebidos de todos os níveis da organização e fornecem insights e inteligência para ajudar as empresas a operar de forma eficaz. Quando usado para vendas e marketing — sua aplicação mais comum —  esse CRM analisa dados de várias fontes, como formulários da web, downloads de white papers e outros portais para ajudar no perfil de clientes em potencial.

3. CRM colaborativo

Um CRM colaborativo é outro subconjunto de CRM que ajuda a coordenar atividades entre organizações que trabalham em projetos conjuntos. Seu objetivo é garantir que várias organizações operem de uma única maneira orquestrada. Muitas vezes, isso envolve a comunicação com os fornecedores e a documentação da logística de qualquer tipo de bens e serviços terceirizados.

Apenas a partir dessas breves descrições, fica claro que cada tipo de CRM é adequado para lidar com diferentes processos de negócios. Compreender a funcionalidade e os recursos individuais de cada tipo de CRM permitirá que você desenvolva uma estratégia que funcione especificamente para o seu negócio.

A seguir, veremos as funções específicas do CRM analítico e como elas podem ser incorporadas à estratégia do seu negócio para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Qual a importância do CRM Analítico?

Então, o que é um CRM analítico?

Ao contrário dos outros dois subconjuntos de CRM, os CRMs analíticos fornecem um nível mais profundo de inteligência, que é o que o nome indica. Seu objetivo é criar uma maneira automatizada de obter mais informações sobre o que ele prevê que sejam suas melhores oportunidades. A maioria dos usuários desse tipo de CRM inclui analistas de dados, contadores e profissionais de inteligência de negócios.

Por exemplo, seu banco de dados pode conter 20.000 contatos, mas a qualquer momento, talvez apenas 5.000 deles estejam interagindo com seus pontos de contato de marketing (site, e-mails, white papers, postagens sociais etc.). Seus representantes de vendas podem tentar ligar aleatoriamente para todos os 20.000 contatos ou você pode priorizar sistematicamente as chamadas com base em  ferramentas que classificam os leads  que exibem padrões “interessados” e intenção de compra.

Abaixo estão mais algumas maneiras de utilizar o software de CRM analítico para beneficiar a estratégia geral da sua empresa:

  • Marketing baseado em contas: quando você conhece os interesses de um indivíduo ou organização, você tem a capacidade de atender especificamente às suas necessidades. A segmentação de e-mail é um exemplo do que o marketing baseado em contas pode permitir, e é por isso que o rastreamento de pontos de contato se torna importante.
  • Otimização de campanhas de marketing: Quais são as campanhas de marketing mais bem-sucedidas e quais são os maiores fracassos? No passado, teríamos que realizar pesquisas manualmente e correlacionar as vendas por suposições educadas. Usando informações de rastreamento e análise de CRM, podemos eliminar a adivinhação de onde gastar o dinheiro em marketing.
  • Otimização da atividade de marketing e vendas: embora isso também seja um benefício do CRM operacional, o software de rastreamento pode fornecer inteligência analítica em diferentes departamentos. Suas equipes de vendas e marketing podem aprender a maximizar ainda mais o tempo e os recursos concentrando-se nos clientes em potencial com maior probabilidade de serem persuadidos por seus esforços.
  • Conhecimento sobre o que motiva os prospects a se tornarem clientes: quando você combina as informações demográficas dos prospects com um registro de seus interesses e exposições de marketing, você pode começar a ter uma ideia do que os motiva a se tornarem clientes. Se você analisar esses dados corretamente e aplicar o que aprendeu em empreendimentos futuros, poderá converter cada vez mais clientes em potencial.
  • Novas oportunidades de vendas: quando você entende como seus clientes estão conectados e o que motiva cada segmento-alvo, você pode ver oportunidades de up-sells e cross-sells. Além disso, você pode usar essas ferramentas analíticas de CRM para ser mais oportuno e relevante. Por exemplo, se um cliente for solicitado a exibir produtos adicionais em seu site a partir de um e-mail, você poderá ser notificado para entrar em contato com essa pessoa.

CRMs analíticos, como o gerente de marketing, são cruciais se sua empresa está tentando aproveitar os dados para obter uma compreensão mais profunda de como os clientes operam e qual a probabilidade de interagir com sua empresa. Ao usar ferramentas e dados analíticos de CRM para identificar as principais tendências, você pode obter insights sobre como desenvolver ainda mais suas estratégias para atingir as metas de sua empresa.

Encontrando o melhor ajuste para o seu negócio

Agora que abordamos como o software de CRM pode beneficiar sua empresa, é hora de pensar em como as metas e a estrutura da sua empresa se encaixam na equação. Ao dar os próximos passos para implementar um software de CRM, pense nas respostas a essas perguntas antes de decidir qual programa usar:

  • O que você gosta no seu CRM atual, se você tiver um? O que você está perdendo?
  • O que você espera ganhar com a implementação de um novo software de CRM?
  • Qual CRM se integrará mais à sua tecnologia existente?
  • Qual CRM criará a menor quantidade de trabalho diário para sua equipe?
  • Como sua estratégia de software atual se alinha com os objetivos de longo prazo do seu negócio?

As respostas a essas perguntas irão ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o seu negócio e, finalmente, pavimentar o caminho organizado e otimizado para o sucesso da sua empresa!

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas